Pesquisa mostra que brasileiros têm medo de que Bolsonaro tome partido no conflito e comprometa o país
bolsona247 - Nas redes sociais, "de forma quase uníssona", brasileiros manifestam temor com a possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) se manifestar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia para tomar partido no conflito, segundo levantamento da agência .MAP divulgado pela Folha de S. Paulo.
A pesquisa, realizada entre 23 e 25 de fevereiro, mostra que a opinião pública prefere que Bolsonaro fique em silêncio. O chefe do governo brasileiro tem adotado postura cautelosa, mas já chegou a criticar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e negar que o presidente russo, Vladimir Putin, esteja praticando um "massacre" na Ucrânia.
Nas redes, o debate sobre a guerra ocupou 33% das 2,5 milhões de publicações captadas pela agência no período. Foram 841 mil postagens sobre o conflito. Desse universo, 65% das menções foram feitas por perfis não militantes.
Entre perfis ativos em debates políticos, a direita tomou a dianteira, com 12% das publicações. Em geral, as postagens fazem críticas ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao PT. A esquerda teve 4% de participação na discussão. O grupo tem repudiado a guerra, comparado Bolsonaro a Putin e chamado atenção para a possível alta nos preços dos combustíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário