Durante reunião
virtual organizada pelo G7, prefeito de Apucarana reiterou posição das
lideranças do Vale do Ivaí contra a instalação de uma nova praça de pedágio na
região
(Foto: PMA)
Após participação
na reunião técnica virtual organizada pelo G7, grupo composto pelas principais
entidades do setor produtivo paranaense, para debater os projetos previstos no
“Lote 3” do novo modelo de concessão de rodovias do Paraná, o prefeito de Apucarana,
Júnior da Femac, ressaltou nesta quarta-feira (17/03) a necessidade das
lideranças da região permanecerem atentas e participativas das discussões.
Com
transmissão on-line pelo “Canal da Indústria” do Sistema Federação das
Indústrias do Paraná (Fiep) na rede social “Youtube”, a reunião contou com a
participação de integrantes do Ministério de Infraestrutura, Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT) e da EPL – Empresa de Planejamento e
Logística, que realizou os estudos que estão servindo de parâmetro para o
edital de licitação da concessão – com contrato previsto de 30 anos – em
elaboração pelo Governo Federal.
“Juntamente
com as demais lideranças do Vale do Ivaí, que estão atentas a este tema,
Apucarana está em vigilância permanente contra instalação de mais uma praça de
pedágio em nossa região. Não vamos aceitar uma praça entre Apucarana e
Califórnia. Já deixamos isto bem claro para o Ministério da Infraestrutura,
para a ANTT, para a EPL”, disse o prefeito Júnior da Femac ressaltando que além
da força das lideranças, o pleito conta com apoio da população e muitas
federações do setor produtivo.
Durante
sua fala, Júnior salientou que no trecho entre Apucarana e Mauá da Serra existe
um trânsito praticamente local onde é comum uma pessoa morar em uma cidade e
estudar ou trabalhar em outra. “Não por acaso, mas porque assim foi pensado
pela Companha de Terras Norte do Paraná há quase 100 anos, justamente para ter
essa sinergia e integração entre as cidades, o que vem acontecendo muito bem e
é isso que deixa o Norte do Paraná forte. Apucarana e o Vale do Ivaí fortes”,
contextualizou o prefeito.
Na sua
avaliação, com as argumentações já feitas à ANTT, tudo se encaminha para que
não se concretize a instalação de uma nova praça de pedágio entre Apucarana e Califórnia.
“Contudo, temos que ficar permanentemente atentos para que não venha um pacote
sem que se tenha bastante discussão”, reforçou.
A
reunião técnica virtual desta quarta-feira contou com a participação de líderes
de várias partes do estado e discutiu exclusivamente o Lote 3, que é o que
engloba Apucarana, Londrina e Ponta Grossa. “Região da BR-376, rodovia que
escoa toda a produção do Norte paranaense via Porto de Paranaguá”, lembrou
Júnior da Femac.
“Reunião
técnica trouxe avanços”, avalia prefeito
Na
avaliação do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, a reunião proposta pelo G7
foi valiosa. “Ao que pareceu, o próprio pessoal do Ministério da Infraestrutura
já se mostra bastante sensível aos nossos protestos. Durante minha participação
reforcei todos os pontos de um documento que protocolei no dia 2 de março junto
à ANTT e que é nossa posição, ou seja, de que não pode haver praça de pedágio
entre Apucarana e Mauá da Serra. Também solicitei a antecipação das obras de
construção do Contorno Leste, que a rigor já pagamos e já era para ter sido
executada dentro da concessão que se encerra em novembro deste ano. Além disto,
devido a previsão do referido contorno, a prefeitura carreou para a região
diversos investimentos de expansão nas áreas habitacional e industrial. Frisei
a importância da duplicação do Contorno Norte e também cobrei que o novo
contrato inclua a construção de mais passarelas no trecho concessionado. Além
das duas já previstas no projeto, uma na altura do Distrito de Vila Reis e
outra no Contorno Norte, ressaltei a necessidade de pelo menos mais dois
equipamentos deste, sendo um no Contorno Sul, próximo ao viaduto da Nova
Ukrânia e rua Sussumo Shimura, e outro defronte ao 30º BIMec. Também cobrei a
inclusão de obras complementares no viaduto do Contorno Sul, com a construção
de uma alça adicional para facilitar acesso ao contorno e também o retorno para
a cidade”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.