Existe a possibilidade de Bolsonaro perder em 2022 e ficar sem mandato e vulnerável. Vitor Marchetti aborda um cenário em que ele se lance a um outro cargo
247 - Jair Bolsonaro “tem uma trajetória marcada pelo espírito de sobrevivência”, observa o professor Vitor Marchetti, da Universidade Federal do ABC. Por isso, Bolsonaro pode desistir da candidatura à presidência em 2022, pois hoje ele “tem uma coleção de crimes” e de inimigos, prevê o analista.
De acordo com o cientista político, Bolsonaro sabe que existe a probabilidade de derrota eleitoral em 2022. “É um cenário em que, em 2023, sem mandato, ele estará muito mais vulnerável às ações da Justiça”, explica. Bolsonaro “tem um caminhão de inimigos e de crimes a se preocupar em 2023. Sem mandato político, ele tem uma vulnerabilidade enorme”, argumenta.
Diante dessa possibilidade de Bolsonaro ficar sem mandato, Marchetti coloca alguns cenários, como ele se lançar a algum outro cargo para tentar se proteger com imunidade parlamentar. Ele poderia, por exemplo, se retirar da disputa presidencial para construir uma candidatura ao Senado. A alternativa, diz ele, pode vir também dos militares, que atualmente sustentam o governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário