"É impossível para mim dizer se veremos variantes novas ou mais perigosas no futuro", afirmou Hans Kluge, que defendeu a vacinação
Da Agência Tass – O Diretor Regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a Europa, Hans Kluge, considera impossível prever quando terminará a pandemia de COVID-19. "É impossível para mim dizer se veremos variantes novas ou mais perigosas no futuro. Não sei quando a pandemia vai acabar, mas posso dizer como. A pandemia vai acabar quando chegarmos a 70% de cobertura em todo o mundo. Terminará quando formos capazes de desenvolver medicamentos antivirais eficazes e seguros para tratar as pessoas que contraem COVID-19 ", disse Kluge à TASS na segunda-feira.
O funcionário da OMS também enfatizou a necessidade de fortalecer os sistemas de saúde em todo o mundo e educar os futuros profissionais de saúde para estarem melhor preparados para a próxima pandemia. “Terminará quando fortalecermos nossos sistemas de saúde e treinarmos nossos futuros profissionais de saúde para estarem melhor preparados para a próxima pandemia. Terminará quando pararmos de responder à crise como Estados-nação autônomos, mas coletivamente como uma família humana. Vai acabar quando todos nós nos armarmos com a ciência e assumirmos a responsabilidade por nossas ações ", disse o diretor regional da OMS.
Kluge destacou que o COVID-19 provavelmente se tornaria endêmico, como a gripe ou os quatro outros tipos de coronavírus que causam o resfriado comum. "Prevemos que uma mistura de imunidade natural e adquirida por vacina acabará por ajudar a acabar com esta pandemia. Cabe a nós fazer tudo o que pudermos para suprimir a transmissão e seguir em frente. Podemos nunca estar livres de COVID, mas podemos certamente estará livre de pandemia ", afirmou o funcionário da OMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário