segunda-feira, 31 de maio de 2021

Brasil registra 860 mortes por Covid-19 em 24h e total atinge 462.791

 Aos domingos e segundas-feiras as cifras de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil costumam ficar abaixo das médias normalmente registradas, uma vez que há represamento de testes aos finais de semana

(Foto: Reuters/Bruno Kelly)


Gabriel Araujo (Reuters) - O Brasil registrou nesta segunda-feira 860 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 462.791, informou o Ministério da Saúde.

Também foram notificados 30.434 novos casos de coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país avançando para 16.545.554, de acordo com a pasta.

Aos domingos e segundas-feiras as cifras de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil costumam ficar abaixo das médias normalmente registradas, uma vez que há represamento de testes aos finais de semana.

O Brasil é o segundo país com maior número de óbitos pela doença, atrás somente dos Estados Unidos, e o terceiro em termos de casos, abaixo de EUA e Índia.

Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo atingiu as marcas de 3.272.043 casos e 111.374 mortes.

O governo paulista apresentou nesta segunda-feira dados de um estudo realizado na cidade de Serrana, interior do Estado, que indicou uma queda de 95% nas mortes por Covid-19 após a conclusão da imunização de quase todos os adultos do município com a CoronaVac.

Segundo a pesquisa, a pandemia pode ser controlada já com a vacinação de 75% da população, no que o diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, classificou como o "resultado mais importante" do estudo.

Conforme o Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus, com 1.572.004 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 50.584 mortes.

O governo federal ainda reporta 14.964.631 pessoas recuperadas da Covid-19 e 1.118.132 pacientes em acompanhamento.

Patriota racha contra filiação dos Bolsonaro e ala vai recorrer ao TSE

 Grupo acusa o presidente do partido, Adilson Barroso, de alterar o colégio eleitoral no sistema do TSE para garantir que o estatuto da sigla fosse alterado, favorecendo, assim, a entrada do clã Bolsonaro no Patriota

Adilson Barroso e Flávio Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)


247 - A filiação do senador Flávio Bolsonaro ao Patriota, anunciada nesta segunda-feira (31) diante da promessa da filiação também de Jair Bolsonaro, já provocou um racha no partido. Uma ala da sigla acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente, Adilson Barroso, acusado de irregularidades na organização da convenção nacional em que foi anunciada a filiação de Flávio.

A ação apresentada ao TSE é assinada pelo vice-presidente do Patriota, Ovasco Resende, pelo secretário-geral, Jorcelino Braga, e por outros seis membros do partido. 

O grupo afirma que Barroso convocou ‘às escondidas’ a convenção e alterou o colégio eleitoral no sistema do tribunal para garantir vitória na votação que alterou o estatuto e favoreceu a entrada do clã Bolsonaro na sigla.

Flávio Gomes: Bolsonaro aceitou sediar Copa América porque SBT detém direitos de transmissão

 "É uma emissora que se alinha 24 horas por dia com o pensamento bolsonarista, com as atrocidades que esse governo tem cometido. E o cara das comunicações do governo [Fábio Faria] é genro do Silvio Santos", falou à TV 247 o jornalista esportivo

Flávio Gomes (Foto: Reprodução)

247 - O jornalista esportivo Flávio Gomes, em entrevista ao Boa Noite 247 nesta segunda-feira (31), afirmou que a posição do governo Jair Bolsonaro de aceitar rapidamente sediar a Copa América em junho tem a ver com os direitos de transmissão do torneio.

Ele lembrou que o SBT obtém os direitos da competição neste ano e, além disso, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, é genro de Silvio Santos, dono so SBT. "O dono dos direitos da Copa América desse ano é o SBT. É uma emissora que se alinha 24 horas por dia com o pensamento bolsonarista, com as atrocidades que esse governo tem cometido desde que ele surgiu. E o cara das comunicações do governo [Fábio Faria] é genro do Silvio Santos, e evidentemente que quando a gente começar a assistir a esses jogos pelo SBT nós vamos ter patrocínios estatais. Não tenho dúvida de que nós vamos ter um Banco do Brasil comprando uma cota, ou uma Caixa Econômica, ou a Petrobras, alguma coisa assim".

"É evidente que se os direitos dessa competição pertencessem a quem tem feito futebol nas últimas décadas no Brasil, que é a TV Globo, o Brasil não se ofereceria dessa maneira tão rápida, tão ágil para fazer o torneio", concluiu.


Gabinete paralelo: Nise Yamaguchi teve reuniões secretas com a cúpula do Ministério da Saúde

 Médica que CPI da Covid suspeita ser parte do “gabinete paralelo” de Bolsonaro fez encontros em Brasília sem registro em agendas oficiais

Nise Hitomi Yamaguchi (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

The Intercept Brasil - A médica Nise Yamaguchi, que depõe à CPI da Covid nesta terça-feira, 1º de junho, foi apontada como “conselheira paralela” de Jair Bolsonaro pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e o diretor-presidente da Anvisa, o militar da ativa da Marinha Antonio Barra Torres.

 Agora, documentos mostram que ela frequentou o Ministério da Saúde, ao longo de seis meses, para reuniões nos gabinetes do então ministro interino Eduardo Pazuello e do secretário-executivo – o número dois da pasta – Elcio Franco. Nise estava tão à vontade que escalou até os irmãos para encontros com a área responsável pela indicação de medicamentos ao  SUS.

Leia a íntegra no The Intercept Brasil.

Secretário do PT é preso em Goiás por usar adesivo "Fora Bolsonaro Genocida" no carro (vídeo)

 O professor Arquidones Bites foi preso pela Polícia Militar em Trindade sob a alegação de caluniar Jair Bolsonaro, chamando-o de "genocida"

(Foto: Reprodução)

247 - O professor do ensino médio e dirigente do PT em Goiás Arquidones Bites foi preso na tarde desta segunda-feira (31), pela Polícia Militar em Trindade (GO), por se recusar a tirar de seu carro um adesivo com os dizeres "Fora Bolsonaro Genocida".

Em vídeo, Arquidones reitera que Jair Bolsonaro é "genocida" e os senadores da CPI da Covid fazem a mesma afirmação.

Até o fechamento desta reportagem, o professor estava sendo ouvido na sede da Polícia Federal, em Goiânia, para onde foi levado pelos PMs após a Polícia Civil de Trindade ter se recusado a enquadrar o professor na Lei de Segurança Nacional, como queriam os militares.

Assista ao momento da prisão: 

Ainda não há confirmação sobre sediar Copa América no Brasil, diz ministro da Casa Civil

 "Ainda não tem nada certo", afirmou Luiz Eduardo Ramos. Segundo ele, a possibilidade de sediar o torneio de futebol deve ter uma definição nesta terça-feira, mas o país vai acolher o evento, mesmo com a pandemia, se houver condições para isso

Luiz Eduardo Ramos (Foto: Anderson Riedel/PR)

Por Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou nesta segunda-feira que a possibilidade de o Brasil sediar a Copa América de futebol ainda está em processo de negociação, que deve ter uma definição na terça-feira, mas ressaltou que o país vai acolher o torneio de futebol se houver condições para isso.

"Ainda não tem nada certo, quero pontuar de uma forma bem clara, estamos no meio do processo, mas não vamos nos furtar a uma demanda caso seja possível de atender", disse.

"Vou ainda fazer ligações com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), estamos verificando detalhes, amanhã se Deus quiser teremos uma posição final", reforçou ele, em rápido pronunciamento no Palácio do Planalto n início da noite de segunda.

O ministro explicou que a demanda ocorreu via CBF, destacou que o evento é privado e ponderou que os jogos seriam realizados sem a presença de público.

"É importante destacar que este evento, caso se realize, ele não terá público, tem saído algumas notícias com relação ao público, ele não terá público", ressaltou.

Após participar de uma videoconferência com representantes da CBF, o titular da Casa Civil disse que o torneio contará com a presença de, no máximo, 10 times.

"São 10 times, com dois grupos, 65 pessoas por cada delegação, todos vacinados, foi a imposição que nós tratamos com a CBF. Até agora não há documento firmado, apenas essas tratativas. Bem como a seleção brasileira também será vacinada."

O torneio iria ter como sedes a Colômbia e a Argentina, mas não os países não foram confirmados como anfitriões em razão da crise sanitária e, em particular na Colômbia, de uma crise política.

Fonte: Brasil 247

Prefeito decreta luto oficial pela morte do Dr. Massayoshi

Pioneiro na Medicina em Apucarana, ele se notabilizou na ortopedia e pela sua dedicação aos pacientes 



“Apucarana perdeu hoje um dos decanos da nossa Medicina. Um profissional dedicado e ético, que se notabilizou na ortopedia na cidade e região, angariando o respeito de toda população”. As palavras são do prefeito Junior da Femac, que decretou luto oficial por três dias pela morte do médico pioneiro Massayoshi Tatesuzi.

Junior se manifestou bastante entristecido no final da tarde desta segunda feira, com a notícia do falecimento do médico, aos 81 anos, no Hospital da Providência. Segundo a família, Massayoshi foi diagnosticado com Covid no dia 15 de maio, sendo medicado e mantido em isolamento em sua casa.

Seu quadro se agravou na quarta-feira, dia 26, quando precisou ser internado. Já na madrugada desta segunda-feira (31), o médico foi transferido para a UTI e acabou falecendo por volta das 17 horas.

Junior lembrou que o médico Massayoshi Tatesuzi era pessoa muito querida em Apucarana e que, em 2009, como resultado de seu trabalho como médico, o Dr. Massayoshi Tatesuzi recebeu a maior honraria outorgada pelo Município. “Isso demonstra o respeito, o valor profissional e, acima de tudo, sua humanidade ao atender a todos indistintamente, inclusive os mais carentes sem custo, conduta que sempre foi marcante em sua belíssima trajetória na medicina”, destacou Junior da Femac.

O prefeito enalteceu uma frase dita por Massayoshi no dia em que foi homenageado. “Todos quando saem de uma universidade têm o sonho de realizar uma obra grandiosa. O meu sonho era modesto: trabalhar pela comunidade e ter dela o reconhecimento”.

Em nome de todos os apucaranenses Junior da Femac manifestou seus sentimentos à viúva, Sra. Zenaide Tatesuzi, filhos e amigos do médico Massayoshi Tatesuzi.

Massayoshi era natural da cidade de Vera Cruz, no interior paulista. Formou-se em Medicina pela Universidade Católica e residia em Apucarana desde 1940.

Prefeitura analisa propostas do auxílio para o setor de eventos

 

O valor dos recursos – destinados a empresas em geral, microempreendedores individuais e pessoas físicas – varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil 

(Foto/Divulgação)

Com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Apucarana na rede social “YouTube” – https://www.youtube.com/apucaranapref, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego realiza nesta terça-feira (01/06), a partir das 9h30, sessão de abertura dos envelopes de empresas, microempreendedores individuais (MEI’s) e profissionais que protocolaram proposta visando acesso ao Programa Municipal de Auxílio Emergencial ao Setor de Eventos.

Ao todo, 190 envelopes serão analisados pela comissão. “Todos permanecem lacrados desde que foram protocolados e serão abertos somente durante a sessão de análise. Pela impossibilidade dos interessados estarem fisicamente presentes, em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a transmissão pela internet vai possibilitar que a pessoa saiba em tempo real se foi habilitada ou se não, o porquê, com toda transparência”, assegura Edison Peres Estrope, secretário da pasta.

Além do teor das propostas, será conferida a documentação anexada para verificar se cumprem aos requisitos do programa. “O resultado com todas as propostas homologadas será anunciado ao final da sessão”, reforça Estrope.

O valor dos recursos – destinados a empresas em geral, microempreendedores individuais e pessoas físicas – varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil. O prefeito Junior da Femac lembra que o Município fez um grande esforço para ajudar o setor, criando um programa inédito no Brasil e destinando recursos próprios no valor total de R$ 1 milhão. “Desse montante, foi estabelecido um teto financeiro de R$ 650 mil para empresas em geral, R$ 250 mil para microempreendedores individuais MEI’s e R$ 100 mil para pessoas físicas”, ressalta Júnior da Femac, lembrando que o setor de eventos é um dos mais prejudicados economicamente com o advento da pandemia.

As empresas e pessoas com proposta homologada junto ao programa deverão procurar a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego para prosseguimento dos trâmites. “É importante lembrar que os homologados irão prestar contrapartida do valor recebido em serviços para a rede pública de ensino, área de assistência social ou ainda em outro órgão da administração pública municipal”, observa o prefeito.

Se enquadram no programa atividades de organização de festas, locação de espaço para eventos, locação de palco, coberturas e outras estruturas móveis, locação de aparelhos e equipamentos de som, prestação de serviços de entretenimento infantil, locação de brinquedos, serviços de cobertura fotográfica para eventos, produção de vídeo, serviços de alimentação por buffet, atividade de banda musical, espetáculos de som e luz, aluguel de trajes, atividades de animação e recreação, decoração de ambiente e comércio atacadista e varejista de flores.

 

Apucarana confirma mais quatro óbitos e 149 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira

 


Mais quatro óbitos e 149 novos casos de Covid-19 foram confirmados nesta segunda-feira (31) em Apucarana pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). São agora 336 óbitos provocados pela doença e 13.049 diagnósticos positivos do novo coronavírus no município.

O primeiro óbito é de uma mulher de 59 anos, com quadro de obesidade. Ela foi internada em 24 de maio e morreu na quinta-feira (27). O segundo óbito é de uma mulher de 46 anos, com hipertensão arterial, diabetes e quadro de obesidade. Ela foi internada em 24 de maio e morreu na sexta-feira (28). O terceiro óbito é de uma mulher de 49 anos, com hipertensão arterial e diabetes. Ela foi internada em 15 de maio e morreu na sexta-feira (28). O quarto óbito é de uma mulher de 47 anos, sem comorbidade. Ela foi internada em 10 de maio e morreu no sábado (29). Todos estavam no Hospital da Providência, de Apucarana.

Os 149 novos resultados positivos para Covid-19 vieram do Laboratório Central do Paraná (Lacen). São 67 homens (entre 2 e 78 anos) e 82 mulheres (entre 4 meses e 70 anos). Todos estão em isolamento domiciliar.

Volkswagen anuncia paralisação da produção em duas fábricas por falta de insumos

 Desde a virada do ano, semicondutores estão em falta no mercado

(Foto: REUTERS/Fabian Bimmer)


247 - A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (31) a paralisação da produção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) por falta de insumos. 

Em nota, a montadora afirmou que tem trabalhado com a matriz para minimizar os efeitos da escassez global de semicondutores, que afeta as fábricas brasileiras. No entanto, com o "agravamento do cenário e com base na situação atual", ela prevê que o fornecimento do insumo continuará limitado ao longo das próximas semanas. 

Líderes políticos e jornalistas esportivos reagem com indignação a anúncio de Copa América em meio à pandemia: "irresponsáveis"

 Críticas ocorrem após a CONMEBOL anunciar nesta segunda-feira que a Copa América 2021 será disputada no Brasil. A entidade máxima do futebol sul-americano havia cancelado no domingo a realização do evento na Argentina, devido ao agravamento da pandemia no país


247 - Líderes políticos e comentarista esportivos criticaram a CBF e o governo de Jair Bolsonaro após a CONMEBOL anunciar nesta segunda-feira (31) que a Copa América 2021 será disputada no Brasil. A entidade máxima do futebol sul-americano havia suspendido no domingo (30) a realização do evento na Argentina, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no país. 

Numa enxurrada de protestos, as manifestações ressaltam que o evento será realizado no país no momento em que uma terceira onda de Covi-19 ameaça a população e apenas 20% dos brasileiros tomaram a primeira dose da vacina. 

Lewis Hamilton posta vídeo a favor de manifestações contra Bolsonaro

 Heptacampeão britânico de F1, Lewis Hamilton, postou um vídeo das manifestações contra Jair Bolsonaro que tomaram conta do país no sábado (29) e escreveu: "Meu coração está com vocês Brasil"


(Foto: reprodução/internet)

247 - O heptacampeão britânico de F1, Lewis Hamilton, postou um vídeo das manifestações contra Jair Bolsonaro que foram realizadas em diversas cidades do Brasil no sábado (29). No vídeo, postado no Instagram do piloto, aparecem imagens aéreas da Avenida Paulista, em São Paulo, coberta pelos manifestantes. "Meu coração está com vocês Brasil", escreveu. 

Lewis Hamilton é conhecido por mostrar engajamento em questões sociais e ambientais. No passado, ele já fez diversas postagens sobre o Brasil relacionadas às milhares de mortes resultantes da Covid-19 e também condenou as queimadas na Amazônia.

Confira a postagem da Mídia Ninja sobre o assunto.


"É um tapa na cara dos brasileiros", diz Luiz Roberto sobre Copa América no Brasil (vídeo)

O Brasil "levou nove meses para responder a carta da Pfizer e respondeu em 10 minutos que vamos fazer a Copa América", criticou o narrador

Luiz Roberto (Foto: Reprodução)

247 - Durante o programa Seleção SporTV nesta segunda-feira (31), o narrador Luiz Roberto fez uma dura crítica à transferência de sede da Copa América para o Brasil, país que vive sob a iminência de uma terceira onda de Covid-19 e que já perdeu mais de 460 mil vidas para doença.

Luiz Roberto criticou a postura do governo Jair Bolsonaro de protelar a decisão por compra de vacinas contra Covid-19, mas, por outro lado, atender prontamente a um pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a realização do torneio: "depois da desistência de vários países irmãos que não têm condições por conta da pandemia de realizar a Copa América, e no país que tem a pandemia descontrolada, que levou nove meses para responder a carta da Pfizer e respondeu em 10 minutos que vamos fazer a Copa América".

"É inaceitável", declarou o narrador. "É uma vergonha, é um acinte, é um tapa na cara dos brasileiros".


Jogos da Copa América devem ser em Brasília, Natal, Manaus e Cuiabá

 Competição acontece no Brasil após torneio ser descartado por Colômbia e Argentina. CBF informou que as definições sobre o campeonato serão feitas pela Conmebol e não confirmou os locais das partidas

(Foto: Divulgação)

(Reuters) - As partidas da Copa América que será realizada no Brasil entre junho e julho devem ser disputadas nas cidades de Brasília, Natal, Manaus e Cuiabá, disse nesta segunda-feira (31)  uma fonte com conhecimento dos planos para a competição.

As quatro cidades têm estádios que foram construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014.

Se confirmadas essas cidades-sedes, a competição ficaria ausente das Regiões Sul e Sudeste, que concentram os principais estádios do país, como o Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Maracanã, no entanto, ainda pode receber a decisão do torneio, de acordo com uma segunda fonte.

A Copa América seria disputada pela primeira vez em sua história em dois países, Argentina e Colômbia, entre 13 de junho e 10 de julho. A Colômbia foi retirada da organização na semana passada, e no domingo a Conmebol anunciou que a competição também não seria realizada na Argentina.

A Argentina enfrenta uma segunda onda feroz de infecções e mortes por coronavírus, enquanto a Colômbia enfrenta protestos intensos desde o mês passado, sem expectativas de fim, em um impasse para o governo.

O Maracanã, no entanto, ainda pode receber a decisão do torneio, de acordo com uma segunda fonte.

A Copa América seria disputada pela primeira vez em sua história em dois países, Argentina e Colômbia, entre 13 de junho e 10 de julho. A Colômbia foi retirada da organização na semana passada, e no domingo a Conmebol anunciou que a competição também não seria realizada na Argentina.

Randolfe convoca presidente da CBF à CPI da Covid

 Rogério Caboclo precisa ser ouvido para esclarecer "que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante o evento", argumenta o vice-presidente da CPI

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) (Foto: Edilson Rodrigues - Agência Senado)

247 - Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta segunda-feira (31) pedido de convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para prestar depoimento à comissão.

Como justificativa, o parlamentar cita o anúncio por parte da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de que o Brasil sediará a Copa América em junho deste ano, mesmo com a iminente terceira onda de Covid-19 no país.

Gilmar Mendes protesta contra repressão em Pernambuco e a violência das PMs: "Até quando?"

 “As cenas de truculência e brutalidade da ação policial em Recife causam imensa preocupação com o despreparo das forças para lidar com manifestações de grande porte, que tendem a se tornar frequentes em 2022", escreveu o ministro do STF Gilmar Mendes nas redes sociais

(Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF | Hugo Muniz/Mídia Ninja | Beto Figueiroa/Mídia Ninja)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes usou as redes sociais para criticar a “truculência e brutalidade” empregada pela Polícia Militar de Pernambuco para reprimir manifestantes que participavam de um ato contra Jair Bolsonaro no sábado (29).

“As cenas de truculência e brutalidade da ação policial em Recife causam imensa preocupação com o despreparo das forças para lidar com manifestações de grande porte, que tendem a se tornar frequentes em 2022. Dois homens que sequer manifestavam perderam um olho. Até quando?”, escreveu Gilmar Mendes no Twitter.

PT vai ao STF contra realização da Copa América no Brasil

 O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) caracterizou o torneio como a "Copa da Morte"

Jair Bolsonaro participa da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Futebol, no Ministério da Cidadania. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

247 - O PT anunciou que entrará no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ação pedindo que a Copa América não seja realizada no Brasil, conforme anunciado pelo CONMEBOL na manhã desta segunda-feira (31)

A ação se soma à do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que também anunciou que vai recorrer ao STF. 

"[O] PT ingressará no STF contra mais este absurdo do Governo Bolsonaro, que busca realizar a Copa da Morte no Brasil", afirmou o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) ao Antagonista. "Continuaremos defendendo a vida, a vacinação ampla e irrestrita e medidas que busquem controlar a disseminação de novas cepas e a segurança para o povo", completou.

Apucarana vacina grupos das comorbidades de 35 a 39 anos nesta terça e quarta

 

Imunização também avança nos próximos dois dias para os portadores de HIV com idade de 35 anos a 39 anos



Amanhã (1) e quarta-feira (2) Apucarana realiza a vacinação da primeira dose contra a Covid nos grupos das comorbidades de 35 anos a 39 anos. A imunização acontece no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio para os que chegam a pé, de 8h30 às 17 horas.
A vacinação também avança nesta terça-feira e quarta-feira para os portadores de HIV com idade de 35 anos a 39 anos. Para esse público a imunização é realizada no NATTA, localizado na Rua Jamil Soni, ao lado da sede da Guarda Municipal, no horário de 8h30 às 15h30. Será necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF e um documento com foto e ainda o cartão de retirada de medicamentos anti retroviral.

Prefeitura de Apucarana estabelece ponto facultativo na sexta-feira

 Na quinta-feira (03/06) é Feriado Nacional de Corpus Christi e, visando a redução de despesas operacionais, foi estabelecido também ponto facultativo na sexta-feira (04/06).


A Prefeitura de Apucarana decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais da administração direta, autárquica e fundacional nesta quinta (03/06) e sexta-feira (04/06). A quinta-feira segue o calendário nacional de feriados, tendo em vista a data religiosa de Corpus Christi. Já na sexta-feira foi decretado como ponto facultativo, visando a redução de despesas operacionais.

No entanto, de acordo com o Decreto 377/2021, os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento do Coronavírus, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e o serviço de coleta de lixo.

Brasil sediará Copa América 2021

 A realização do evento na Argentina havia sido suspensa devido ao agravamento da Covid-19 no país

(Foto: Divulgação)

247 - A CONMEBOL anunciou nesta segunda-feira (31) que a Copa América 2021 será disputada no Brasil. A entidade máxima do futebol sul-americano havia suspendido no domingo (30) a realização do evento na Argentina, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no país. 

Os locais e jogos devem ser confirmados nas próximas horas. O torneio tem início marcado para o próximo dia 13 e a final para 10 de julho. 

A informação foi divulgada pelo Twitter da entidade: 


Mídia francesa destaca manifestações contra Bolsonaro

 Jornais Libération e La Croix destacaram as manifestações contra o governo jair Bolsonaro que ocorreram no último sábado (29)

(Foto: Reprodução)

RFI - "A esquerda toma as ruas contra Bolsonaro" é manchete no jornal Libération. A correspondente do diário em São Paulo, Chantal Rayes, analisa o saldo dos protestos. Ela explica que, após meses de um luto diário e muita revolta devido à gestão da epidemia de coronavírus no Brasil, a parcela insatisfeita da população resolveu finalmente protestar. 

A jornalista explica que a esquerda brasileira surfa na onda da impopularidade de Bolsonaro e se apóia também no retorno do ex-presidente Lula à vida política. A insatisfação desta parcela progressista da população também é impulsionada pela CPI da Covid no Brasil, que colocou em evidência o fracasso do governo em lidar com a epidemia, boicotando o lockdown, defendendo tratamentos duvidosos e hesitando em adquirir vacinas para proteger os brasileiros. 

Segundo Libération, até agora ninguém acreditava na possibilidade de um impeachment de Bolsonaro. Centenas de pedidos de destituição foram encaminhados ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o único que tem o poder de acatar o processo. Mas, o jornal lembra que Lira faz parte do Centrão e é um aliado de Bolsonaro.  

Bolsonaro alucina e diz que “faltou erva para o movimento” ao atacar as manifestações pela vacinação e contra seu governo

 Numa conversa nos portões do Alvorada na manhã desta segunda, Bolsonaro tentou minimizar as expressivas manifestações de sábado e atacou, fiel ao seu estilo: “Faltou erva para o movimento”

Jair Bolsonaro segura banana no Palácio da Alvorada (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


247 - Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira, (31) Jair Bolsonaro atacou as massivas manifestações pela vacinação e contra seu governo do último sábado: “Sabe por que tem pouca gente nessa manifestação da esquerda do último fim de semana? Porque a PF e a PRF estão apreendendo muita maconha pelo Brasil. Faltou erva para o movimento. Faltou dinheiro também”.

Ele também atacou  o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que foi à manifestação em Brasília: “Nessa manifestação do PT, o Kakay estava falando contra mim. Sinal de que estamos no caminho certo”.

“Temos que ter o Brasil de volta. Esses fascistas roubaram à esperança. Mataram 450 mil pessoas. Eu fiz questão de vir de verde amarelo exatamente por isso”, disse Kakay no sábado.

“Principal vertente da investigação será desvendar interesses econômicos por trás da cloroquina”, diz Renan Calheiros

 O relator da CPI da Covid no Senado informou no Bom Dia 247 que o atual foco da comissão é investigar os “eventuais desvios de dinheiro público" e também “desvendar interesses econômicos na defesa cínica da cloroquina”, medicamento que não possui eficácia alguma contra o novo coronavírus. Assista

(Foto: Reprodução | Reuters)

247 - O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), participou do programa Bom Dia 247 nesta segunda-feira (31) e explicou que o atual foco da comissão é investigar os “eventuais desvios de dinheiro público”  e também “desvendar interesses econômicos na defesa cínica da cloroquina”. 

Ele também disse que será peça de investigação na comissão “o interesse dos laboratórios na fabricação da cloroquina e papel de Carlos Wizard nisso tudo”. 

Um dos homens mais ricos do Brasil, o bilionário Carlos Wizard, convocado para depor à CPI, esteve por trás do lobby para mudar a bula da cloroquina e é apontado como membro de um gabinete paralelo ao Ministério da Saúde de aconselhamento a Jair Bolsonaro sobre a pandemia. Além disso, o empresário bolsonarista criou um site indicando o medicamento precoce como tratamento para a Covid-19, que depois foi tirado do ar.