Compositores e intérpretes das 15 canções classificadas no Concurso Musical “Eu amo Apucarana” sobem ao palco do Cine Teatro Fênix nesta terça-feira (25/01) para a gravação do DVD comemorativo aos 78 anos de Apucarana. Uma realização da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), a ação visa incentivar a cultura musical, valorizando agentes culturais, fatos e acontecimentos que marcaram a história do município.
“Poderíamos fazer apenas um show de apresentação das canções classificadas, mas isso iria parar ali. O DVD se tornará um documento histórico, eternizando o amor por Apucarana”, pontua o prefeito Júnior da Femac. Inicialmente está prevista a edição de 500 unidades. “Os artistas terão direito a alguns exemplares e cópias do produto cultural serão encaminhadas pela Promatur para os principais museus e bibliotecas públicas do Paraná”, revela o prefeito.
As gravações iniciam às 19 horas sem acesso ao público. “Gostaríamos de abrir as portas da Casa da Cultura para que a população pudesse prestigiar este momento histórico, mas devido à nova onda de contágios da pandemia não será possível. Mas, graças à tecnologia, as pessoas poderão acompanhar tudo ao vivo pela internet através do facebook oficial da Prefeitura de Apucarana”, informa professora Maria Agar Borba, secretária Municipal da Promatur. O endereço da rede social é https://www.facebook.com/prefeituradeapucarana.
De acordo com Mário Felippe Rodrigues, superintendente da Promatur e coordenador-geral do concurso, mesmo sem público o protocolo preventivo ao novo coronavírus (Covid-19) será rigoroso entre os envolvidos com a gravação. “A ordem de apresentações foi definida em sorteio. Como aconteceu no Femudap, cada grupo foi orientado a chegar próximo ao horário de sua gravação para evitar aglomeração. Quando uma apresentação terminar, entra uma equipe para higienizar todo o ambiente, equipamentos e microfones para o que o próximo grupo de artistas acesse o local”, detalhou Rodrigues.
Das 15 letras classificadas para compor o DVD comemorativo aos 78 anos de Apucarana nove são de artistas de Apucarana, dois de Londrina, dois de Santa Fé (PR), um de Lebon Régis (SC) e um de Alta Floresta (MT). “A seleção aconteceu por parte de um júri especializado e independente, sendo que a classificação teve como base o regulamento-geral do concurso, que estabeleceu como critérios a letra, melodia e interpretação, sendo obrigatoriamente música inédita autoral”, finaliza Mário Felippe Rodrigues, superintendente da Promatur e coordenador-geral do concurso. Além da gravação do DVD, a premiação foi de R$300 em dinheiro a cada classificado.
Relação das apresentações musicais
Nenhum comentário:
Postar um comentário