segunda-feira, 12 de julho de 2021

Fux diz que falou com Bolsonaro sobre respeito às instituições e que ele 'pediu perdão'

 O presidente do STF anunciou ter combinado com Bolsonaro uma nova reunião, desta vez com a participação dos chefes dos Três Poderes

Luiz Fux e Jair Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, falou a jornalistas nesta segunda-feira (12) após ter se encontrado com Jair Bolsonaro e relatou que o chefe do governo federal pediu perdão pelos últimos ataques à Corte.

Fux disse ter convidado Bolsonaro "para uma conversa diante dos últimos acontecimentos". Na última semana, Bolsonaro fez ataques graves ao ministro do Supremo Luís Roberto Barroso e, além disso, ainda ameaçou a democracia ao colocar sob suspeita a realização da eleição de 2022.

O presidente do STF também anunciou ter combinado com Bolsonaro uma nova reunião, desta vez com a presença dos Três Poderes, isto é, com a partipação do presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). "Debatemos o quão importante para a democracia brasileira é o respeito às instituições e os limites impostos pela Constituição Federal. O presidente entendeu, se utilizou até de um momento evangélico, ele gosta de orar diuturnamente, houve o perdão e, ao final, nós combinamos uma reunião entre os Três Poderes para nós fixarmos balizas sólidas para a democracia brasileira, tendo em vista a estabilidade do nosso regime político".

Vacinação em Apucarana avança para 38 anos nesta terça-feira

 Município já imunizou 62.280 apucaranenses com a primeira dose, o que corresponde a 60,58% da população vacinável, a partir de 18 anos


Apucarana vacina amanhã (13) contra a Covid-19 pessoas com 38 anos. O atendimento segue acontecendo no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio para quem chega a pé, das 8h30 às 17 horas.

No momento da vacinação é preciso apresentar o cartão do SUS ou CPF, documento com foto e comprovante de residência que pode ser conta de luz, água e telefone com no máximo 90 dias da data de emissão, e ainda um documento bancário e contrato de aluguel.

A Autarquia Municipal de Saúde divulgou hoje um balanço da vacinação contra a Covid até o dia 11 de julho. Foram imunizados até o último domingo com a primeira dose 55.572 pessoas, o que equivale a 40,8% da população total, e 21.252 apucaranenses com a 2ª dose e dose única, correspondendo a 15,6% da população total.

A prefeitura de Apucarana está realizando a “Campanha Vacina Solidária, uma dose de esperança”, através da doação espontânea de alimento não perecível no momento em que a pessoa vai se imunizar. Os produtos arrecadados estão sendo repassados pela Secretaria Municipal da Assistência Social para instituições de caridade e famílias que necessitam. A arrecadação passou de 21 toneladas.


Atletas apucaranenses conseguem bons resultados no Estadual de Atletismo

 Formada por quatro atletas, a equipe masculina da Secretaria Municipal de Esportes fez bonito durante o 2º Torneio da Federação de Atletismo do Paraná-Loterias Caixa


Formada por quatro atletas, a equipe masculina da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana fez bonito neste sábado (10-07), durante o 2º Torneio da Federação de Atletismo do Paraná-Loterias Caixa, em competição realizada no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), em Cascavel.

Com tradição e sempre revelando bons atletas na modalidade, Apucarana conquistou uma primeira colocação e quatro segundos lugares no Oeste do Estado. O torneio reuniu mais de 200 atletas e foi disputado nas categorias sub-18, sub-20, sub-23, adulto e master.

Destaque principal para Edson Aparecido Emídio que foi o vencedor da prova de 5.000m na categoria sub-23. Com experiência em ter participado de provas internacionais, Edson é o atual terceiro colocado no ranking nacional na categoria sub-23 na prova de 3.000m com obstáculos e quarto nos 5.000m, com o tempo de 15’05”.

O jovem atleta João Pedro Machado Dias obteve a segunda posição no salto em distância na categoria sub-20. Quem também foi segundo colocado no Oeste do Estado foi Fernando Santos de França nas provas de 5.000m e de 10.000m na categoria master (de 35 a 39 anos), enquanto Luiz Henrique Pereira ficou em segundo lugar na categoria master (de 30 a 34anos), na prova de 10.000m. Os quatro atletas seguem os seus treinamentos visando as próximas competições estaduais e nacionais.

Sempre apoiando o esporte, o prefeito Junior da Femac ficou contente com o desempenho da equipe apucaranense em Cascavel. “É muito gratificante ver nossos atletas brilhando no esporte. O nosso atletismo tem história e se mantém como um dos mais fortes no Estado. Somos bicampeões na São Silvestrinha com as nossas crianças e também mostramos a nossa força em outras categorias no atletismo e no pedestrianismo”, destaca o prefeito Junior da Femac.

O professor José Marcelino da Silva, o Gillo, parabenizou os quatro atletas e destacou que Apucarana continua revelando bons nomes no atletismo. “Os resultados alcançados no final de semana em Cascavel mostram a qualidade e a efiência dos nossos competidores. Foi um torneio muito difícil, pois lá estavam os principais atletas do Estado. E os nossos competidores mostraram o seu valor e trouxeram essas conquistas para o nosso município”, frisa Grillo.

“Café Qualidade Paraná” certifica produtora de Apucarana

 Em um universo de 250 amostras, a produção de Solange Aparecida Araújo, do Distrito de Pirapó, foi classificada em quarto lugar na categoria “Café Natural”, sendo a única da região Norte do Estado premiada no certame 

(Foto/PMA)

A cafeicultora apucaranense Solange Aparecida Araújo apresentou nesta segunda-feira (12/07) ao prefeito Júnior da Femac a certificação conquistada junto ao 18º Concurso Café Qualidade Paraná – Safra 2019/2020. Em um universo de 250 amostras, a produção da cafeicultora do Distrito de Pirapó foi premiada em quarto lugar na categoria “Café Natural”, sendo a única da região Norte do Estado.

Acompanhada do gerente da Regional Apucarana do IDR/IAPAR/EMATER, Marco Antônio Casini Sanchez, órgão estadual que presta assessoria técnica aos produtores locais, Solange relatou que cultiva 4 mil pés da espécie IPR 107 em uma propriedade rural familiar, sendo que parte do que produz é exportada para a Austrália. “Trabalhar com o café requer muita dedicação. É uma satisfação representar os produtores locais em uma competição tão importante e obter uma classificação de quarto lugar, sendo a única da região Norte”, afirmou a produtora, que fez questão de apresentar pessoalmente a certificação e repassar uma amostra do café premiado ao prefeito Júnior da Femac.

Lembrando que a cafeicultura faz parte da raiz econômica da cidade e Vale do Ivaí, Júnior enalteceu a conquista. “Não é por acaso que a bandeira de Apucarana possui dois ramos de café. O “ouro verde” sempre foi um orgulho para todos os apucaranenses e esta premiação comprova mais uma vez não só a importância da cafeicultura, mas a qualidade do que é produzido por nossos produtores. Também reforça a garra da mulher empreendedora, que está presente em todas as atividades econômicas. No caso da Solange, em especial, formada em administração de empresas, regressou às origens, foi buscar capacitação para dar continuidade e aprimorar ainda mais uma tradição familiar, sendo reconhecida em tão importante e concorrida premiação”, parabenizou o prefeito.

O gerente Regional do IDR, Marcos Sanchez, afirma que Apucarana detém 1.560 hectares de café. “Atuamos para levar a melhor assistência técnica possível visando que o cafeicultor tenha uma produção de qualidade. A Solange tem colocado em prática as orientações e o resultado está refletido na premiação”, disse, frisando que o objetivo da premiação é valorizar o cafeicultor e promover a bebida paranaense, uma das melhores do Brasil. “Um reconhecimento que agrega ainda mais valor ao café local”, ressaltou Sanchez.
Também participaram da reunião com o prefeito Júnior da Femac o secretário Municipal da Agricultura, Gerson Canuto, e o técnico agrícola da secretaria, Luiz de Faveri.

Realização – O Concurso Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café, juntamente com o IDR-Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e a Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Probat Leogap e Sociedade Rural do Paraná.

Mulheres ampliam oportunidades profissionais em cursos da Prefeitura

 Alunas formam-se em áreas tradicionalmente masculinas, rompendo com estereótipos do feminino e alcançando maior equidade no mercado de trabalho


O Centro de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, teve nesta segunda-feira (12) duas formandas no curso de Mecânica de Máquinas de Costura, campo de atuação profissional de predominância masculina. O curso, de 80 horas, chegou à conclusão com 10 alunos e duas alunas: Lavina Cândida Bernardo, de 64 anos, e Ilda Felipe de Souza, de 58 anos.

Lavina foi costureira, e fez o curso para aumentar seus conhecimentos. “Aprender nunca é demais”, diz. Para ela, o curso trouxe novas habilidades profissionais. “Me sinto segura em, na prática, consertar uma máquina de costura. Já andei dando umas mexidas na de casa”, conta. Lavina disse que não se sentiu intimidada por fazer um curso com predominância masculina. “Fomos tratados do mesmo modo, o professor nunca fez distinção, nem os colegas.”

Ilda fez o curso porque tem uma facção em casa. “Entrei para aprender e não chamar mecânico, que é uma mão de obra cara. Então, se a máquina quebra, eu mesma conserto. O professor e o curso foram excelentes e nunca senti diferença pelo fato de ser mulher”, declara. “Só tenho a agradecer aos amigos que fiz e à equipe do centro.”

O avanço feminino na conquista de espaços profissionais antes exclusivamente masculinos é verificado em campos como construção civil, mecânica e elétrica. “Tivemos uma aluna que fez curso de pedreiro, pintura e eletricista conosco. Hoje ela pode pegar uma obra do começo ao fim, fazendo um trabalho muito bem feito”, afirma o coordenador de cursos profissionalizantes Dorival Miguel da Silva.  “A mulher leva sua experiência de planejamento, de atenção à detalhes, para a obra. O resultado é que muitas construções, hoje, dão preferência às mulheres pedreiras.”

O coordenador afirma que as mulheres, além de trabalhar, muitas vezes tem a responsabilidade do trabalho doméstico e de cuidados com os filhos. Dorival, porém, acredita que esteja ocorrendo uma mudança de paradigma: “Os homens também fazem curso de confecção de lingerie, por exemplo, enquanto as mulheres podem sair com diploma de direção e operação de caminhões munck. As barreiras são quebradas em muitos momentos. Todos nossos cursos são oferecidos para ambos os sexos, sem nenhuma distinção”, afirma.

Divisão do trabalho

A secretária da Mulher e Assuntos da Família Denise Canesin lembra recentemente o Centro de Oficinas da Mulher ofereceu o curso de pintura de parede, outro setor com predominância masculina. “As mulheres estão, cada vez mais, percebendo que não há o que o homem faça que elas também não possam fazer, tão bem feito, ou melhor, do que eles. Essa divisão sexual do trabalho, em que a mulher arca com a dupla jornada, a doméstica e a profissional, tem que ser combatida. Ao casal competem os mesmos direitos e as mesmas responsabilidades”, defende.

O prefeito Junior da Femac vê com seriedade as novas conquistas profissionais das mulheres. “Tenho duas filhas e uma esposa, sou um homem afortunado que convive com mulheres fortes, de decisão. Os investimentos da Prefeitura são para o futuro das meninas e jovens mulheres de Apucarana, e também para todas que quiserem uma nova profissão ou capacitação profissional. Em Apucarana defendemos o protagonismo e o empoderamento femininos, é para isso que temos o aparato municipal à disposição do crescimento das nossas mulheres.”

 

Renan Calheiros: Bolsonaro faz apologia ao golpe

 “Palavrão? Xingamento a autoridades? Apologia ao golpe? Cloroquina? Crise de soluços? Tudo é possível vindo de Bolsonaro. Espírito público e decoro, não", disse o senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros

Renan Calheiros e Bolsonaro (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)

247 - Em sua página nas redes sociais, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, criticou o que chamou de apologia ao golpe por parte de Jair Bolsonaro.

Segundo Renan, “tudo é possível vindo de Bolsonaro”, inclusive “apologia ao golpe”. 

“Palavrão? Xingamento a autoridades? Apologia ao golpe? Cloroquina? Crise de soluços? Tudo é possível vindo de Bolsonaro. Espírito público e decoro, não. Mais uma semana”, escreveu o parlamentar no Twitter.

CPI recebe relatório sobre movimentação bancária de Roberto Dias

 O ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde é acusado de pedir propina em contratos de compra da vacina

Roberto Ferreira Dias (Foto: Pedro França/Agência Senado)

247 - A CPI da Covid no Senado recebeu do banco Santander na última sexta-feira (9) um conjunto de informações sigilosas sobre a movimentação bancária de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde acusado de pedir propina em contratos de compra de vacinas contra a Covid-19. 

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), diz ter provas de que o ex-servidor elaborou um dossiê relatando a corrupção na pasta para se proteger de eventuais acusações

O dossiê, de acordo com Dias, conteria provas de que os ministros Braga Netto, ex-Casa Civil e atual titular da Defesa, e Luiz Eduardo Ramos, ex-secretário de Governo e atual Casa Civil, pressionavam os integrantes do Ministério da Saúde a receber os intermediários das vendas de vacinas.

Senador Jorge Kajuru planeja renunciar ao mandato após recesso parlamentar

 Senador Jorge Kajuru afirma que pode renunciar ao mandato do Senado depois do recesso e diz que não há perspectivas de melhora nos rumos do governo Bolsonaro e do Congresso frente à pandemia

Jorge Kajuru (Foto: Pedro França/Agência Senado)

247 - O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) afirma que pode renunciar ao mandato do Senado depois do recesso. Em entrevista ao Poder360, o senador disse que sente tristeza pelos rumos da política em Brasília e pela falta de trabalho de Jair Bolsonaro.

Kajuru afirmou que não há perspectivas de melhora nos rumos do governo Bolsonaro e do Congresso frente à pandemia. Segundo ele, a atuação de Bolsonaro não é a saúde da população. Ele disse que ainda não desistiu do seu mandato como senador por conta da manutenção da sua equipe parlamentar, que mantém desde 2014. Kajuru teme que o suplente Milton Mercêz dispense o quadro assim que assumir.

Kajuru tem dito a amigos e aliados que, como senador, destinou 104 milhões de reais para a saúde em Goiás (para tratamento de câncer, diabetes, doenças raras, instituições filantrópicas e custeio de cidades menores. Ele considera que tudo isto é “inédito” e que, sem ele no Senado, “poderá acabar”. Por se preocupar com a saúde é que ele está profundamente irritado com os acontecimentos de Brasília.

Prestes a realizar uma cirurgia, afirmou que não pretende morrer de terno e gravata. “Quero morrer de porre em uma praia. Ouvindo B. B. King e Nina Simone“, disse o Kajuru

O senador foi um dos autores da notícia-crime contra Jair Bolsonaro no caso Covaxin. O texto diz que Bolsonaro prevaricou ao não requisitar à PF (Polícia Federal) a abertura de uma investigação para apurar o suposto caso de superfaturamento na compra da vacina indiana. Também são signatários os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES).

Bolsonaro defende seu "caguei" e diz que CPI é comandada por "três patetas"

 Em conversa com jornalistas, Bolsonaro voltou a atacar a cúpula da CPI da Covid e disse ter ignorado carta da comissão com pedido de resposta sobre denúncias acerca do caso Covaxin

(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado | Reuters)

247 - Ao deixar o Supremo Tribunal Federal (STF) no final da tarde desta segunda-feira (12) após uma conversa com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, Jair Bolsonaro conversou com jornalistas e foi questionado sobre seu ataque de raiva na última semana, no qual respondeu à CPI da Covid com uma palavra de baixo calão: "caguei".

Naquele dia, a cúpula da CPI havia comunicado que havia enviado a Bolsonaro uma carta pedindo uma resposta sobre o que foi dito pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) à  comissão.

Miranda relatou ter ido com seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, denunciar a Bolsonaro um possível esquema de corrupção na compra da Covaxin pela pasta. Os irmãos Miranda afirmam que, mesmo diante da denúncia, Bolsonaro nada fez.

O chefe do governo, em coletiva nesta segunda-feira, disse que ignorou a carta e voltou a chamar o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), de "três patetas". "Falei 'caguei'. Eu não podia responder outra coisa para três aqueles três patetas. Eu não tenho que responder, afinal de contas não compramos nem uma dose de vacina, não gastamos R$ 1. Por que somos corruptos?".

CPI: Fux permite que diretora da Precisa fique em silêncio, mas deverá responder sobre aquilo que não lhe incrimine

 O ministro do Supremo negou pedido dos advogados da diretora da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, para que ela não fosse obrigada a comparecer à CPI da Covid

Luiz Fux e Emanuela Medrades (Foto: ABr | Reprodução)

247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, concedeu habeas corpus nesta segunda-feira (12) para que a diretora da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, possa ficar em silêncio durante depoimento à CPI da Covid, marcada para terça-feira (13).

A defesa da diretora da Precisa também solicitava que ela pudesse não ir à comissão. Fux, no entanto, negou o pedido. 

Segundo Fux, "os fatos indicam" que Emanuela "será ouvida na condição de investigada" e não como testemunha. Como testemunha, ela seria obrigada a responder e dizer a verdade sobre todos os questionamentos. "Por outro lado, à luz dos fundamentos anteriormente lançados, indefiro o pedido de não comparecimento, impondo-se, quanto aos fatos, em tese, criminosos de que a paciente seja meramente testemunha, o dever de depor e de dizer a verdade".

Em suma, Emanuela Medrades está obrigada a comparecer à comissão, mas terá o direito de permanecer em silêncio acerca de assuntos que possam lhe incriminar. Sobre temas que não tenham poder de lhe complicar, Emanuela está obrigada a responder com a verdade.

Alvo de protestos muito maiores do que em Havana, Bolsonaro exalta manifestações em Cuba

 Pelo Twitter, Jair Bolsonaro, que sempre atacou o país caribenho que está sob embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962, disse desejar que a democracia “floresça” e traga "dias melhores" à população

(Foto: Reuters/Stringer | Isac Nóbrega/PR)

247 - Jair Bolsonaro se manifestou nesta segunda-feira (12) sobre os protestos contra o governo de Cuba nesse fim de semana.

Pelo Twitter, Bolsonaro, que sempre atacou o país caribenho que está sob embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962, disse desejar que a democracia “floresça” e traga "dias melhores" à população.

"Todo apoio e solidariedade ao povo cubano, que hoje corajosamente pede o fim de uma ditadura cruel que por décadas massacra a sua liberdade enquanto vende pro mundo a ilusão do paraíso socialista. Que a democracia floresça em Cuba e traga dias melhores ao seu povo", escreveu Bolsonaro.

'Michelle está no circuito agora', disse Dominghetti em mensagem sobre negociação de vacina

 Supostas mensagens do policial militar Luiz Paulo Dominghetti mostram tentativa da Davati Medical Supply, que teria negociado 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca com integrantes do governo, de chegar a Jair Bolsonaro

(Foto: Agência Brasil)

247 - Supostas mensagens do policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que teria negociado 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca com integrantes do governo Jair Bolsonaro, mencionam a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, segundo o colunista Robson Bonin, da Veja, que divulgou informações do celular de Dominghetti apreendidas pela CPI da Covid.

Na suposta negociação, Dominghetti atuou como representante da Davati Medical Supply e teria recebido pedido de propina de Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, exonerado após o escândalo vir à tona.

A mensagem em questão teria ocorrido no dia 3 de março. O policial militar conversou com um interlocutor identificado como Rafael sobre a tentativa do grupo de chegar a Bolsonaro.

“Michele (sic) está no circuito agora. Junto ao reverendo. Misericórdia”, escreveu o PM, referindo-se também ao reverendo Amilton de Paula, que entrou na mira da CPI da Covid por receber um aval do então diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz, para negociar em nome do governo a compra dos imunizantes.

Mensagens encontradas no celular do policial militar Luiz Paulo Dominghetti Pereira apontam que ele e o líder da associação privada Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), reverendo Amilton Gomes de Paula, discutiram a venda de vacinas contra a Covid-19 para países como Honduras, Paraguai e Angola.

Após reunião com Fux, Bolsonaro confirma André Mendonça e diz que STF terá orações antes das sessões

 Jair Bolsonaro cometeu mais um crime, ao negar o estado laico, previsto na constituição brasileira, e tentou emparedar o STF com seu fundamentalismo. “Ele é extremamente evangélico, ele é pastor evangélico”, descreveu Bolsonaro sobre o atual AGU

André Mendonça e Jair Bolsonaro (Foto: ABr)

247 - Jair Bolsonaro anunciou que o Palácio do Planalto irá indicar oficialmente na noite desta segunda-feira (12) o nome de André Mendonça, atual Advogado-Geral da União, para a vaga de Marco Aurélio Mello - que acaba de se aposentar - no Supremo Tribunal Federal.

A informação foi divulgada em conversa com jornalistas após reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Ele definiu Mendonça, ex-ministro da Justiça, como “extremamente evangélico” e negou que isso seja uma violação ao estado laico, como está previsto na Constituição. 

O nome de André Mendonça agora precisa passar pelo crivo dos senadores. “Existe, sim uma grande possibilidade de ser aceito”, prevê Bolsonaro, que disse que o aliado está fazendo a costumeira “peregrinação” para pedir apoio aos parlamentares. “Cada dia que passa ele ganha mais adeptos”.

Bolsonaro também disse que pediu ao indicado que ao menos uma vez por semana comece a sessão “com uma oração”. “Eu tenho certeza que os demais dez ministros do Supremo, caso ele seja aprovado no Senado, não vão se opor a isso. Muito pelo contrário. Vão estar com a alma muito mais leve para começar os seus julgamentos”.

Questionado se isso não seria uma violação do estado laico, previsto na Constituição Brasileira, Bolsonaro reagiu: “O que é Estado laico, meu Deus? Tinha que ser ateu para ser presidente da República?”. “Estado laico é nós não impedirmos outras religiões em prol de uma só”, acrescentou.

Apucarana registra um óbito e mais 28 casos de Covid-19 nesta segunda-feira

 


A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou mais um óbito e 28 novos casos de Covid-19 em Apucarana nesta segunda-feira (12). O município tem agora 442 mortes provocadas pela doença e 15.986 diagnósticos do novo coronavírus.

O óbito é um homem de 48 anos, com hipertensão arterial. Ele foi internado no Hospital da Providência em 25 de junho e morreu nesta segunda-feira (12).

Os novos resultados positivos para Covid-19 vieram do Laboratório Central do Paraná (Lacen). São 12 homens (entre 20 e 64 anos) e 16 mulheres (entre 10 e 80 anos). Todos estão em isolamento domiciliar.

Biden, que defende embargo contra Cuba, ataca governo cubano e elogia protestos

 O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reagiu questionando Joe Biden: 'se queres fazer um gesto com Cuba, por que não têm coragem de abrir o bloqueio?'

Presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermudez, e dos EUA, Joe Biden, mais protestos contra o governo cubano ao fundo (Foto: Reuters)

247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, resolveu atacar o governo de Cuba depois que a população da ilha caribenha fez protestos contra o governo de Miguel Díaz-Canel nesse domingo (11). O país latino-americano acusou os americanos de estimularem manifestações contra o governo de Cuba

No Twitter, Biden disse que está "ao lado do povo cubano e de seu clamor por liberdade e alívio das trágicas garras da pandemia e das décadas de repressão e sofrimento econômico a que foi submetido pelo regime autoritário de Cuba". 

"O povo cubano defende com bravura os direitos fundamentais e universais. Esses direitos, incluindo o direito de protesto pacífico e o direito de determinar livremente seu próprio futuro, devem ser respeitados. Os Estados Unidos conclamam o regime cubano a ouvir seu povo e a servir suas necessidades neste momento vital, em vez de enriquecer", afirmou.

México e Rússia advertem contra ingerência nos assuntos internos de Cuba e defendem o fim do embargo dos EUA

 "A primeira coisa que se deve fazer é suspender o bloqueio a Cuba, como estão pedindo a maioria dos países do mundo", enfatizou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrado

(Foto: Reuters)

247 - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu o fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba e defendeu que o povo cubano buscasse o diálogo e uma solução pacífica para seus problemas internos e pediu que não se politize o tema nem se use o apoio humanitário para interferir nos assuntos internos do país

A declaração acontece depois de um ato realizado em Cuba neste domingo (11) em protesto contra a falta de alimentos e remédios enquanto o país passa por uma grave crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19 e pelas sanções dos Estados Unidos.

"Quero expressar minha solidariedade ao povo cubano, acredito que se deve buscar uma saída por meio do diálogo, sem uso da força, sem confronto, sem violência. A primeira coisa que se deve fazer é suspender o bloqueio a Cuba, como estão pedindo a maioria dos países do mundo", enfatizou Obrado, apontando que a resolução contra o embargo aprovada anualmente pela grande maioria dos países-membros da ONU.

O governo russo também se manifestou alertando contra qualquer "interferência externa" em Cuba e afirmando estar convencido “de que as autoridades cubanas estão tomando todas as medidas necessárias para restaurar a ordem pública no interesse dos cidadãos do país”.

Lewandowski mantém quebra de sigilo de assessor de Bolsonaro que integra "gabinete do ódio"

 O ministro do STF decidiu pela manutenção da quebra de sigilos telefônico e telemático de José Matheus Salles Gomes, conforme requerido pela CPI da Covid no Senado

Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

Conjur - Está mantida a quebra de sigilos telefônico e telemático do assessor da presidência da República José Matheus Salles Gomes requerida pela CPI da Covid. No entanto, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, impediu acesso aos dados de geolocalização do assessor. A decisão foi tomada em despacho divulgado nesta segunda-feira (12).

O acesso de dados de geolocalização de investigados não é permitido pelo STF porque é objeto de debate no RE 1.301.250 RG/RJ, de relatoria da ministra Rosa Weber, que teve repercussão geral reconhecida (tema 1.148) em 7 de junho último, o qual ainda não foi submetido a julgamento na corte.

Gilmar Mendes diz que eleições de Hélio Negão e Bia Kicis provam que urna eletrônica é segura

 "Nenhum de nós tinha ouvido falar deles. Eles vieram nesse arrastão provocado pelo presidente, o que prova que a urna é fiel aos votos que lá foram depositados", disse o ministro do STF

(Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF | Agencia Câmara)

247 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (12), afirmando que muitas vezes Bolsonaro estimula seus seguidores contra as instituições ao fazer ataques ao Supremo.

Em entrevista à Rádio CBN, Gilmar mencionou as suspeitas de fraude nas eleições, lançadas sem qualquer prova por Bolsonaro, e avaliou que esse é um tipo de “lenda urbana que galvaniza” os apoiadores do presidente. "Mas entendo que isso é tão consistente quanto a mensagem que diz que o homem não foi à lua", afirmou.

Para Gilmar Mendes, a eleição de vários apoiadores de Bolsonaro que não eram tão conhecidos na política em 2018 prova que as urnas são seguras. "Os senhores já tinham ouvindo falar de Hélio Negão? De Bia Kicis? Nenhum de nós tinha ouvido falar deles. Eles vieram nesse arrastão provocado pelo presidente, o que prova que a urna é fiel aos votos que lá foram depositados", disse Gilmar.

Na mesma entrevista, o ministro também criticou o Ministério da Defesa, afirmando que não é papel das Forças Armadas criticar a CPI da Covid.

Diretora da Precisa Medicamentos pede ao STF para não depor à CPI da Covid

 Oitiva da diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, está marcada para esta terça-feira (13)

Emanuela Medrades (Foto: Pedro França/Agência Senado)

De acordo com reportagem do UOL, a defesa também solicitou que, caso a diretora tenha que comparecer, ela tenha garantido o direito de não ser submetida ao compromisso de dizer a verdade, ao silêncio e de ausentar-se da sessão caso julgue necessário.

Emanuela Medrades foi a representante da Precisa junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em torno da aquisição da vacina indiana Covaxin, produzida pela Bharat Biotech, em janeiro deste ano. O contrato para a compra de 400 milhões de doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde está sendo investigado pela CPI da Covid em função das suspeitas de corrupção envolvendo a negociação.

Encurralado, Bolsonaro usa protestos de Cuba como tábua de salvação

 "É o comunismo. O cara prega igualdade, mas todos são iguais na pobreza", afirmou Jair Bolsonaro na manhã desta segunda ao comentar protestos em Cuba.

(Foto: REUTERS/Alexandre Meneghini | Pedro França/Agência Senado)

247 - Jair Bolsonaro criticou nesta segunda-feira (12) o governo de Cuba, um dia após o país registrar protestos contra o presidente Miguel Díaz-Canel e pedindo mudanças. São atos que, segundo o governo cubano, são estimulados pela inteligência dos EUA e ONGs de extrema direita .

"(Os manifestantes em Cuba) foram pedir liberdade. Sabe o que tiveram ontem? Borrachada, pancada e prisão", disse Bolsonaro em conversa com apoiadores em Brasília (DF). "E tem gente aqui no Brasil que apoia Cuba, que apoia Venezuela. Gente que foi várias vezes para Cuba tomar champagne com Castro, foi para a Venezuela tomar uísque com o Maduro. tem gente aqui que apoia esse tipo de gente, é sinal de que querem viver como os venezuelanos, como os cubanos", afirmou. O relato foi publicado pelo portal Uol.

Bolsonaro volta a ameaçar com golpe: "não sou Jairzinho paz e amor"

 A apoiadores no Alvorada, Bolsonaro duvidou da credibilidade do sistema de votação e atacou o instituto Datafolha, que o aponta como o candidato mais rejeitado pelos brasileiros

Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - Em queda livre nas pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro, o candidato mais rejeitado pelos brasileiros, voltou a flertar com um golpe. A apoiadores no Alvorada, ele duvidou novamente da credibilidade do sistema de votação e ameaçou: "não sou Jairzinho paz e amor". 

"Nós todos queremos eleições limpas e transparentes. Porque se não for assim, não é eleição, isso é fraude. Vamos fazer de tudo para que tenhamos eleições limpas e transparentes, para o bem do Brasil. Se não for assim, é sinal de que já está escolhido quem vai nos comandar. E as pessoas que chegam na fraude não tem compromisso com vocês. Não sou Jairzinho paz e amor", disse. 

Bolsonaro atacou ainda o instituto Datafolha, cuja pesquisa mais recente aponta para uma vitória folgada do ex-presidente Lula em 2022:  "Se a gente confiar no Datafolha, a gente nem vai votar. (Lula) Já está eleito, mesmo. O Datafolha disse em 2018 que eu perderia para todo mundo, até para o Cabo Daciolo". 

Apesar das críticas, em 2018, na véspera do segundo turno, o Datafolha estimou corretamente que Bolsonaro teria 55% dos votos válidos. (Com informações do Globo). 

Reverendo que negociou vacina pelo governo apresenta atestado e diz que não poderá ir à CPI

 O reverendo Amilton de Paula notificou nesta segunda-feira (12) a CPI da Covid dizendo que não poderá comparecer à sessão marcada para ouvi-lo na quarta-feira e apresentou um atestado médico para justificar sua ausência

Amilton Gomes de Paula (Foto: Reprodução/Facebook/Senah)

Por Guilherme Amado, no portal Metrópoles  - O reverendo Amilton de Paula notificou nesta segunda-feira (12) a CPI da Covid dizendo que não poderá comparecer à sessão marcada para ouvi-lo na quarta-feira. Amilton recebeu permissão do Ministério da Saúde para negociar a compra de 400 milhões de doses da AstraZeneca em nome do governo.

De acordo com integrantes da CPI, o reverendo apresentou atestado médico de 15 dias, a contar a partir de 9 de julho. O motivo é uma crise renal.

Mas integrantes do colegiado lembram que, quando ligaram para convocá-lo, o reverendo deu outra explicação. Afirmou que não poderia comparecer porque seu advogado estaria viajando na data.

Leia a íntegra da matéria no portal Metrópoles 

Prefeito autoriza obras de drenagem na região da UPA

 

O investimento é de R$ 763 mil e o serviço envolverá a colocação de tubos de concreto armado de um metro de diâmetro.

(Foto/Divulgação)

O prefeito Junior da Femac assinou nesta segunda-feira (12/07) ordem de serviço para obras de drenagem da região da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O serviço, que envolverá a colocação de tubos de concreto armado de um metro de diâmetro, tem por objetivo acabar com os constantes alagamentos registrados no local. O investimento é de R$ 763 mil e a empresa vencedora da licitação, a Construtora Felicita, terá 120 dias para executar a obra.

O ato, realizado no gabinete municipal, contou com a presença do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, do secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, e da engenheira Caroline Moreira de Souzasuperintendente da Secretaria Municipal de Obras. “Trata-se de uma obra de grande porte, que abrangerá cerca de 600 metros de extensão e que, ao final, prevê a reconstrução de todo o asfalto neste trecho. Por isso, pedimos desde já muita paciência e a compreensão da população”, solicita Junior da Femac.

(Foto/PMA)

A obra terá início na próxima segunda-feira (19/07), a partir da esquina das ruas Desembargador Clotário Portugal e São Paulo. “Vamos fazer por etapas visando minimizar os transtornos. Depois, a tubulação seguirá pelas ruas Sante Formigoni, Dr. Miyoje Kogure, Andorinhas, Brasília, Suzana Pacheco, onde encontrará o início do Córrego Pirapó”, cita Junior da Femac.

O prefeito afirma que a obra será executada nesta época do ano, pois é um período em que há uma menor precipitação pluviométrica “A obra vai solucionar de forma definitiva o problema dos recorrentes alagamentos que vinham afetando moradores e comerciantes instalados nas imediações, bem como o deslocamento de pessoas e também os serviços da UPA e do Sesc,”, salienta Junior da Femac.

A engenheira Caroline lembra que o projeto foi elaborado pelo ex-secretário de Obras, Herivelto Moreno, que deixou o cargo no começo deste ano. “A ideia inicial era construir um grande reservatório, mas foi feita a opção de construir tubulações maiores, com um metro de diâmetro, que funcionarão como reservatórios que vão escoar a água das chuvas para o dissipador”, explica a engenheira.

O projeto consiste na reconstrução de todo o sistema de drenagem, com implantação de tubos de um metro de diâmetro, novas bocas de lobo e caixas de passagem cortando várias ruas, de modo a encaminhar a água da chuva até um dissipador junto à linha férrea, no final da Vila Social. “A drenagem antiga e inadequada para o local, além da condição do subsolo, são fatores que contribuem atualmente para a lenta vazão da água neste local, o que será solucionado com o projeto”, pontua a superintendente municipal de Obras.