segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Exército russo pede que cidadãos ucranianos saiam livremente de Kiev e diz que governo Zelensky os usa como "escudos humanos"

 O governo russo indicou uma rodovia específica como 'passagem segura' para que cidadãos evacuem a capital ucraniana, Kiev

(Foto: Reuters)


247 com RT - O Ministério da Defesa russo pediu aos civis ucranianos que evacuem Kiev. Eles podem fazer isso pegando a estrada em direção a Vasilkov, cidade localizada a 20 km a sudoeste da capital, disse em comunicado nesta segunda-feira (28) o governo russo, alegando que “essa direção é aberta e segura”. Na sexta-feira (25), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de usar civis como "escudos humanos".

O ministério acrescentou que a Rússia “ataca apenas objetos militares” e insistiu que a população civil não estará em risco. 

Nesta segunda-feira, as delegações ucraniana e russa devem iniciar negociações de paz na Bielorrússia. Zelensky disse em um discurso público que tinha baixas expectativas para as negociações. Seu país não pretende se render, acrescentou.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse à AP no domingo que a cidade estava totalmente cercada por tropas russas, mas voltou atrás na alegação mais tarde.

O governo ucraniano anteriormente distribuiu armas de fogo para civis, libertou criminosos com experiência militar da prisão e pediu ao povo que preparasse bombas incendiárias para combater as tropas russas.

A Rússia atacou a Ucrânia na quinta-feira, alegando que o país tinha que ser desmilitarizado e “desnazificado” para proteger as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, assim como a Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário