sexta-feira, 10 de setembro de 2021

STJ julga recurso de Bolsonaro contra condenação por homofobia

 Processo teve início em 2011, quando o presidente afirmou que seus filhos não seriam gays pois "tiveram uma boa educação"

(Foto: @MidiaNINJA)

Metrópoles - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar na próxima terça-feira (14/9) o recurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a decisão que o condenou a pagar R$ 150 mil por fazer declarações homofóbicas no programa CQC, em 2011.

Na entrevista, exibida em 28 de março de 2011 pela Band, ao ser questionado sobre “o que faria se tivesse um filho gay?”, Bolsonaro respondeu: “Isso nem passa pela minha cabeça porque tiveram uma boa educação, eu fui um pai presente, então não corro esse risco”. 

Após as declarações, três entidades de defesa dos direitos de gays (o Grupo Diversidade Niterói, o Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual e o Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia) ajuizaram uma ação civil pública para o pagamento de uma multa de R$ 500 mil e uma retratação.

Leia a íntegra no Metrópoles.

MST recebe prêmio internacional por atuação na defesa dos direitos humanos

 O MST vai receber o prêmio espanhol "Acampa - Pola Paz e Dereito a Refuxio", tendo sido reconhecido pelo júri popular e sido o mais votado, com 22,73% das participações. O movimento receberá uma escultura da artista plástica Pilar Pérez Subías

(Foto: Divulgação)

247 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai receber o prêmio espanhol "Acampa - Pola Paz e Dereito a Refuxio", tendo sido reconhecido pelo júri popular em categoria internacional do prêmio por sua atuação na defesa dos direitos humanos.
O MST foi o mais votado pelo júri, com 22,73% das participações, segundo coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Segundo o artigo, a cerimônia ocorre nesta sexta-feira, 10, em Corunha, na Espanha, e Marina dos Santos, da direção nacional do MST, irá representar a entidade na ocasião.

O MST receberá uma escultura da artista plástica Pilar Pérez Subías.

Zé Trovão fala em acordo com Bolsonaro e diz que espera habeas corpus do STF (vídeo)

 O caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão afirmou, em vídeo divulgado nos canais bolsonaristas, buscou omitir a realidade, afirmando que o movimento dos caminhoneiros atingiu seu objetivo

Zé Trovão (Foto: Reprodução)

247 - O caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão afirmou, nesta sexta-feira, 10, em vídeo divulgado nos canais bolsonaristas, buscou omitir a realidade, afirmando que o movimento dos caminhoneiros atingiu seu objetivo. 

Ele fala agora em acordo com Jair Bolsonaro, que se juntou com o ex-presidente Michel Temer (MDB) para desmobilizar o movimento dos caminhoneiros.

Segundo o portal O Antagonista, “esse acordo, manejado ontem por Michel Temer, incluiria a concessão de seu habeas corpus nas próximas horas pelo Supremo”.

No vídeo, Zé Trovão afirma: “estou aqui aguardando a minha deliberação do meu habeas corpus. Hoje, o Brasil alcança a sua liberdade de expressão. Isso está garantido nesse acordo. E, além disso, a harmonia entre os Poderes será a partir de agora lei. Nenhum Poder poderá mais interferir no outro. Aguardamos isso com muita responsabilidade.”

Ele também agradeceu o empenho de Carla Zambelli e Vitor Hugo, que protocolaram o pedido de salvo-conduto no Supremo.

Emídio Bachiega assume a Secretaria de Saúde

 Prefeito Junior da Femac atendeu pedido do ex-secretário Roberto Kaneta, que passará a coordenar a área de ensino e extensão da AMS



Em ato realizado na tarde desta sexta-feira (10), no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac, ao lado do vice-prefeito Paulo Vital e do secretário de gestão pública, Nicolai Cernescu Junior, deu posse ao novo secretário municipal de Saúde, o Dr. Emídio Bachiega. O decreto de nomeação está sendo publicado na edição deste dia 11 de setembro, no Diário Oficial do Município.

Junior da Femac fez questão de agradecer Roberto Kaneta pelo comando da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). “A meu pedido o Kaneta esteve à frente da Secretaria de Saúde durante os últimos 18 meses. Ele cumpriu uma importante missão e somos muito gratos pelo seu trabalho e profundo conhecimento e amor à saúde pública”, comentou o prefeito.

Ele lembrou que ao final de 2019, Roberto Kaneta já havia pedido para deixar o cargo. Porém, com o advento da pandemia, solicitou que ficasse no comando do trabalho de enfrentamento do novo coronavírus.

A partir de agora, Roberto Kaneta irá coordenar dentro da AMS o setor de ensino e extensão. “Ele irá dirigir a Residência Multiprofissional, a Residência Médica em Dermatologia, e Residência de Medicina de Família e Comunidade”, anunciou Junior, acrescentando que, a partir de 2022, Roberto Kaneta também irá comandar um novo programa de formação continuada direcionado a todos os servidores da saúde pública de Apucarana.

Quanto ao novo secretário de saúde, Emídio Bachiega, o prefeito justificou que o convidou em função de seu conhecimento em saúde pública e também devido ao seu perfil, para dirigir três grandes obras que começam ainda neste ano. “Além de toda a rede da saúde pública, que inclui as UBSs, Centro Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas, Casa da Gestante, CAPS-I, CAPS-AD, UPA, SAMU e a Farmácia 24 HRS, Bachiega também estará à frente da estruturação da nova sede da AMS, na Barra Funda; da reforma e ampliação do prédio do antigo Hospital São José, para abrigar o novo Hospital de Apucarana; e da implantação do novo Centro de Especialidades Médicas, que também irá ganhar uma nova estrutura física e de equipamentos”, informou Junior da Femac.

Conforme frisou ele o Dr. Emídio tem o perfil para esse novo momento da Autarquia de Saúde. “O novo secretário têm amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém ótimas relações com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, comandada pelo Dr. Beto Preto”, pontuou o prefeito, assinalando ainda que trata-se de um profissional da nossa confiança e que irá implementar também algumas mudanças na AMS.

QUEM É QUEM – O dentista Emídio Bachiega é servidor com 15 anos de carreira na saúde pública municipal, e ocupava o cargo de vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde há 5 anos. “Agradeço a oportunidade e confiança do prefeito Junior da Femac. Assumo o compromisso de trabalhar com muito empenho pela instituição e pela população de Apucarana, com apoio e dedicação dos cerca de mil servidores da saúde”, afirma Bachiega.

Servidor com 36 anos de carreira e o mais antigo na ativa atualmente na  AMS, o enfermeiro Roberto Kaneta ocupou o cargo de diretor-presidente da AMS por 7 anos. Ele foi exonerado do cargo a pedido e agora ficará à frente do trabalho de ensino e extensão desenvolvido pela Autarquia Municipal de Saúde, incluindo os programas de residências Médica e Multiprofissional.

Apucarana aplica 2ª dose da Coronavac e Pfizer nos próximos 3 dias

 Pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem receber a vacina contra a Covid-19 sábado. domingo e segunda-feira


Amanhã, domingo e segunda-feira Apucarana vai aplicar a segunda dose da Coronavac e Pfizer para as pessoas que têm essa imunização agendada para os dias 11, 12 e 13 de setembro, respectivamente. As pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem receber a vacina contra a Covid-19 nos próximos três dias.

A aplicação da segunda dose na astraZeneca está suspensa e momentaneamente na cidade e em grande parte do país porque Fiocruz anunciou um atraso na entrega do imunizante para o Ministério da Saúde.

A vacinação em Apucarana segue acontecendo no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio para quem for a pé, no horário de 8h30 até as 17 horas. O apucaranense que vai receber a segunda dose terá que mostrar o cartão do SUS ou CPF, um documento com foto e a carteirinha onde está registrado o recebimento da 1ª dose.

Para a primeira dose, é necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF, documento com foto e comprovante de residência que pode ser conta de luz, água e telefone com no máximo 90 dias da data de emissão, e ainda um documento bancário e contrato de aluguel.

As pessoas que tiveram Covid-19 precisam aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas da doença para se imunizar contra o novo coronavírus. E ainda quem tomou algum tipo de vacina é necessário respeitar um intervalo de 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.

A prefeitura de Apucarana realiza a Campanha Vacina Solidária. Quem puder doe alimento não perecível quando for tomar a vacina. O que está sendo arrecadado é distribuído pela Secretaria da Assistência Social para famílias que necessitam e entidades.


Apucarana inscreve interessados em mentoria empresarial gratuita através do Senai

 O Programa Brasil Mais, iniciativa do Governo Federal e do Senai Paraná, chega a custo zero através de parceria com a prefeitura, que adquiriu cotas e distribui a empreendimentos filiados a sindicatos ligados ao Sistema Fiep



(Foto: PMA/Arquivo)


Empresas de Apucarana filiadas a sindicatos ligados ao Sistema Fiep estão tendo a oportunidade de acessar gratuitamente o Programa Brasil Mais, do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Desde junho, mais de 60 empresas dos mais diversos segmentos econômicos já aderiram à mentoria que tem como foco melhoria da gestão empresarial, inovação de processos e redução de desperdícios. Contudo, a meta da prefeitura, que adquiriu cotas e está disponibilizando a custo zero aos empresários, é atender quatro vezes mais empreendimentos. “Neste primeiro ciclo participam cerca de 60 empresas, mas o objetivo é beneficiarmos até 250, atendendo a um total de 750 executivos e colaboradores”, anuncia o prefeito Júnior da Femac.

Prefeito Junior da Femac recebe relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação

 Criado em 2015, com a participação de toda a sociedade, o PME é um documento que estabelece as metas e diretrizes para o ensino apucaranense pelo período de uma década, englobando tanto as redes públicas como instituições privadas, que ofertam desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.


Na manhã desta sexta-feira (10/9), a secretária de educação Marli Fernandes entregou ao prefeito Junior da Femac o relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação, referente ao ano de 2020.

Criado em 2015, com a participação de toda a sociedade, o Plano Municipal de Educação (Lei nº 062/2015) é um documento que estabelece as metas e diretrizes para o ensino apucaranense pelo período de uma década, englobando tanto as redes públicas (municipal e estadual) como instituições privadas, que ofertam desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

O monitoramento e a avaliação do PME são realizados anualmente por uma comissão coordenadora e uma equipe técnica. O objetivo é verificar os avanços feitos e replanejar as ações, a fim de garantir que as vinte metas do documento sejam cumpridas até o final do seu período de vigência, em 2025.

“Eu agradeço aos membros da comissão coordenadora e da equipe técnica pelo seu empenho em acompanhar continuamente a execução desse importante documento. Graças ao planejamento minucioso que fizemos por meio do PME, Apucarana é atualmente um dos municípios brasileiros que oferta a melhor educação pública para as suas crianças,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária de educação Marli Fernandes acrescentou que os trabalhos de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, referentes ao ano de 2021, devem começar a partir da próxima segunda-feira (13/10).

“Os novos membros da comissão coordenadora e da equipe técnica já foram nomeados. A previsão é que o relatório deste ano fique pronto até meados de dezembro e seja apresentado à comunidade apucaranense em uma conferência ou audiência pública,” afirmou.

Os interessados em ler o relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação- 2020 devem acessar: http://www.apucarana.pr.gov.br/ame/leis-2/

Caminhoneiros liberam Esplanada dos Ministérios após 6 dias de ocupação

 O grupo havia furado um bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal às vésperas dos atos golpistas

(Foto: Reprodução)

247 - Caminhoneiros bolsonaristas liberaram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), pouco depois do meio-dia desta sexta-feira (10), após seis dias de uma ocupação. O grupo havia furado um bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal na noite da segunda-feira (6), um dia antes dos atos golpistas. 

De acordo com o portal G1, a via de acesso aos ministérios e aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto havia sido fechada na noite de domingo (5). 

O esquema de segurança do governo do Distrito Federal proibiu a entrada de veículos no local, mas o grupo retirou as grades de segurança ao longo da via e acampou na Esplanada. 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik negou, na tarde desta quinta-feira (9), um pedido de habeas corpus feito pelos manifestantes, no qual solicitavam que a Corte proibisse o governo do Distrito Federal de usar forças policiais para retirá-los.

Depois dos atos golpistas, caminhoneiros bloquearam estradas pelo país. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o fluxo nas rodovias federais está livre. A pasta disse que existem somente pontos de concentração e abordagem de motoristas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em Rondônia.

Alunos recebem kits de higiene bucal

 A distribuição de kits de higiene bucal aos alunos da Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami foi viabilizada por meio de parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e o Lions Clube Vitória Régia


Com o intuito de incentivar as crianças a cuidar da saúde bucal, a Autarquia Municipal de Educação e o Lions Clube Vitória Régia realizaram, na manhã de hoje (10/9), a entrega de 360 kits de higiene para os alunos da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami, localizada no Jardim Colonial II.

A distribuição dos kits, contendo uma escova e uma pasta dental, faz parte do programa Sorriso Bom de Boca, desenvolvido em parceria pelo Lions Clube e a Colgate. “A escola é o ambiente ideal para que os meninos e as meninas criem bons hábitos, que os acompanharão durante toda a vida. Então, eu agradeço sinceramente às voluntárias do Lions Vitória Régia por contemplarem os alunos da nossa rede com essa iniciativa,” disse o prefeito Junior da Femac.

Apucarana ilumina de amarelo letreiros da cidade

 Cor está presente em alusão ao mês de setembro e ao Dia Internacional de Combate ao Suicídio celebrado nesta sexta-feira


A Prefeitura de Apucarana aderiu à campanha Setembro Amarelo e nesta sexta-feira (10), Dia Internacional de Combate ao Suicídio, ilumina os letreiros no Lago Jaboti, no Espaço das Feiras e também o letreiro histórico da Praça Eraclides Morais (antiga Praça Tabagi). A ideia é alertar e sensibilizar a população a respeito do suicídio, causa da morte de uma pessoa a cada 40 segundos no mundo, colocando o tema na agenda pública.

Escola Municipal de Artes retoma atividades e está com inscrições abertas

 As inscrições estão abertas para diversos cursos e as aulas acontecem em três períodos (manhã, tarde e noite)


A Prefeitura de Apucarana está gradualmente retomando as atividades e programas mantidos pela secretarias municipais. Na área da cultura, a Escola Municipal de Artes já está funcionando e as inscrições estão abertas para diversos cursos. Os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), pelo telefone 3423-2944.

O prefeito Junior da Femac lembra que no início do mês realizou uma reunião com o secretariado, quando houve a orientação da retomada. “Avançamos bastante na vacinação contra a Covid-19 e o quadro atual da pandemia já permite a retomada de atividades, mantendo protocolos de segurança”, reitera Junior da Femac.

Acuado, Bolsonaro tenta rebater críticas: "querem imediatismo. Se você namorar e casar em uma semana, vai dar errado"

 Depois de provocar atritos com o STF ao defender um possível golpe no país, Jair Bolsonaro citou o imediatismo como justificativa para a falta de governabilidade e de retomada do crescimento

Planalto e um ato pelo impeachment de Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação / Paulo Pinto (Agência Senado))


247 - Na tentativa de afastar críticas pela falta de governabilidade, de retomada do crescimento e pelos crimes de responsabilidade, Jair Bolsonaro  afirmou nesta sexta-feira (10) que "alguns querem imediatismo". "Se namorar e casar em uma semana, vai dar errado o casamento", disse ele para seus apoiadores em referência a não buscar medidas precipitadas. Os relatos dele foram publicados pelo Correio Braziliense

Bolsonaro disse que o país herdou "acúmulo de lixo" de 40 anos. "O que acontece: cada um fala o que quiser. O cara não lê a nota e reclama. Leia a nota. É bem curtinha. Duas ou três vezes, são 10 pequenos itens. A gente vai acertando. O acúmulo de lixo, de problemas, é de 30, 40 anos", continuou.

"Os caras querem que eu tome medidas de imediato. Dá um tempo. Dá aí uns dois, três dias para a gente. Dá um tempo. O que aconteceu de imediato: você quer a gasolina mais barato não quer? Álcool, gás, isso tudo está indexado no preço do dólar", acrescentou.

As críticas a Bolsonaro aumentaram após ele adotar novamente um tom golpista, quando participou dos atos da última terça-feira (7). Ministros do Supremo Tribunal Federal e até aliados dele no Congresso demonstraram indignação com a postura dele. 

O presidente do STF, Luiz Fux, disse na quarta-feira (8) que a declaração de Bolsonaro sobre não obedecer decisões da Corte "configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional".

Greta Thunberg responsabiliza governo Bolsonaro por destruição da Amazônia

 "A Amazônia, os pulmões do mundo, agora está no limite e emitindo mais carbono do que consumindo por causa do desmatamento e das queimadas. Isso está acontecendo enquanto nós assistimos, isso está sendo diretamente alimentado pelo governo", disse a ativista sueca

Ativista ambiental sueca Greta Thunberg, em pronunciamento via videoconferência. (Foto: Pedro França/Agência Senado)


247 - A ativista sueca Greta Thunberg voltou a responsabilizar o governo brasileiro pela destruição da Amazônia. "O Brasil não tem desculpas para assumir sua responsabilidade. A Amazônia, os pulmões do mundo, agora está no limite e emitindo mais carbono do que consumindo por causa do desmatamento e das queimadas. Isso está acontecendo enquanto nós assistimos, isso está sendo diretamente alimentado pelo governo. O mundo não pode arcar com o custo de perder a Amazônia", disse a ambientalista sem citar o nome de Jair Bolsonaro, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo

A declaração de Greta foi feita durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado nesta sexta-feira (10). Ela também qualificou como “vergonhosas” as atitudes  das lideranças nacionais em relação aos povos originários e ressaltou que "esses acontecimentos no Brasil têm colocado em risco essa população e a própria Floresta Amazônica". 

Julgamento de ação sobre prazo para Lira analisar impeachment será feito de forma presencial pelo STF

 Julgamento da ação sobre o prazo para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), analise os pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro, porém, ainda não tem data definida

(Foto: Alan Santos/PR | Dorivan Marinho/SCO/STF)


247 - O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu  o julgamento em plenário virtual que tratava do prazo para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) analisasse os pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro De acordo com reportagem da CNN Brasil, o caso saiu da pauta da Corte após um pedido de destaque feito pelo ministro Ricardo Lewandowski. Agora, o assunto deverá ser avaliado por meio de julgamento presencial, ainda sem data marcada. 

Por meio de nota, Lewandowski disse entender “que a importância do tema demanda uma análise mais aprofundada em sessão presencial e não em julgamento virtual”. O pedido para que Lira analisasse os pedidos de impeachment em um prazo determinado foi feito pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) em abril deste ano.

Caminhoneiros desmobilizam protesto e rodovias federais têm fluxo livre

 Fluxo nas rodovias federais está completamente livre, apenas com pontos de concentração e abordagem de motoristas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia

Viatura da Polícia Rodoviária Federal em posto de combustível na BR-040, em Valparaíso de Goiás, durante protesto de caminhoneiros09/09/2021 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

(Reuters) - Os caminhoneiros desmobilizaram os protestos iniciados na quarta-feira e, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura no início da tarde desta sexta, o fluxo nas rodovias federais está completamente livre, apenas com pontos de concentração e abordagem de motoristas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia.

"Toda a malha rodoviária federal está aberta para o livre fluxo de veículos de carga. Os últimos pontos de concentração com abordagem a caminhoneiros estão nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia", informou o ministério, citando informações da Polícia Rodoviária Federal, em boletim divulgado às 12h30 desta sexta.

"Ao todo, o número de ocorrências já é 70% menor do que o registrado no mesmo período do dia anterior. Tendência é seguir em queda ao longo do dia."

Em determinado momento da quinta-feira, os protestos dos caminhoneiros aconteciam em mais de 15 Estados e houve interdições de pistas em alguns Estados.

Ao contrário do que ocorreu na prolongada greve dos caminhoneiros em 2018, o movimento realizado agora não teve impacto significativo no abastecimento e no fluxo de cargas pelo país.

A mobilização dos caminhoneiros começou na terça, quando alguns deles participaram dos protestos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro no feriado do Dia da Independência, quando o presidente fez novos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçou com uma ruptura.

Na noite de quarta, no entanto, Bolsonaro enviou um áudio a lideranças dos caminhoneiros pedindo o fim dos bloqueios, alegando que eles poderiam agravar a alta da inflação, um fator-chave na queda recente de popularidade do presidente apontada nas pesquisas.

Na quinta, Bolsonaro recebeu caminhoneiros que estavam em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e disse ter sido informado que o movimento da categoria iria até domingo. O presidente também baixou o tom contra o Supremo em uma nota oficial.

Além do apoio à pauta contrária ao STF impulsionada por Bolsonaro, caminhoneiros que participaram da mais recente mobilização da categoria mantiveram queixas recentes como contra a alta do preço dos combustíveis e o valor do frete.

Ministro do STJ nega habeas corpus coletivo para que manifestantes bolsonaristas fiquem na Esplanada

 Pedido de salvo-conduto para que os manifestantes permanecessem acampados na Esplanada dos MInistérios foi negado pelo ministro do STJ Joel Ilan Paciornik

(Foto: Marcelo Casall/Agência Brasil)

247 - O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um pedido de habeas corpus coletivo em favor dos manifestantes bolsonaristas que ocupam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde as manifestações golpistas do dia 7 de setembro. Na ação, os manifestantes pediam um salvo-conduto para permanecerem acampados no local até o próximo dia 20 e que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), não promova a retirada dos manifestantes do local. 

De acordo com reportagem do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo, Paciornik destacou que os manifestantes não apresentaram prova da existência de ordem para que fossem retirados e também não comprovaram qual autoridade teria determinado tal ordem.  Ainda segundo o ministro,  “importa consignar a inadmissibilidade da ingerência prévia do Judiciário para impedir ou restringir a atuação do poder de polícia inerente à atividade da administração pública, na via estreita do habeas corpus, cabendo lembrar que eventuais abusos ou ilegalidades poderão ser examinados em via própria”. 

Prisão de Zé Trovão depende de ação de juiz e da polícia mexicana

 Caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol e foi localizado pela Polícia Federal em um hotel do México

Zé Trovão (Foto: Reprodução)

247 - O cumprimento da ordem de prisão expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, depende da ação da polícia mexicana. O caminhoneiro, que teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol, foi localizado pela Polícia Federal em um hotel do México

De acordo com reportagem de O Globo, como Zé Trovão está em solo estrangeiro, a ordem internacional de prisão precisa ser validada por um juiz do México e então ser cumprida pela polícia local. As autoridades brasileiras também deverão solicitar que o caminheiro seja extraditado para o Brasil de forma que o mandado de prisão preventiva possa ser efetivamente cumprido. 

Uma alternativa, porém, seria solicitar que o departamento de imigração do México deportasse o militante bolsonarista. Com isso, ele poderia ser preso assim que desembarcasse no território brasileiro. 

Isolamento e críticas até de aliados estão por trás do recuo de Bolsonaro sobre o tom golpista contra o STF

 Até membros do chamado Centrão criticaram as ameaças feitas por Jair Bolsonaro contra o STF

Palácio do Planalto e um ato contra Jair Bolsonaro (Foto: ABr | Ueslei Marcelino/Reuters)

247 - O recuo de Jair Bolsonaro sobre o tom golpista contra o Poder Judiciário foi uma das consequências do isolamento político dele, que também recebeu críticas tanto de aliados do Centrão, como dos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso; do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).  

De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e o advogado-geral da União, Bruno Bianco, passaram a Bolsonaro a mensagem de que a relação com o Judiciário e com o Congresso estava ficando cada vez mais insustentável. 

Integrantes do Supremo viram com ceticismo o recuo de Bolsonaro. "A avaliação majoritária na Corte é de que só o tempo vai revelar a real disposição de Bolsonaro em baixar armas. Ministros admitem, contudo, que trata-se da mais importante sinalização do presidente desde o início da crise institucional".

Conselho de Ética da Câmara deve abrir investigação contra Ricardo Barros

 O deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), relator no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados da representação impetrada pelo Psol por quebra de decoro contra Ricardo Barros (PP-PR), deve recomendar a abertura de investigação sobre a conduta do líder do governo na Câmara no caso Covaxin.


Na representação, o Psol alega que o parlamentar paranaense “participou diretamente ou por interpostas pessoas, do começo, do meio e do fim de um processo bilionário eivado de suspeitas e ilegalidades”.

Barros  foi citado pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) como envolvido no suposto esquema de superfaturamento no contrato de compra da vacina indiana Covaxin. (De O Antagonista).

Polícia Federal prende quatro pessoas que movimentavam notas faltas pelos Correios, no Paraná

 



A Polícia Federal prendeu quatro pessoas que estavam recebendo notas falsas por correspondências na região de Maringá, no norte do Paraná. As prisões ocorreram no início de setembro, com apoio dos Correios.

Na última quarta-feira (8), um homem de 35 anos foi preso em flagrante na cidade de Colorado, quando recebia uma correspondência contendo R$ 1.000 em notas falsas de R$ 50.

Funcionários dos Correios suspeitaram da postagem durante o processo de triagem dos pacotes e acionaram a PF. Os policiais federais monitoraram a encomenda e prenderam o destinatário no momento que a recebia.

Em outra ação conjunta com os Correios, a PF prendeu em flagrante um rapaz de 18 anos em Jandaia do Sul, no momento em que retirada uma encomenda com R$ 1.000 em notas falsas.

Em entrevista com os policiais, foram identificados mais dois envolvidos no crime: uma mulher de 21 anos, que também adquiria as notas falsas, e a pessoa que vendeu as cédulas.

Com autorização judicial, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços em Mandaguari, e identificou um homem de 21 anos como responsável pela distribuição das notas.

Todos foram indiciados pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal e poderão ser condenados a até 12 (doze) anos de prisão.

Fonte: Parana Portal

Olavo de Carvalho entra em desespero após debandada de bolsonaristas: "eu não abandono" (vídeo)

 Guru do clã está nervoso com a onda de bolsonaristas que abandonam o barco após Bolsonaro recuar no golpe de estado e ainda contar com Michel Temer para redigir uma carta de desculpas ao STF: "Dou esporro, mas não nego apoio"

Olavo de Carvalho e Bolsonaro (Foto: Reprodução/Youtube | Alan Santos/PR)

247 - Guru do clã bolsonaro, Olavo de Carvalho anda bastante nervoso com a onda de extremistas que abandonam o barco, após o ex-capitão recuar de um golpe de estado e ainda contar com Michel Temer para redigir uma carta de desculpas ao Supremo Tribunal Federal (STF), em especial ao ministro Alexandre de Moraes, eleito seu inimigo número 1 em discurso na Avenida Paulista e também em Brasília, no 7 de setembro. 

Como de praxe, o guru atacou o ex-presidente Lula para fazer a defesa de Bolsonaro. 

“Nenhum petista ignorou Lula depois do roubo de três trilhões, mas o Bolsonaro dá um peido e já mil bolsonaristas o abandonam. Eu não abandono, dou esporro, mas não abandono”, disse. 

Nas redes sociais, viralizam mensagens de ex-bolsonaristas que estão revoltados com a postura de Bolsonaro. 

Um exemplo desta debandada foi a reposta deputado federal Otoni de Paula: “o senhor ficou pequeno”, disparou.

Já o ex-bolsonarista também fez um desabafo, como mostra as cenas abaixo: