Interrompendo reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, convocada logo após início das ações na Ucrânia, Antonio Guterres vê gravidade inédita
247 – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que o presidente russo Vladimir Putin ponha fim imediato às ações militares contra a Ucrânia. Ainda no fim da madrugada desta 5ª feira em Nova York, interrompendo reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, o português Guterres fez um apelo direto e pessoal a Putin. Ele dizia falar “em nome da humanidade”:
"Não permita que comece na Europa o que poderia ser a pior guerra desde o início do século", disse o secretário-geral da ONU. "O conflito precisa parar agora", acrescentou. “Este é certamente o dia mais triste de todo o meu mandato à frente da Organização das Nações Unidas”.
A sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU seguirá convocada em ritmo de assembleia permanente. Guterres voltará a se manifestar sobre a escalada do conflito na Europa depois de uma rodada de conversas com Chefes de Estado e embaixadores na Organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário