Já foram investidos R$ 177 milhões na nova obra, uma parceria entre Governo do Paraná, Governo Federal, e a Itaipu Binacional.
A nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu, região Oeste, atingiu 76% de conclusão em janeiro. A obra é uma parceria entre Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional, sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Os trabalhos permanecem concentrados no tabuleiro da ponte, por onde vão passar os veículos e pedestres. Na margem brasileira, foram posicionadas e concretadas lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 6.07, com tensionamento do 4º par de estais de retaguarda e 7º par de estais no vão central. Também foi lançada a aduela metálica 6.08 no vão central, enquanto no canteiro de obras estão sendo pré-montadas as aduelas 6.09, 6.10 e 6.11.
Na margem paraguaia, foram posicionadas e concretadas lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.05, com tensionamento do 3º par de estais de retaguarda e 5º par de estais no vão central. Também foi posicionada a aduela 5.06 no vão central, com as aduelas 5.07, 5.08, 5.09 e 5.10 estando em pré-montagem no canteiro de obras.
Esse é o sistema da instalação dos estaios, que darão estabilidade e segurança para a estrutura. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Até agora já foram investidos aproximadamente R$ 177 milhões na obra, recursos da Itaipu.
O andamento da Ponte da Integração é detalhado mensalmente em informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever nesta página.
ACESSO – Na obra de implantação da rodovia de acesso entre a nova ponte e a BR-277, a perimetral leste de Foz do Iguaçu, os trabalhos continuam avançando no viaduto da Avenida General Meira, no viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves e no viaduto da BR-469. Também avançam os serviços da nova aduana Brasil – Argentina, com cerca de 30.000 m³ de argila já tendo sido lançados para compactação de aterro no local da futura edificação.
O projeto da nova rodovia prevê um contorno do perímetro urbano de Foz do Iguaçu partindo da nova ponte, em uma extensão de 15 quilômetros. Serão seis interseções em desnível: Av. General Meira, acesso à Ponte Tancredo Neves, Av. das Cataratas (BR-469), Av. Felipe Wandscheer, Av. República Argentina e BR-277.
Fonte: AEN
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