sábado, 23 de outubro de 2021

Paraná é o quarto estado com mais mortes por Covid-19

 

                                                                                                                              (Foto: Ari Dias/AEN)

Os casos de pessoas infectadas desde o início da pandemia subiram para 21.711.843. Em 24 horas, órgãos de saúde de estados e municípios registraram 14.502 novas pessoas com covid-19. Na quinta (21), a soma de casos acumulados estava em 21.697.341. Ainda há 221.220 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado. O número subiu na sexta (22) em relação a ontem, quando havia 216.663 casos ativos sendo acompanhados por equipes de saúde. 

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (151.471), Rio de Janeiro (67.905), Minas Gerais (55.367), Paraná (40.127) e Rio Grande do Sul (35.306).  Os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.843), Amapá (1.990), Roraima (2.023), Tocantins (3.855) e Sergipe (6.025). O Paraná é o terceiro estado com mais casos: 1.542.830.


As vidas perdidas para a pandemia foram para 605.139. De quinta para sexta, as secretarias de Saúde confirmaram 460 novas mortes. Ontem, o painel de informações da pandemia marcava 604.679 óbitos.

Ainda há 3.041 falecimentos em investigação. Essa situação ocorre pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas há investigação se a causa foi covid-19.

As novas estatísticas foram divulgadas nesta sexta-feira (22), no balanço diário do Ministério da Saúde. O documento consolida informações sobre casos e mortes levantadas pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. Até esta sexta-feira, 20.885.484 pessoas já se recuperaram da doença. O número corresponde a 96,2% dos infectados que contraíram a doença desde o início da pandemia.

Os números em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da redução de equipes para a manutenção dos dados. Após aos finais de semana ou feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados.

Fonte: Bem Paraná


Facebook foi alertado sobre espalhamento de fake news na eleição americana de 2020

 Publicamente, a plataforma culpou Donald Trump e outras redes sociais pelas fake news eleitorais


247 - Funcionários do Facebook estavam cientes de que trumpistas espalharam desinformação e fake news na rede social durante a campanha presidencial de 2020. Uma pesquisadora na empresa chegou a elaborar um relatório interno após uma conta teste ter sido alvo de disparo de teorias da conspiração da extrema direita. Os despachos internos foram obtidos pelo New York Times

Em 5 de novembro, dois dias após a derrota de Trump, um outro funcionário alertou para comentários contendo “informações inflamáveis sobre as eleições” em diversas postagens. 

Petrobrás: venda de refinarias e política de preços causarão inflação "permanente", alerta Ineep

 "A permanência da PPI [política de paridade de importação] impõe riscos e incertezas permanentes sobre todos os elos do abastecimento", avaliou o coordenador técnico do Ineep

Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (BA) (Foto: Divulgação)

247 - A crise no setor energético brasileiro é, em grande parte, causada pelo desmonte da Petrobrás. Para o coordenador técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Rodrigo Leão, a redução da capacidade de refino, aliada à política de preços atual, traz perspectivas negativas para o mercado consumidor brasileiro.

"A saída da Petrobrás do refino abre incertezas sobre quem realizará, nos próximos anos, investimentos significativos na ampliação do parque de refino nacional. A permanência da PPI [política de paridade de importação] impõe riscos e incertezas permanentes sobre todos os elos do abastecimento", avaliou ele, em entrevista ao site da Associação de Engenheiros da Petrobrás (AEPET).

YouTube derruba mais um canal de Allan dos Santos

 O canal TV Artigo 220 não pode mais ser acessado por internautas no Brasil

(Foto: Reprodução)

247 - O canal TV Artigo 220, para onde o Terça Livre migrou após seu banimento do YouTube, foi derrubado pela plataforma de vídeos nesta sexta-feira (22). As publicações estão indisponíveis e a página da conta diz que ela não pode ser acessada do Brasil. Para quem estiver fora do país, os vídeos continuam no ar, informou o perfil do canal no Telegram.

O Google informou que a TV Artigo 220, do blogueiro Allan dos Santos, foi removida "em cumprimento a uma decisão proferida em processo judicial sob segredo de Justiça".

“Mídia ganha muito dinheiro com a propagação de fake news”, diz Marcia Tiburi

 A filósofa e professora denunciou a propagação de mentiras fascistas no Brasil e alertou que mais “candidatos a Hitler” podem surgir facilmente no País. “No Brasil, o fascismo virou um bom negócio político”. Assista na TV 247

Marcia Tiburi (Foto: Kamilla Ferreira/Agência PT)

247 - A filósofa, professora e escritora Marcia Tiburi denunciou, em entrevista à TV 247, as redes de fake news bolsonaristas, que frequentemente enviam ataques e ameaças de morte contra ela. As tentativas de intimidação foram tantas que ela foi obrigada a se exilar em Paris, na França.

Segundo a professora da Universidade Paris VIII, o ódio nas redes fascistas e até mesmo em canais tradicionais, como a TV Globo, é impulsionado pelo fato de que se lucra muito com esse tipo de discurso. 

Marcos Coimbra: a população sabe que governo Bolsonaro está se lixando para ela, nenhum auxílio vai resolver

 O sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi afirmou, em entrevista à TV 247, que o Auxílio Brasil tem caráter puramente eleitoreiro, diferentemente dos benefícios que eram oferecidos durante os governos petistas. Assista

Marcos Coimbra e Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação)

247 - O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, criticou, em entrevista à TV 247, o anúncio do Auxílio Brasil, que, segundo ele, busca somente reeleger Jair Bolsonaro. Contudo, mesmo após os benefícios serem pagos, a população não será convencida de que o governo realmente se importa com ela, prevê o sociólogo.

Folha vê tentativa de compra de votos por Bolsonaro e dano econômico duradouro

 Jair Bolsonaro furou o teto para usar recursos públicos para tentar comprar sua reeleição

(Foto: Divulgação)

247 – A crise econômica provocada por Jair Bolsonaro tem um claro viés eleitoreiro, aponta editorial da Folha d S. Paulo deste sábado. "São evidentes os objetivos eleitoreiros do mandatário irresponsável. Sua popularidade entre os mais pobres despencou com o fim do auxílio pago no auge da pandemia e sua reeleição parece ameaçada", diz o texto.

"O dano causado à economia será profundo e duradouro, como indicam as primeiras reações da praça. A queda do valor das ações e a alta do dólar e dos juros anunciam o preço que o país pagará pela inépcia de Bolsonaro e sua equipe. O descrédito do governo levará investidores a cobrar mais juros para financiar suas dívidas, a desvalorização do câmbio trará mais inflação, e o aperto financeiro deprimirá a atividade econômica", aponta ainda o editorialista.

Justiça manda bloquear bens de ex-vereadora de Curitiba e seu companheiro por prática de “rachadinha”

 

Atendendo pedido formulado em ação civil pública pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba, a 3ª Vara da Fazenda Pública da capital determinou nesta sexta-feira, 22 de outubro, o bloqueio de bens, no valor de R$ 1.141.192,56, de uma ex-vereadora (2017-2020) e de seu companheiro. O MPPR não divulgou o nome dos envolvidos.

Apucarana confirma mais 23 casos de Covid-19 nesta sexta-feira

 


A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou nesta sexta-feira (22) mais 23 casos de Covid-19 em Apucarana. O município segue com 494 mortes provocadas pela doença e soma agora 18.348 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos foram confirmados em testes feitos pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen). São 14 homens (entre 7 e 69 anos) e nove mulheres ( entre 18 e 66 anos). Todos estão em isolamento domiciliar.

Apucarana tem mais 43 suspeitas em investigação, enquanto o quantitativo de recuperados chega a 17.009.

Já o Pronto Atendimento do Coronavírus soma 48.104 pessoas atendidas presencialmente desde o início da pandemia. O número de monitorados atualmente é de 1.299.

Já foram testadas 61.919 pessoas, sendo 34.267 em testes rápidos, 24.015 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São 11 pacientes de Apucarana internados no Hospital da Providência, quatro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em leitos de enfermaria.

 

Apucarana está vacinando adolescentes de 12 anos a partir deste sábado

 

Imunização contra a Covid no município chega neste sábado na última idade liberada pelo Ministério da Saúde 


O prefeito Junior da Femac anunciou para este sábado (23) a vacinação de adolescentes de 12 anos. A data é marcante, pois o município chega a última idade da imunização contra a Covid autorizada no país, através do Ministério da Saúde.

A imunização dos adolescentes de 12 anos faz parte do cronograma da vacinação anunciada por Junior da Femac para os próximos três dias. Neste sábado, domingo e segunda-feira ainda é mantida a antecipação da Pfizer para os apucaranenses que têm a 2ª dose agendada até 15 de novembro e também continua sendo aplicada a dose reforço para 60 anos ou mais.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, destaca que continua aberta a imunização da 1ª dose, 2ª dose de todos os grupos já anunciados pela saúde do município. A exceção é para 2ª dose da astraZeneca agendada para os próximos dias, que terá que ser adiada por falta de doses.

“A previsão é de que vamos receber nova remessa da astraZeneca na próxima semana. Esse vacina é a que tem maior cobertura na 1ª dose, de praticamente 80% e por até 10 meses. Portanto, o atraso de alguns dias não reduz o nível de proteção”, explica Bachiega. A 2ª dose da Coronavac, por sua vez, está sendo aplicada dentro do agendamento normal registrado na carteirinha da vacinação da 1ª dose.

No momento da vacinação os adolescentes precisam apresentar documentos de identificação (RG, CPF ou cartão do SUS) e comprovante de residência com no máximo 90 dias. Também devem estar acompanhados dos pais ou responsável.
O apucaranense que vai receber a 2ª dose terá que mostrar o cartão do SUS ou CPF, um documento com foto e a carteirinha onde está registrado o recebimento da 1ª dose.

A vacinação em Apucarana é realizada no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio para quem for a pé. O horário é das 8 horas às 17 horas, portando o atendimento está começando meia hora mais cedo do que vinha acontecendo anteriormente.