sábado, 1 de maio de 2021

Globo quebra boicote e exibe falas de Lula e Dilma no Primeiro de Maio

 Em reportagem sobre os atos do Dia dos Trabalhadores, Jornal Nacional exibiu depoimentos dos ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso com críticas ao governo de Jair Bolsonaro

(Foto: Reprodução)

247 - O Jornal Nacional, da Globo, quebrou neste sábado (1º) a campanha de notícias negativas que promove contra o PT e exibiu declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidenta Dilma Rousseff sobre o Dia dos Trabalhadores. 

O JN exibiu trecho do pronunciamento de Lula em que o ex-presidente defende a esperança dos trabalhadores contra o genocídio perpetrado por Bolsonaro. "O povo brasileiro é maior do que essa gente que está destruindo o Brasil. O Brasil vai dar a volta por cima", disse Lula. 

Mulher é agredida após pedir para bolsonarista usar máscara dentro do metrô (vídeo)

 Uso da proteção sanitária é obrigatório em transporte coletivo. Comparsas da transgressora chamaram a passageira de "comunista"

A transgressora colocou em risco a saúde de todos os passageiros (reprodução) (Foto: A transgressora colocou em risco a saúde de todos os passageiros (reprodução))

Revista Fórum - Uma mulher que andava de metrô na manhã deste sábado (1º) no Rio de Janeiro foi agredida por uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro após pedir para a bolsonarista usar máscara de proteção contra a Covid-19. Seguidores do presidente fizeram ato esvaziado em Copacabana.

Segundo informações do perfil Brasilfedecovid, a agressora fugiu do vagão logo após a polícia ser acionada. Ela estava junto a um grupo que utilizava camisas da Seleção Brasileira e bandeiras do Brasil, composto, provavelmente, por bolsonaristas que participariam do ato.

Nas imagens, é possível ver as duas discutindo por conta da ausência da máscara no rosto da negacionista, que parte para cima da passageira. Outros apoiadores do presidente ficaram gritando “comunista”

Mamãe Falei é xingado em protesto bolsonarista e é salvo de apanhar pela PM (vídeo)

 Deputado estadual gravava vídeo para o canal dele no YouTube quando foi cercado por bolsonaristas. "Filho da puta", gritaram manifestantes

(Foto: Reprodução)


Metrópoles - O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Patriota), ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi xingado durante uma manifestação realizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste sábado (1º/5), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Arthur do Val conversava com manifestantes e gravava um vídeo para o canal dele, o “Mamãe Falei” – como o deputado também é conhecido –, quando bolsonaristas começaram a xingá-lo.

O deputado estadual foi cercado por apoiadores do presidente Bolsonaro, que o chamavam de “traíra” e de “filho da puta”. Os protestantes usavam vestimentas e adereços verde e amarelo, e a maioria deles estava sem máscara.

 Assista:

Lula no 1º de maio: “já reconstruímos o Brasil uma vez e vamos reconstruir de novo”

 Em pronunciamento no Dia dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula lamentou as mais de 400 mil mortes na pandemia e os retrocessos do governo, mas diz ter confiança de que o País vai dar a volta por cima. "Nós já construímos uma vez esse Brasil. E juntos vamos construir de novo", afirmou Lula. Assista

Ex-presidente Lula se dirige aos trabalhadores neste 1º de Maio (Foto: Reprodução)

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirigiu aos trabalhadores e trabalhadoras neste sábado, 1º de Maio. Lula defendeu que, apesar das mais de 400 mil mortes pela pandemia e dos mais de 14 milhões de desempregados no País, este Dia do Trabalhador seja de esperança.

"Nós já provamos que existe outro jeito de governar. Que é possível garantir a cada trabalhador e a cada trabalhadora o salário digno, a segurança da carteira assinada, o 13º, as férias remuneradas para descansar ou viajar com a família", disse Lula.

Apucarana confirma mais 51 casos de Covid-19 neste sábado

 


A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou mais 51 casos de Covid-19 neste sábado (01) em Apucarana. São agora 9.890 diagnósticos positivos do novo coronavírus. Sem nenhum óbito registrado, o município segue com 259 mortes provocadas pela doença.

Domingo Apucarana vacina pessoas com síndrome de down e renais crônicos

O dia 2 de maio ainda terá imunização para profissionais de saúde de 30 a 39 anos


Apucarana vacinou hoje (sábado) 1.440 pessoas com 60 anos e amanhã (domingo) a imunização no Complexo Esportivo Lagoão será destinada aos profissionais de saúde de 30 a 39 anos, para pessoas com síndrome de down com 18 anos ou mais e ainda para os renais crônicos, que fazem diálise e hemodiálise.
Lembrando que o dia 2 de maio, amanhã, marca o início da vacinação do grupo prioritário das pessoas com comorbidades em Apucarana, o prefeito Junior da Femac destaca que o grupo específico dos renais crônicos terá a oportunidade de imunização contra a Covid também na segunda (3) e terça-feira (4) no Instituto do Rim, às 9 horas e às 16 horas.

“Plano Biden é uma ruptura decisiva com o neoliberalismo”, diz Mercadante

 “Ele se inspira e publicamente assume que foi beber no [Franklin D.] Roosevelt, foi beber no New Deal, na saída da crise de 1929”, comentou o ex-ministro sobre o plano trilionário anunciado pelo presidente dos EUA. Segundo Mercadante, o Brasil precisa “fazer uma mistura entre o New Deal e o Plano Marshall para reconstruir a economia”. Assista na TV 247

Joe Biden e Aloizio Mercadante (Foto: Reuters | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

247 - O ex-ministro Aloizio Mercadante, em entrevista à TV 247, afirmou que o plano trilionário para recuperação da economia norte-americana lançado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é uma “ruptura” com o neoliberalismo e tem inspirações no New Deal e no Plano Marshall.

Randolfe vai convocar ministro da Justiça à CPI

 O motivo: Anderson Torres ameaçou colocar a PF contra governadores

Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros (Foto: Reprodução)

247 – "Acabo de falar com o senador Randolfe Rodrigues. Ele já redigiu o requerimento de convocação de Anderson Torres, ministro da Justiça. Aquele que prometeu botar a PF a serviço do governo na CPI. EM PRIMEIRA MÃO PRA VOCÊS", postou o jornalista Reinaldo Azevedo, em seu twitter.

Floresta amazônica brasileira agora é emissora de carbono devido à degradação

 Entre 2010 e 2019 as perdas de carbono na Amazônia brasileira são cerca de 18% maiores do que os ganhos, afirmou em nota o Instituto Francês de Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRAE)

Vista aérea da Amazônia após queimadas perto de Apuí, no Amazonas 
(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Da RFI - A floresta amazônica brasileira, vítima das mudanças climáticas e das atividades humanas, expeliu nos últimos dez anos mais carbono do que absorveu, uma mudança importante e sem precedentes, de acordo com um estudo publicado esta semana.

Sem as florestas, um dos “pulmões” do planeta, que absorvem entre 25 e 30% dos gases de efeito estufa emitidos pelo homem, as mudanças climáticas seriam muito piores.

Em jantar com empresários, Temer fala em "Ponte para o futuro 2"

 O ex-presidente, que usurpou o poder com o golpe de Estado de 2016, propõe uma nova edição de um documento que traça políticas ruinosas o país

Michel Temer (Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil)

247 - Em jantar com empresários na última quinta-feira (29), Michel Temer revelou a um seleto grupo de convidados que está elaborando uma versão do “Ponte para o Futuro 2”, um programa antipopular e neoliberal. O documento deve ficar pronto ainda neste ano. 

Segundo interlocutores de Temer, o documento deve abordar questões como reformas tributária e administrativa, desemprego, inflação, meio ambiente e a imagem do Brasil no exterior, informa a Coluna do Estadão.

"Bolsonaro tem que cair", diz Felipe Neto

 Ele prevê que Jair Bolsonaro ainda será condenado por crimes contra a humanidade

Felipe Neto e Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação)

247 – "Bolsonaro será condenado nos tribunais internacionais por crimes contra a humanidade. Infelizmente, esses processos levam anos. Porém, vejam imagens de hoje no Parlamento da União Europeia. E vejam a verdade, antes que seja tarde demais. Em 2022, esse homem TEM que cair!", postou o youtuber Felipe Neto em seu twitter. Confira o vídeo que ele divulgou:


Brasileiros já não conseguem pagar suas contas em Miami

 O sonho dourado de viver nos EUA se esvai. A pandemia e a alta dólar alto fazem brasileiros desistirem de viver na Flórida

Coworking brasileiro chega a Miami

247 - Com a pandemia de coronavírus e a desvalorização do real, o sonho de viver nos EUA pesou no bolso de empresários brasileiros que haviam se mudado para passar temporadas prolongadas na Flórida.

Empresas de mudanças internacionais observaram aumento de 60% no fluxo de retorno ao Brasil, informa a Folha de S.Paulo.

Com as restrições impostas devido ao vírus e a alta do dólar, que valorizou quase 30% em relação ao real em 2020 —de R$ 4,014 ao fim de 2019 para R$ 5,189 no mesmo período no ano passado—, ficou caro manter o padrão de vida em regiões nobres de Miami. 

Em 200 falas, Bolsonaro expõe seu negacionismo, que levou mais de 400 mil brasileiros à morte

 A CPI da Covid tem em suas mãos para análise 200 falas de Jair Bolsonaro, em que expõe opiniões contrárias a medidas que evitariam a morte de mais de 400 mil brasileiros

Jair Bolsonaro e covas para mortos por coronavírus (Foto: Agência Brasil | Reuters)

247 - A CPI da Covid está analisando, para efeito de apuração das responsabilidades de Jair Bolsonaro com o descontrole da pandemia, que levou à morte de mais de 400 mil brasileiros até agora, as falas do titular do Poder Executivo em que ele critica o isolamento social e propagandeia o uso da  hidroxicloroquina, medicamento contraindicado pela comunidade científica nacional e internacional para o tratamento da Covid-19. 

A equipe da CPI da Covid vai investigar, entre outras coisas, a propagação por Bolsonaro de discurso negacionista. As falas de Bolsonaro compiladas pela comissão propagandeiam o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, minimizam o coronavírus, chegando a chamá-lo de "gripezinha", destaca reportagem da Folha de S.Paulo. Bolsonaro fez também declarações contra a aquisição de vacinas e a imunização da população. 

“Lula não é o personagem que os americanos querem para o Brasil”, diz Pepe Escobar

 O jornalista alertou os brasileiros para o fato de que a Casa Branca ainda avalia quem irá apoiar nas próximas eleições presidenciais brasileiras. Ele aponta que Lula não é um personagem que os EUA apoiariam e que a preferência é por uma terceira via. “Basta estudar a história recente dos EUA, como funciona Washington, de onde vem esse povo e quais são seus interesses estratégicos”. Assista

Pepe Escobar (Foto: Brasil 247)

247 - O jornalista Pepe Escobar, em entrevista à TV 247, analisou a política externa estadunidense para o Brasil e alertou para o fato de que o governo Biden não avalia o ex-presidente Lula como opção preferencial. Para ele, os Estados Unidos querem uma terceira via, “onde eles vão botar toda a grana e todo o poder de manipulação”.

Brasil chega ao pior Primeiro de Maio de sua história, com 7,8 milhões de empregos perdidos e renda em declínio

 Em um ano de pandemia, o Brasil perdeu quase 8 milhões de empregos e 17 bilhões de reais em renda

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

247 - Dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que o desemprego atingiu o patamar recorde de 14,4% no trimestre encerrado em fevereiro.

Em um ano de pandemia, a massa de rendimentos do trabalho das pessoas ocupadas encolheu 7,4%, uma perda de R$ 16,8 bilhões, na comparação entre o trimestre encerrado em fevereiro de 2021 e o mesmo período do ano passado.

Os dados do IBGE mostram que o Brasil perdeu 7,8 milhões de postos de trabalho em um ano, aponta reportagem da Folha de S.Paulo.

Cristina Serra diz que Paulo Guedes tem aversão a pobres

 Guedes é exemplo extremo de 'aporofobia', aversão a pobres, escreve a colunista da Folha de S.Paulo

(Foto: Reprodução | ABr)


247 - "Merece ampla discussão o plano do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a retomada pós-pandemia, especialmente pelo que propõe sobre o papel do Estado numa economia capitalista e numa sociedade profundamente desigual como a norte-americana", escreve Cristina Serra na Folha de S.Paulo.

"Biden quer criar empregos para a classe média e trabalhadores com menor qualificação, aumentar o valor do salário mínimo, ampliar a educação pública e melhorar o acesso à saúde" (...), ficando a saber "quem vai pagar a conta dos investimentos do Estado". 

A colunista aponta que Biden quer elevar a carga tributária das empresas e daqueles que engordaram suas fortunas ainda mais durante a pandemia. 

"No Brasil, porém, falar em aumento de carga tributária dos mais ricos (inclusive no âmbito de uma reforma sobre o tema) é um debate interditado, sobretudo em parte da grande mídia, que deveria amplificá-lo. Esta parece domesticada pelo 'mercado' e se comporta como porta-voz de Paulo Guedes em seu projeto de desossar o Estado e seu papel de indutor da mobilidade social".

"Guedes é exemplo extremo de "aporofobia", expressão cunhada pela filósofa espanhola Adela Cortina para definir a aversão aos pobres e que se manifesta de diversas formas no mundo contemporâneo. A palavra vem do grego áporos (pobre) e fobéo (rejeitar)".

Leia a íntegra.

Arapongas registra 84 novos casos de Coronavírus, 43 curados e dois óbitos

 

Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta (30/04), o registro de 84 novos casos, 43 curados COVID-19 e 02 óbitos registrados no município. Neste momento, o município totaliza 14.909 casos, dos quais 14.264 já estão curados (95,7%), 274 ainda estão com a doença e, infelizmente, 371 vieram a óbito. Ao todo, já foram realizados 55.159 testes.