Mais uma startup apucaranense, a ApukaSoft, que atua no campo de desenvolvimento de softwares, apresentou nesta terça-feira (22/02) o seu modelo de implantação e controle do Cartão Cesta Básica (CCB). O novo sistema, que a Prefeitura de Apucarana irá implantar via Secretaria de Assistência Social, contempla centenas de famílias que dependem da concessão das cestas de alimentos em Apucarana.
A proposta é que o cartão substitua a entrega das cestas básicas por um cartão de crédito que passará a ser utilizado pelas famílias em supermercados, mercearias e mercados em toda a cidade. Os comerciantes interessados serão cadastrados pela prefeitura. O prefeito Junior da Femac ressalta que se trata de uma inovação no serviço social e que vai garantir mais dignidade às famílias cadastradas nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
O novo modelo foi encomendado pelo prefeito Junior da Femac, em junho de 2021 ao Conecta Apucarana, órgão mantido em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), visando estimular empresas de desenvolvimento tecnológico.
Tiago Cunha, do Sebrae, e Tiago Ribeiro, da Governança do Conecta Apucarana, organizaram um “hackatton” visando buscar uma solução inovadora para a demanda apresentada. “Essa ferramenta contribui para criar soluções inovadoras, com a participação de profissionais e startups”, avaliam eles, acrescentando que agora as três melhores ideias criadas estão sendo apresentadas à gestão municipal.
Conforme lembrou o prefeito Junior da Femac, a Secretaria da Assistência Social atende milhares de famílias com repasse de cestas básicas. “O atendimento acontece por meio dos CRAS e com agendamento para evitar aglomerações. Agora estamos empenhados em criar um mecanismo mais ágil para atender as famílias cadastradas”, anuncia o prefeito, lembrando que essa proposta também pode contribuir para fomentar o comércio local.
Para o presidente da Acia, Wanderlei Faganello, todo esse processo tem ajudado a alavancar a inovação tecnológica em Apucarana. “Temos profissionais de alta categoria envolvidos no desenvolvimento de aplicativos, alinhados com a exigência do mercado, em termos de agilidade e eficiência”, comenta Faganello, destacando o trabalho das startups locais.
A ferramenta a ser utilizada irá gerar benefícios ao município incluindo o repasse de recursos para empresa de tecnologia local (mediante licitação). O novo modelo irá viabilizar a compra de alimentos em mercados, mercearias e açougues, padarias, e outros estabelecimentos apucaranenses e não mais por licitações que beneficiam fornecedores de fora.
As famílias terão o direito de definirem quais os tipos de alimentos que necessitam e não somente aqueles que compõem as cestas fornecidas da maneira tradicional. Importante ressaltar que todas as compras devem gerar nota fiscal e, conseqüentemente, haverá um retorno em tributos aos cofres públicos.
“Lançamos o planejamento para implantar um modelo de cartão para substituir as cestas básicas em Apucarana. E, felizmente, já estamos colhendo boas propostas para mudar esse processo”, avalia a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko.
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