sábado, 17 de abril de 2021

Brasil registra 2.929 mortes em 24 horas e mais de 67 mil novos casos de Covid-19

Desde o início da pandemia, 371.678 brasileiros morreram vítimas da Covid e outros 13,9 milhões de casos de contaminação foram confirmados

(Foto: Divulgação)

247 - Neste sábado (17), o Brasil registrou 2.929 mortes nas últimas 24 horas em decorrência da Covid-19, além de 67.636 novos casos de contaminação. Os números constam em boletim divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

No total, o país registra 371.678 óbitos e 13,9 milhões de casos confirmados da doença.

A média de mortes, que considera os sete últimos dias, ficou em 2.906, antes 2.862 registrada na sexta-feira. 

Noblat defende que STF deve desculpas a Lula pelos 580 dias de prisão injusta

 "Se ao Supremo Tribunal Federal cabe errar por último, cabe, portanto, pedir desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", defendeu o jornalista Ricardo Noblat

Noblat: ou a Justiça anula o processo de Lula ou desce ao esgoto


247 - O jornalista Ricardo Noblat, defendeu neste sábado (17), em sua página nas redes sociais, que após decidir pela anulação por incompetência dos processos da 13ª Vara Federal de Curitiba contra Lula, cabe ao Supremo Tribunal Federal pedir desculpas a Lula. 

"Se ao Supremo Tribunal Federal cabe errar por último, cabe, portanto, pedir desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos processos que ele respondeu na 13ª Vara Federal de Curitiba, e os 580 dias que passou preso por lá", escreveu o jornalista.

Curitiba, e os 580 dias que passou preso por lá", escreveu o jornalista.


Com duas vacinas, Cuba está a um passo de ser o menor país do mundo a produzir imunizantes contra covid-19

 

                                                                                                                                                      Reprodução


Da Época:

Com suas vacinas Soberana 2 e Abdala na última fase dos testes clínicos, Cuba vive a expectativa de ser o menor país a produzir seu próprio imunizante contra Covid-19 e o primeiro da América Latina. Cientistas que acompanham os ensaios projetam que, tendo o aval da agência reguladora local, a vacinação possa começar entre julho e agosto.

Apucarana confirma mais 54 casos de Covid-19 neste sábado


Mais 54 casos de Covid-19 foram confirmados em Apucarana neste sábado (17) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). São agora 9.166 registros positivos do novo coronavírus. Sem nenhum novo óbito, o município segue com 238 mortes provocadas pela doença.

Os novos resultados positivos vieram do Laboratório Central do Paraná (Lacen). São 28 homens (entre 1 mês de idade e 69 anos) e 26 mulheres (entre 14 e 87 anos). Todos estão em isolamento domiciliar;

Neste domingo Apucarana vacina pessoas de 63 anos

 

Hoje foram imunizados 1.111 idosos de 64 anos no Lagoão


Após imunizar 1.111 pessoas de 64 anos contra a Covid-19 neste sábado (17), Apucarana vai vacinar amanhã (18), entre 8h30 e 17 horas, idosos de 63 anos com a primeira dose. O atendimento segue concentrado no Complexo Esportivo Lagoão, tanto pelo sistema drive-thru como dentro do ginásio para quem chegar a pé.
Já na segunda-feira (19) a vacinação prossegue com a aplicação da segunda dose em idosos de 74 anos. Será no Lagoão, entre 8h30 e 17 horas.
O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, lembra da necessidade de apresentar o cartão do SUS ou CPF e um documento com foto no momento da vacinação. Quem vai tomar a segunda dose ainda deve levar a carteirinha onde está registrado o recebimento da primeira dose.
O prefeito Junior da Femac lembra que no momento da vacinação está acontecendo à doação voluntária de alimentos não perecíveis. A Campanha Vacina Solidária já arrecadou cerca de 4 toneladas de alimentos.

Lenio Streck: nenhum procurador vai reaproveitar provas produzidas sob Moro

 "Nenhum procurador vai reaproveitar provas produzidas sob Moro, pois dará à defesa de Lula a oportunidade de contestá-las em todas as instâncias", afirma Lenio Streck

(Foto: OAB)


Viomundo Cotado para ser futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, o jurista Lenio Luiz Streck ajudou a popularizar o debate sobre questões de Direito, especialmente através de sua coluna no Consultor Jurídico, mas também nos debates promovidos pela rádio e tv Unisinos.

Lenio, ex-integrante do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, é autor de cerca de 80 livros, um dos quais ganhou o prêmio Jabuti, em 2014.

Em 2015, ele participou de um debate com o juiz federal Sergio Moro, em que criticou o protagonismo judicial (seguir o link).

Moro estava no auge de seu poder, mas foi demolido.

Em entrevista ao Viomundo, o jurista analisou os votos contrários de Kassio Nunes Marques, Marco Aurélio e Luiz Fux à decisão do ministro relator Edson Fachin, da Lava Jato, de anular os processos do ex-presidente Lula em Curitiba e transferí-los para o Distrito Federal — há a possibilidade de que acabem em São Paulo.

Incerto sobre qual decisão o plenário do STF tomará na semana que vem, quando julgará se mantém ou não a decisão da Segunda Turma que considerou Moro suspeito no caso do triplex, de uma coisa Lenio tem certeza.

Os futuros procuradores que lidarem com os processos de Lula em Brasília ou São Paulo dificilmente vão reaproveitar as provas produzidas sob Moro em Curitiba, uma vez que a defesa poderá voltar a contestá-las em todas as instâncias, inclusive com o uso das gravações que foram apreendidas pela Polícia Federal na Operação Spoofing.

Renan Calheiros acusa Bolsonaro de manobrar no TCU para se blindar de crime de responsabilidade

"Trocar ministro do TCU para tentar driblar a inconstitucionalidade do que foi aprovado pelo Congresso é absurdo", apontou o senador Renan Calheiros (MDB-AL)

Renan Calheiros e Jair Bolsonaro (Foto: Pedro França/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)

247 - O senador Renan Calheiros (MDB-AL) acusou o governo Jair Bolsonaro de tentar manobrar para conseguir a maioria no Tribunal de Contas da União (TCU) e se blindar contra uma acusação de eventual crime de responsabilidade por causa da sanção do Orçamento de 2021. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

"O Orçamento atual é um verdadeiro tour da França. Festival de irregularidades e sequestro de R$ 51 bi para emendas parlamentares e do ex-relator. Trocar ministro do TCU para tentar driblar a inconstitucionalidade do que foi aprovado pelo Congresso é absurdo", disse Renan em sua página no no Twitter.

De acordo com a colunista, um dos ministérios do TCU, Raimundo Carreiro, comunicou ao senador que pode deixar o TCU para assumir uma embaixada de Portugal, abrindo vaga para que Bolsonaro indique um novo ministro ligado a ele.

Um dos nomes aventados é o do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

"O jogo de xadrez pode enfrentar dificuldades. Já há articulações em andamento para que a senadora Katia Abreu, que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, dificulta a indicação de Carreiro para qualquer embaixada, já que ela teria que ser aprovada pelo colegiado", salientou Mônica. 

Dino: não há dúvida de que Lula é inocente

 O governador Flávio Dino, que é ex-juiz federal, analisou a decisão do STF que garantiu a liberdade política de Lula e ressalta que não há dúvidas da sua inocência


(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


247 - O governador do Maranhão, Flávio Dino, que é ex-juiz federal, analisou em suas redes sociais a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu a liberdade política do ex-presidente Lula e ressalta que não há dúvidas da sua inocência. 

“Sobre a polêmica se o STF “inocentou” Lula, a resposta é positiva. Está na Constituição, art. 5º, LVII. Se nem existe sentença penal condenatória, não há nenhuma dúvida de que o acusado é inocente. Para um autêntico democrata, Constituição é coisa séria, não mera folha de papel”, disse Dino. 

Lula culpa governo pelo cenário de miséria: “Brasil poderia ter qualquer outro problema, menos a fome”

 Ex-presidente foi ao sindicato dos Metalúrgicos do ABC neste sábado contribuir na campanha de arrecadação de alimentos para famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e lamentou a situação grave que o brasileiro enfrenta


247 - O ex-presidente Lula foi ao sindicato dos Metalúrgicos do ABC neste sábado (17) contribuir na campanha de arrecadação de alimentos para famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e lamentou a situação grave que o brasileiro enfrenta. 

"Este país tem terra, tem produção. Não tem outra explicação para a fome do que a irresponsabilidade de quem governa esse país. O Brasil poderia ter qualquer outro problema, menos a fome”, apontou Lula. 

O petista ainda lembrou que, durante as gestões do PT, “o Brasil saiu do mapa da fome e 2012” e agora volta a enfrentar situação de miséria. 

Apucarana abre o “Espaço das feiras”

 

Área coberta com cerca de 4 mil metros quadrados garante mais funcionalidade e conforto aos feirantes e consumidores

(Foto/PMA)

O Espaço das Feiras, na rua Talita Brezolin, passou a ser utilizado neste sábado (17) pela Feira do Produtor e consumidores em geral. E, amanhã (18) também acontece no local, a tradicional feira dominical.

O local foi projetado e totalmente equipado para garantir mais funcionalidade e conforto aos feirantes e aos consumidores apucaranenses. O prefeito Junior da Femac em diálogo mantido com os feirantes decidiu liberar a utilização do espaço. “A entrega oficial fica para um momento mais adequado, quando for superado este estágio mais grave da pandemia do coronavírus”, explicou.

O pavilhão com estandes de comércio têm 100 metros de comprimento por 40 metros de largura e já dispõe de todos equipamentos necessários, incluindo pias com torneiras, balcões, sanitários, playground, estacionamento e demais melhorias adaptadas no entorno do local.

CNBB critica ações do governo Bolsonaro na pandemia


Assembleia da CNBB (Foto: Reprodução/Twitter/CNBB)

A 58ª Assembleia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), encerrada nesta sexta-feira, 16, foi marcada por cobranças ao presidente Jair Bolsonaro, principalmente em relação à pandemia. Na mensagem ao povo brasileiro, o episcopado criticou o negacionismo e o desprezo às medidas sanitárias que caracterizaram as ações do governo federal durante a crise sanitária. Os bispos disseram que o momento exige "competência e lucidez" dos governantes e cobraram "auxílio emergencial digno pelo tempo que for necessário". Também defenderam o respeito às restrições impostas pela pandemia.

Segundo a CNBB, o País vive uma grave crise sanitária, econômica, ética, social e política, intensificada pela pandemia, que traz consequências mais desafiadoras na vida dos pobres e fragilizados. Nesta sexta-feira, o Brasil chegou a 369.024 mortos pela covid-19 e a 13,8 milhões de pessoas infectadas. Os bispos destacaram o papel da Igreja de, por exigência do Evangelho, assumir posicionamento em questões sociais, econômicas e políticas e disseram não poder se calar "quando a vida é ameaçada, os direitos desrespeitados, a Justiça corrompida e a violência instaurada".

Parlamentares invadem hospital e tentam acessar área restrita para pacientes da Covid-19

 Um grupo de sete parlamentares invadiu o Hospital Geral de Guarulhos. Um dos envolvidos é o vereador Lucas Sanches (PP)

Imagens das câmeras de segurança mostram momento da invasão (Foto: Reprodução)

Revista Fórum - A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo publicou uma sequência de tuítes nesta sexta-feira (16) lamentando uma invasão promovida por um grupo de parlamentares no Hospital Geral de Guarulhos. A secretaria divulgou imagens de câmeras de segurança mostrando a ação.

"Parlamentares invadiram o Pronto Socorro e tentaram acessar – à força – a área restrita do hospital para atendimento a casos graves de COVID-19, onde é permitida apenas a circulação de profissionais de saúde, promovendo aglomeração e risco à equipe e aos pacientes da ala", diz o perfil da secretaria no Twitter.

Nas imagens, sete homens avançam pelos corredores do hospital, filmando toda a ação. 

Os nomes dos parlamentares envolvidos não foram revelados pela Secretaria. Um dos envolvidos é o vereador Lucas Sanches (PP). Ele publicou em seu perfil no Facebook um vídeo da ação.

Leia mais na Fórum. 

PGR diz a Alexandre de Moraes ter identificado autores de atos contra a democracia

 Ministro do STF investiga as milícias bolsonaristas que atuam contra as instituições

Ministro do STF Alexandre de Moraes (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Da revista Fórum  A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou uma notificação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana informando que já foram identificados os promotores dos chamados atos antidemocráticos e dos ataques ao STF no ano passado.

Segundo informações divulgadas pelo jornalista Aguirre Talento, do Jornal O Globo, nesta sexta-feira (16), Moraes recebeu os nomes para ser informado do andamentos das investigações.

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, ainda pediu ao ministro que os suspeitos tenham o sigilo bancário quebrado com o objetivo de identificar os financiadores dos atos. 

Leia a íntegra na Fórum.

"Lava Jato foi manipulada para entregar o petróleo", diz Requião

 Ex-senador avalia que o ex-juiz Moro, condenado pelo STF, e os procuradores de Curitiba, atuaram contra os interesses do Brasil

Requião e Moro (Foto: Leonardo Lucena)

247 – O ex-senador Roberto Requião, do MDB do Paraná, concorda com a tese de que o ex-juiz Sérgio Moro, condenado por parcialidade pelo Supremo Tribunal Federal, trabalhou a serviço dos Estados Unidos e contra os interesses do Brasil, conforme apontou reportagem do jornal francês Le Monde.

"Nunca afirmei que a lava jato não se deparou com uma série pesada de desvio de dinheiro público. Apenas sempre afirmei que foi manipulada para entregar o país, nosso petróleo, nossa soberania, escravizar os trabalhadores, em benefício de interesses de outros países", apontou em seu twitter.

Sputnik V será entregue primeiro aos governadores

 Somente após a entrega aos estados serão entregues as doses encomendadas pelo governo federal

Vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V (Foto: Vladimir Gerdo/TASS/ Reuters)

247 - O laboratório que produz a vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, anunciou que os imunizantes serão entregues primeiro aos governadores. As entregas encomendadas pelo governo federal serão entregues depois, informa a coluna de Guilherme Amado, na Época

Segundo o jornalista, governadores suspeitam que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) demora em aprovar o imunizante para que Jair Bolsonaro não passe um novo constrangimento na compra de vacinas. 

Ontem (16), a agência enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) documentos que apontam incertezas e "pontos críticos" relacionados à qualidade, eficácia e segurança da Sputnik V.

"É preciso agora processar o vende-pátria Moro", diz Stédile

 Líder do MST diz que anulação dos processos contra Lula não basta. É também preciso punir o ex-juiz condenado por parcialidade

Stedile: Moro criou um clima propício para o golpe


247 – O líder do MST, João Pedro Stédile, avalia que a anulação dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, repõe apenas parcialmente a justiça no Brasil. Segundo ele, é também necessário punir o ex-juiz Sérgio Moro, condenado por parcialidade pelo Supremo Tribunal Federal, e que, segundo reportagem do jornal francês Le Monde, trabalhou a serviço dos Estados Unidos e contra os interesses do Brasil.

"O STF confirmou a inocência do @LulaOficial e devolveu seus direitos políticos. Antes tarde do que mais tarde ou nunca! Agora, falta processar o vende-pátria do ex-juiz e ex-ministro e ex-tudo Sérgio Moro. Que se exile em Miami com a vergonha que está passando", postou Stédile em seu twitter.

Golpe contra Dilma completa cinco anos, marcados pela destruição da economia, das instituições e da imagem do Brasil

 No dia 17 de abril de 2016, Eduardo Cunha conduziu a sessão mais infame da história da Câmara dos Deputados, dando início a um período de destruição nacional, que abriu as portas para a retirada de direitos dos trabalhadores, para a entrega do petróleo e para a ascensão do fascismo

Dilma Rousseff e Eduardo Cunha


247 – No dia 17 de abril de 2016, há exatos cinco anos, o Brasil provocou perplexidade internacional, ao revelar ao mundo que uma sessão da Câmara dos Deputados seria capaz iniciar um processo de impeachment contra uma presidente honesta, Dilma Rousseff, com votos de parlamentares corruptos, como Eduardo Cunha, e exaltadores da tortura, como Jair Bolsonaro. Naquele dia, foi realizada a sessão mais infame da história da Câmara dos Deputados, a partir de uma farsa: a tese das "pedaladas fiscais" criada pelo PSDB para retornar ao poder após quatro derrotas eleitorais.

Governo Bolsonaro se preocupa com aproximação de Lula ao empresariado e evangélicos e deve intensificar articulação

 O ex-presidente Lula vem promovendo o diálogo com o empresariado e setores evangélicos. Movimentações preocupam deputados e senadores governistas, que incentivam Bolsonaro a intensificar campanha

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Stuckert e Agência Brasil)

247 - Percebendo que o eleitorado vem migrando para o ex-presidente Lula nas pesquisas de opinião sobre a disputa presidencial em 2022, Jair Bolsonaro deve começar a buscar fortalecer sua base de empresários e setores evangélicos.

O presidente foi aconselhado por deputados e senadores governistas a realizar, no segundo semestre, viagens a templos pentecostais e reforçar que cumprirá a promessa de indicar um ministro "terrivelmente evangélico" para o STF (Supremo Tribunal Federal). Isso vem após pedido do próprio Lula para que lideranças petistas priorizem o diálogo com os evangélicos. 

Em editorial, Estadão ataca Lula e Lewandowski e fala em "tenebrosa passagem do lulopetismo pelo poder"

 O texto ataca o voto de Lewandowski como um "arroubo inconsequente", diz que Lula se apresenta como vítima apesar da comprovação de perseguição por Sergio Moro e critica os "desmandos do PT" e a "tenebrosa passagem do lulopetismo pelo poder"

O ministro do STF Ricardo Lewandowski e o ex-presidente Lula (Foto: ABr | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

247 - Em editorial intitulado 'A recidiva', o Estadão reagiu à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que mantém a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba sobre os processos do ex-presidente na Lava Jato, garantindo seus plenos direitos políticos.

Para o jornal paulista, o voto do ministro Ricardo Lewandowski no julgamento foi um "arroubo inconsequente" que alimenta o discurso de que Lula é vítima de perseguição.

Gisele Cittadino: ‘em qualquer lugar sério, a turma de Curitiba estaria presa’

 De acordo com a jurista, os procuradores da Lava Jato de Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro traíram o Brasil ao colaborarem secretamente com os Estados Unidos e a Suíça. A cooperação clandestina já foi, inclusive, destaque na imprensa internacional. Assista na TV 247

Gisele Cittadino, Sergio Moro e Deltan Dallagnol (Foto: Divulgação)


247 - A jurista Gisele Cittadino, integrante do Grupo Prerrogativas (Prerrô) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), afirmou à TV 247 que em qualquer país sério do planeta os procuradores da Lava Jato de Curitiba estariam na cadeia.

“Em qualquer país sério do mundo, o lugar dessa gente era na cadeia, ou pelo menos afastados dos serviços. Em qualquer lugar sério eles estariam presos”, afirmou a jurista.

Hospital de Apucarana terá usina de oxigênio

 

Primeira reunião de planejamento da obra, com membros da comissão de coordenação, foi realizada nesta semana

(Foto/Divulgação)

O projeto do Hospital de Apucarana (HA) vai dispor de uma usina para produção de oxigênio. A proposta foi consenso na primeira reunião da comissão de coordenação da obra, presidida pelo vice-prefeito Paulo Sérgio Vital. O tema foi levado ao conhecimento do prefeito Junior da Femac que, de imediato, aprovou a inclusão da usina de oxigênio no projeto de reforma geral e readequações no prédio do antigo Hospital São José.

Vital argumenta que a proposta da usina está relacionada à situação atual, com o agravamento da pandemia do Coronavírus, que tem levado um grande número de pessoas à internação hospitalar. “Um significativo número de pacientes têm gerado alto consumo de oxigênio e, diante deste quadro e da possibilidade de desabastecimento, decidimos optar pela implantação de uma usina de oxigênio”, justificou o vice-prefeito.

O projeto da obra que começa a ser executado por equipe de engenheiras e arquitetas da Prefeitura de Apucarana foi discutido detalhadamente em reunião realizada na última quinta-feira (15), no salão nobre. Está prevista a reforma e readequação total do prédio de quatro pavimentos, com área de 2.687 metros quadrados. No local funciona hoje a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), que será transferida para outro local.

COVID-19: Arapongas registra 43 novos casos, 62 curados e um óbito

 


Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira (16/04), o registro de 43 novos casos, 62 curados COVID-19 e 01 óbito registrados no município. Neste momento, o município totaliza 14.117 casos, dos quais 13.574 já estão curados (96,2%), 203 ainda estão com a doença e, infelizmente, 340 vieram a óbito. Ao todo, já foram realizados 52.955 testes.