sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Prefeitura de Apucarana apresenta novo site

 


Com um visual mais limpo e intuitivo, entra no ar à zero hora deste sábado (22/01) o novo site da Prefeitura de Apucarana. Projetado por profissionais da Secretaria de Gestão Pública, através da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o sítio eletrônico também agregou mais ferramentas e informações em relação à versão antiga oferecendo mais serviços online ao cidadão.

A proposta e conteúdo do novo “website” foram apresentados na tarde desta sexta-feira (21/01) pelo prefeito Júnior da Femac ao vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, secretários, superintendentes e diretores municipais em ato no gabinete municipal. Júnior salientou que a atualização de design e reformulação de conteúdo do endereço eletrônico da prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br) integra a agenda comemorativa aos 78 anos de Apucarana.

“A partir de fevereiro a Prefeitura de Apucarana vai passar por uma atualização digital que vai revolucionar a forma como os serviços são acessados pela população. A pessoa vai poder solicitar um tapa-buraco, por exemplo, através de cliques pelo celular e, neste universo online, o site é a porta de entrada, por isso, há questão de um ano, deleguei essa missão à Secretaria da Gestão Pública, resultando nesta nova plataforma mais atrativa e organizada”, disse o prefeito Júnior da Femac.

Com as inovações que começam a ser implementadas a partir do próximo mês por meio de uma empresa de tecnologia licitada, Apucarana terá um dos portais mais acessíveis e transparentes do Paraná. “O setor público gera serviços e cabe à gestão possibilitar meios e caminhos que possam melhor servir o cidadão. O novo site agrega todas as funcionalidades possíveis, atendendo o cidadão, empresários e servidores municipais”, disse o prefeito, salientando que por ser um portal público a construção também atende a questões ligadas às leis de transparência. “Temos uma enciclopédia que agrega quase 300 serviços ao cidadão, a parte da transparência, prestação de contas e ouvidoria, e também a seção para mostrar a cidade, que é o Portal Turismo Apucarana (www.visiteapucarana.com.br)”, relatou o prefeito.

Estrutura – Receptivo a diferentes plataformas (computadores, notebooks, smartphones, smartvs e tablets), o novo site da Prefeitura de Apucarana oferece ferramentas de acessibilidade que permitem ao usuário aumentar ou diminuir e até mesmo alterar o contraste de visualização. Ao ingressar no endereço www.apucarana.pr.gov.br, o internauta encontra na parte superior da página os links: “Transparência”; “Ouvidoria”; “Diário Oficial”, “Turismo” e “Contato”. Logo abaixo está em destaque a galeria “O que você procura?”, que direciona para um sistema de busca de serviços municipais por palavra-chave. “Uma ferramenta que não existia na versão antiga, que certamente vai ser muito útil e facilitará o cidadão encontrar com rapidez e exatidão o serviço que está precisando. Um balcão de atendimento virtual, completo, que recepciona e com clareza diz ao cidadão “O que você procura? Nós queremos te atender!”, enalteceu o prefeito Júnior da Femac.

Abaixo do sistema de pesquisa está disponibilizado um carrossel com os chamados “banners de destaque”, que contêm atalhos e informações relevantes e factuais direcionadas à população. “No momento, por exemplo, estão quatro alertas: aviso de adiamento da 59ª Prova Pedestre XVIII de Janeiro, cadastro de currículos junto à Agência do Trabalhador, lista de beneficiários do Cartão Comida Boa e link para o site de informações sobre o coronavírus”, relatou o prefeito Júnior da Femac.

O dia a dia da prefeitura, com coberturas jornalísticas e notas de utilidade pública, aparece na seção “Últimas notícias”. “Este material é produzido por profissionais da Secretaria de Comunicação Social, chefiada pelo jornalista Maurício Borges”, esclarece Júnior da Femac.

Atalhos para os serviços mais acessados pelo contribuinte aparecem logo abaixo através de ícones. “Essa audiência foi aferida pela nossa equipe através de ferramentas de acesso. São links para serviços de protocolo, emissão de impostos e taxas, regularização estacionamento rotativo “Zona Azul”, busca de vagas de emprego, certidões negativas, licitações, renovação e impressão de alvará, cadastro rural e Aserfa Online (falecimentos)”, enumera o prefeito.

Outro diferencial do novo site é o agrupamento de informações que detalha de forma ampla e completa todos os órgãos da administração municipal direta e autarquias. “Neste segmento do site a pessoa encontra toda a carta de serviços, horário de funcionamento e canais de contato com a secretaria e seus departamentos, e também das autarquias”, explicou Júnior da Femac.

Descendo um pouco mais a barra de rolagem, surge com destaque a “TV Apucarana”, canal de vídeos institucionais também produzidos por profissionais da Secretaria de Comunicação Social. Por fim, estão dispostos outros destaques e links e, já no rodapé do site, constam atalhos a mais sistemas e um resumo da carta de serviços disponíveis para a população e público interno (servidores municipais).

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