terça-feira, 29 de março de 2022

Apucarana revoga obrigatoriedade de máscara em ambientes fechados



 A Prefeitura de Apucarana atualizou nesta terça-feira (29/03) a legislação municipal sobre as medidas preventivas contra o novo coronavírus (Covid-19). Através do Decreto Municipal nº 187/2022, o prefeito Júnior da Femac recepcionou o também decreto do Governo do Paraná, sob número 10.596, revogando a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em ambientes fechados no município.

A determinação, segundo pondera texto da nova legislação, poderá ser revista a qualquer momento, com base na situação epidemiológica do Município em relação à confirmação de novos casos da doença, que ao longo da pandemia teve – localmente – mais de 33,5 mil casos confirmados e 547 óbitos.

O prefeito Júnior da Femac frisa que a decisão tomada pelo Governador Ratinho Júnior e recepcionada por Apucarana leva em consideração a situação estável da circulação do vírus que provoca a Covid-19 no Estado, com internamentos, óbitos e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas.

“Um dia histórico para todos nós. Após dois anos do início da obrigatoriedade, podemos novamente mostrar o nosso sorriso em todos os ambientes, seja ele aberto ou fechado. Voltar a ter a sensação de plena liberdade. As máscaras salvaram muitas vidas, foram muito importantes, mas graças à luta de todos os profissionais da saúde, dos investimentos públicos, da eficácia da vacina, podemos hoje tomar essa importante decisão, que é revogar a obrigatoriedade deste item de proteção, que foi tão valioso”, reforçou o prefeito de Apucarana, que fez o anuncio oficial durante “live” na rede social da prefeitura.

NÚMEROS – No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário