quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Prefeitura entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde

 Recurso tecnológico vai agilizar os procedimentos feitos pelos servidores na Atenção Básica de Saúde


A prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), iniciou a entrega de tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS) utilizarem no registro de informações durante as visitas domiciliares. A Unidade Básica Saúde Osvaldo Damin foi escolhida para ser a unidade piloto na implantação deste recurso tecnológico.

Cada um dos 9 agentes comunitários de saúde da Osvaldo Damin recebeu, manhã de hoje (29), os tablets das mãos do vice-prefeito Paulo Vital, representando o prefeito Junior da Femac, e do secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega. “Os ACS vão passar por uma capacitação a cargo dos técnicos do Departamento de Informática da prefeitura para utilização deste equipamento. A distribuição dos tablets, adquiridos com recursos do município, vai acontecer de forma gradativa em todas as 26 UBSs do município”, informa Bachiega,

De acordo com Bachiega, os 197 ACSs da Autarquia de Saúde serão contemplados com o equipamento dentro do primeiro trimestre de 2022. “Posteriormente vamos entregar tablets também para os agentes de endemias. Queremos informatizar todo o serviço de atendimento domiciliar prestado pela rede pública municipal de saúde, com o objetivo de tornar as visitas mais efetivas e eficientes”, afirma Bachiega.

O vice-prefeito Paulo Vital destacou a importância dos ACSs para o sistema público de saúde. “Esse profissional é responsável por efetuar a cadastro de todo histórico do paciente durante a visita domiciliar. Essas informações eram anotadas em fichas de papel e posteriormente lançadas no computador das UBS. Vamos evitar esse trabalho dobrado”, destaca Vital.

As informações, complementa o vice-prefeito, serão registradas offline nos tablets na residência do paciente e a partir do acesso ao Wi-Fi das UBSs serão lançadas automaticamente no sistema de saúde do município. “A gestão Junior da Femac tem o compromisso de avançar na saúde e temos o papel de proporcionar instrumento de trabalho cada vez melhor aos servidores. Em alguns dias teremos o reflexo positivo deste momento na qualidade do atendimento dos pacientes”, analisa.

A avaliação do vice-prefeito é compartilhada pelo o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente. “Acompanhando a evolução tecnológica do sistema SUS, os tablets representam um avanço na qualidade do trabalho prestado pelos servidores. São equipamentos com acesso ao aplicativo e-SUS Território, sistema do Ministério da Saúde, potencializando a informatização da rede de atenção básica e garantindo a confiabilidade das informações e cadastro”, diz Odarlone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário