domingo, 21 de novembro de 2021

Tucanos fazem prévias decisivas para futuro do PSDB e da 3ª via de 2022

 

A disputa está apertada e pode ser decidida por uma margem pequena -cada lado projeta a vitória para si, e o terceiro concorrente, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, não tem chances

© Reprodução


 O resultado das prévias presidenciais do PSDB, esperado para este domingo (21), mais do que indicar a vitória de João Doria (SP) ou Eduardo Leite (RS), é visto por tucanos como uma decisão a respeito do futuro do partido e um primeiro passo na construção da candidatura da chamada terceira via.

A disputa está apertada e pode ser decidida por uma margem pequena -cada lado projeta a vitória para si, e o terceiro concorrente, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, não tem chances. O clima de acirramento tende a dificultar a superação das divisões internas após as prévias.

A votação será das 8h às 15h por meio de um contestado aplicativo, cuja segurança pode ser brecha para judicializações futuras. Prefeitos, governadores, parlamentares e ex-presidentes do PSDB podem votar em Brasília, em urna eletrônica da Justiça Eleitoral.

Doria e Leite se comprometeram a permanecer no PSDB em caso de derrota e a buscarem a união do partido e o diálogo com mais siglas em caso de vitória. Para evitar a fragmentação do campo político, será preciso buscar alianças com Sergio Moro (Podemos), Rodrigo Pacheco (PSD) e outras legendas, como União Brasil (DEM e PSL) e MDB.

O xadrez eleitoral de 2022 está embolado à espera da definição do PSDB, que impacta desde o futuro de Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato a vice de Lula (PT) até a filiação de Jair Bolsonaro (sem partido) ao PL -o cenário no estado de São Paulo depende de quem conduzirá os tucanos a partir de agora.

Lewandowski e Gilmar Mendes votam pelo desbloqueio dos bens de Lula

 STF julga decisão do juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que decidiu manter o bloqueio do patrimônio do ex-presidente Lula (PT) em processos relacionados ao tríplex do Guarujá, apesar da Corte suprema decidir que a Justiça de Curitiba é incompetente para julgar o caso

(Foto: STF | Ricardo Stuckert)


247 - Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram na sexta-feira, 19, a favor do desbloqueio de cerca de R$ 3 milhões em bens do ex-presidente Lula (PT). Ainda estão bloqueados outros R$ 3 milhões do espólio da ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em fevereiro de 2017.

O julgamento, no plenário virtual da Turma, foi iniciado em agosto. Na ocasião, o ministro Edson Fachin, lavajatista, foi contra o desbloqueio e Lewandowski pediu mais tempo para decidir, suspendendo a análise.

Apesar do STF decidir que a Justiça Federal de Curitiba - nos casos do tríplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e em duas ações envolvendo o Instituto Lula, que foram julgados por Sergio Moro - é incompetente para processar e julgar o ex-presidente, o juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, decidiu manter o bloqueio do patrimônio de Lula em processos relacionados ao tríplex.

A defesa do petista entrou com reclamação no STF afirmando que Bonat não tem competência para manter o bloqueio dos bens. Nesta sexta, Lewandowski argumentou que Bonat “afrontou” a decisão do Supremo que considerou Curitiba incompetente para processar e julgar Lula.

“O magistrado [Bonat] lotado na 13ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Curitiba, ao invés de dar pronto e estrito cumprimento ao que foi decidido por esta Suprema Corte, proferiu novo despacho, em 16/3/2021, ordenando, dentre as medidas: (i) a manutenção da constrição judicial dos bens do reclamante; e (ii) a seleção, conforme seu particular arbítrio, dos procedimentos vinculados às citadas ações penais”, disse o ministro.

“A obrigação incontornável do Juízo reclamado era remeter os referidos processos, sem maiores delongas ou tergiversações, ao Juízo declarado competente por esta Suprema Corte, a saber: o da Seção Judiciária do Distrito Federal”, prosseguiu.

Lewandowski foi seguido por Gilmar Mendes e só falta o voto do ministro Kassio Nunes Marques. A Segunda Turma está com uma cadeira vaga desde que a ministra Cármen Lúcia foi para a Primeira Turma da Corte. Se Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro, empatar, a decisão pode ficar nas mãos do novo ministro, que pode ser o ex-ministro e ex-AGU André Mendonça, também indicado pelo atual chefe do Executivo federal.

A sessão está marcada para ser encerrada na próxima, 26.

Ombudsman da Folha reconhece que jornal escondeu viagem de Lula à Europa

 "O jornal de fato foi modesto na cobertura”, diz o ombudsman da Folha de S.Paulo. "A calibragem parece ainda pior quando contrastada com o farto noticiário das prévias do PSDB, ‘que vão decidir quem leva 1% dos votos’"

(Foto: Reprodução/YouTube)

247 - O ombudsman da Folha de S.Paulo recebeu uma “enxurrada de mensagens” cobrando do jornal o “acompanhamento adequado do périplo de Luiz Inácio Lula da Silva pela Europa”, informou José Henrique Mariante, ombudsman da Folha, em artigo publicado no dia 20 de novembro.

Ele reconheceu que a Folha “e boa parte da ‘mídia comercial’, conforme uma das críticas, escondeu o sucesso da jornada do petista nos últimos dias, recebido com aplausos no Parlamento Europeu, com batucada na Sciences Po e com honrarias de chefe de Estado no Palácio do Eliseu”.

“O jornal de fato foi modesto na cobertura”, diz. “A calibragem parece ainda pior quando contrastada com o farto noticiário das prévias do PSDB, ‘que vão decidir quem leva 1% dos votos’, de acordo com outra crítica, e o anúncio de Sergio Moro sobre a invocação de Affonso Celso Pastore como guru econômico”, destacou. 

“Lula merecia mais atenção, é evidente. A conversa sobre Venezuela que teve com Josep Borrell, alto representante da União Europeia para o exterior, pede mais apuração, assim como seus planos para controle e tributação da internet, citados em entrevista na Bélgica. O petista não é mais um ex-presidente em atividade, mas sim o principal candidato do pleito de 2022 até aqui. Tudo o que faz ou deixa de fazer interessa”, concluiu.

"Preciso voltar para recuperar o prestígio internacional do Brasil", diz Lula ao El País

 Jornal espanhol destacou em sua primeira página o sucesso da viagem do ex-presidente à Europa, que foi escondida pela imprensa brasileira

(Foto: Reprodução/El País)

247 - Um dos jornais mais importantes da Europa, o espanhol El Pais destacou em sua primeira página o sucesso da viagem do ex-presidente Lula (PT) na Europa, que foi escondida pela imprensa brasileira.

No continente, Lula foi tratado como chefe de Estado, ovacionado no Parlamento Europeu, recebido pelos presidentes Emmanuel Macron (França) e Pedro Sanchez (Espanha), assim pelo futuro primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Ebert.

Ele concedeu uma entrevista ao El País onde destacou que precisa voltar a governar o Brasil para “recuperar o prestígio internacional” do país. “Tenho que voltar para fazer o Brasil recuperar o seu prestígio internacional e que o povo possa comer três vezes ao dia”, destacou, entre outros pontos.

Número de inscritos no Enem cai 41% e afasta pretos e pobres da prova

 Um levantamento feito pelo Semesp mostra que o número de inscritos com isenção da taxa por declaração de carência caiu 77% em relação à última prova. Além disso, apenas 11,7% dos inscritos para o Enem 2021 são pretos

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

247 - Em meio à crise ocasionada pela debandada de servidores e suspeitas de vazamento de provas do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estudantes de todo o Brasil realizam, neste domingo, 21, a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

No entanto, nesta edição, apenas cerca de 3,1 milhões de estudantes se inscreveram. É o menor número de candidatos desde 2005. A baixa adesão se reflete nos dados da seguinte forma: são principalmente os pobres que ficaram de fora do exame. Um levantamento feito pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo) mostra que o número de inscritos com isenção da taxa por declaração de carência caiu 77% em relação à última prova.

De acordo com a pesquisa, além disso, apenas 11,7% dos inscritos para o Enem 2021 são pretos. É a menor proporção desde 2009, quando eles representaram 6,3% dos inscritos. 

É um resultado da crise econômica e social do país, com o desemprego e o empobrecimento das famílias durante a pandemia da Covid-19, que piorou a situação dos jovens de baixa renda. Muitos tiveram de ir trabalhar e a sobrevivência fala mais alto. “A morte de parentes próximos pela covid-19 também forçou jovens a buscarem emprego, antes de pensarem em continuar os estudos”, lembra o jornal Estado de S.Paulo.

Arapongas informa 2 novos casos e nenhum óbito por Covid-19 neste sábado


Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou, neste sábado, (20/11), o registro de 02 novos casos, 04 curados de COVID-19, e nenhum óbito registrado no município.
Neste momento, o município totaliza 23.470 casos, dos quais 575, infelizmente, vieram a óbito, 120 ainda estão com a doença e 22.775 já estão curados (97%). Ao todo, já foram realizados 84.620 testes.

Apucarana confirma mais um óbito e sete novos casos de Covid-19 neste sábado

 



A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) registrou neste sábado (20) mais um óbito e sete novos casos de Covid-19 em Apucarana. O município chega agora a 500 mortes provocadas pela doença e soma 18.644 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

O óbito é de um homem de 66 anos, com hipertensão e diabetes. Ele foi internado em 14 de novembro e morreu no dia 17.

Os novos casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR). São quatro homens (entre 29 e 50 anos) e três mulheres (entre 28 e 66 anos). Apucarana tem mais 24 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 64.083 pessoas, sendo 35.572 em testes rápidos, 24.874 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São 15 pacientes de Apucarana internados no Hospital da Providência, um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em leitos de enfermaria.

Ações dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim das Violências contra a Mulher” começam em Apucarana

 Campanha internacional traz enfrentamento à violência doméstica para discussão no município com objetivo de sensibilizar população para o grave problema

Começa nesta segunda-feira (22) em Apucarana a campanha internacional “16 dias de Ativismo pelo Fim das Violências contra a Mulher”. Realizada simultaneamente em escala global, com a participação de seis mil organizações e 187 países, a campanha anual tem como objetivo sensibilizar a população quanto ao problema que motiva crimes hediondos e graves violações de direitos humanos.