Apucarana está dando continuidade à implantação de rotatórias para dinamizar o trânsito na cidade. Nesta semana, foram iniciadas as obras na confluência de ruas situada nas proximidades da Igreja Cristo Profeta. O local ganhará uma rotatória com pista de sete metros, saia zebrada para facilitar a passagem de caminhões e duas faixas elevadas para pedestres.
O prefeito Junior da Femac, que esteve acompanhando as obras nesta sexta-feira (25/02), afirma que o dispositivo está sendo implantado na confluência das avenidas Irati e Pirapó com a Rua Antônio José de Oliveira. “É um local que é uma das entradas da cidade, recebendo parte do fluxo que vem da rodovia. Além disso, existe uma igreja, um supermercado e o Ferra Mula nas imediações”, observa Junior da Femac,
O prefeito reforça que o local recebe grande fluxo de veículos, inclusive de caminhões. “Por isso, o projeto prevê a implantação de uma saia de concreto zebrada junto da rotatória, com o objetivo de que até carretas monobloco de entre eixos longos possam manobrar com tranquilidade”, explica Junior da Femac.
O projeto da rotatória foi elaborado pela equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e está sendo executada em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “O sistema semafórico que existe no local é um dos mais complexos da cidade, que gerava muitos conflitos especialmente nas caixas de espera para as conversões. Com a rotatória que será implantada no centro de convergência das três vias, vamos garantir o fluxo contínuo de veículos”, assinala Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan.
Para garantir a segurança dos pedestres, serão também instaladas duas faixas elevadas no local. O dispositivo ganhará ainda, além da saia zebrada e de tachões, o plantio de grama. “O serviço começou com o corte das calçadas e a nossa intenção é não interromper o trânsito durante os trabalhos. Para isso, manteremos uma equipe de agentes de trânsito para orientar os motoristas”, afirma Mendes, acrescentando que a obra deverá ser finalizada em pouco mais de uma semana.
O prefeito Junior da Femac lembra que as rotatórias já ajudaram a dinamizar o trânsito em outras regiões da cidade, como as instaladas na Avenida Central do Paraná, na transposição da linha férrea, e ainda as que foram implantadas em frente à nova unidade do Muffato, no Bairro da Igrejinha, na Avenida Curitiba (próximo ao Supermercado Cidade Canção) e outra nas imediações do Colégio São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário