O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (9) 63 caminhões a municípios para auxiliar nas ações ambientais em todo o Estado. O Governo do Estado investiu R$ 21,4 milhões para a aquisição dos veículos, que vão ajudar os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos.
Arapongas foi contemplada com um caminhão limpa-fossa, com capacidade de 5 mil litros. A entrega contou com a presença do vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani. O veículo deverá ser utilizado na limpeza no esgotamento sanitário de comunidades rurais, desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial e encaminhamento destes efluentes a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta, auxiliando em atividades para a prevenção e a melhoria da saúde pública. Milani agradeceu o empenho do Governo no Estado. “ Um novo veículo que irá se somar com a nossa frota, favorecendo toda a cidade, e contribuindo para o meio ambiente. Ficamos muito contentes”, disse. Logo após a entrega simbólica, em Curitiba, o caminhão-fossa já segue para Arapongas.
VEÍCULOS
Foram entregues seis caminhões-pipa, caminhões-baú, cinco caminhões caçamba e poliguindaste, 18 limpa-fossas e 28 caminhões compactador. Desde o início da atual gestão, o Estado já investiu R$ 66,3 milhões para a aquisição de 263 caminhões, todos destinados aos municípios. As entregas fazem parte da Patrulha Ambiental, iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) para equipar os municípios para as ações ambientais. Parte dos recursos, explicou o governador, são do programa Paraná Mais Cidades, realizado junto com a Assembleia Legislativa, com a destinação de emendas parlamentares para a compra dos veículos. “Além dos deputados, é uma parceria que envolve também os prefeitos e prefeitas, que enfrentam esses problemas no seu dia a dia. A questão do lixo é um problema crônico, não é fácil fazer a gestão de resíduos, um caminhão desses não é barato e nem sempre o município tem recursos para renovar a sua frota e comprar maquinário mais moderno”, explicou.
O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e do Turismo, Márcio Nunes, ressaltou que os serviços nos quais os veículos serão utilizados refletem diretamente na qualidade de vida da população paranaense.
“Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas, cuidar das cidades, dar um destino correto ao lixo”, disse. “Além dos modelos já entregues anteriormente, é a primeira vez que os municípios recebem os caminhões limpa-fossa, para aqueles que não têm 100% da cidade com coleta de esgoto, e também dos polinguindastes, que é para a destinação correta dos entulhos, um problema muito sério no meio urbano”.
O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, explicou que os veículos ajudam a resolver problemas históricos nas cidades, como a coleta de resíduos sólidos, além de questões de saneamento. “São caminhões que dão suporte à limpeza pública, na redução do volume de lixo levado aos aterros sanitários, na redução de efluentes e até para auxiliar no combate a incêndios florestais”, salientou. “A entrega desses caminhões está inserida em uma política de gestão de resíduos”.
PRESENÇAS — Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; o subcomandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Rui Noé Barroso Torres; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett; o deputado federal Aroldo Martins; e os deputados estaduais Gugu Bueno, Guto Silva, Cobra Repórter, Tercílio Turini, Artagão Júnior, Douglas Fabrício, Mara Lima, Soldado Adriano José, Tião Medeiros e Alexandre Curi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário