terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Bolsonaro decreta luto oficial por Olavo de Carvalho. Não fez o mesmo por Elza Soares, Aldir Blanc, Beth Carvalho

 Jair Bolsonaro prestou reverência ao guru da extrema direita, enquanto ignorou a morte de nomes consagrados da cultura brasileira

Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters | Alan Santos/PR)

247 - Jair Bolsonaro decretou luto oficial de um dia em todo o país pela morte do astrólogo e guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho, que morreu na madrugada desta terça-feira (25), oito dias após testar positivo para Covid-19. De acordo com O Globo, Bolsonaro é o ocupante do Palácio do Planalto que menos publicou esse tipo de decreto desde o fim da ditadura militar e esta é a segunda vez que publica um decreto de luto oficial em seu governo. 

A primeira vez ocorreu no ano passado, por ocasião do falecimento do ex-vice-presidente Marco Maciel. Bolsonaro prestou reverência ao guru da extrema direita depois de ignorar a morte de grandes nomes da cultura, da política, do jornalismo, das artes brasileiras, que morreram nos últimos anos em meio à pandemia. Nomes como Aldir Blanc, Elza Soares, Beth Carvalho, Jorge Fernando, João Gilberto, Moraes Moreira, Tarcísio Meira,Eva Wilma, Gilberto Braga, Orlando Drummond, Cristiana Lôbo e vários outros. 

Olavo de Carvalho morreu nos Estados Unidos, onde morou nas últimas décadas e era considerado o principal influenciador ideológico dos seguidores do presidente Jair Bolsonaro.

O ideólogo de extrema direita morreu após ser intubado pelos médicos do Hospital John Randolph Medical Center, no estado da Virgínia (EUA), e o óbito foi atribuído a uma “insuficiência respiratória aguda” decorrente de um quadro de enfisema pulmonar associado à insuficiência cardíaca congestiva, à pneumonia bacteriana e a uma infecção generalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário