A TV Globo voltou a ser contemplada com a maior fatia do investimento
de publicidade da Secom. Fábio Faria é o ministro das Comunicações e genro de
Silvio Santos. Em junho de 2020, ele foi obrigado a seguir uma determinação do
Tribunal de Contas da União (TCU). A emissora líder em audiência passou
novamente a receber mais recursos. Paralelamente, o SBT teve uma redução de
investimento.
Entre 2019 e 2021, a TV Globo recebeu um total de R$
47,2 milhões de investimento: R$ 11,7 milhões em 2019, R$ 16 milhões em 2020 e
R$ 19,5 milhões em 2021. O SBT, por sua vez, recebeu mais, mas perdeu
investimento nos últimos anos. Em 2019, a emissora recebeu R$ 20,4 milhões. No
ano seguinte, R$ 16,6 milhões. Neste ano, foram R$ 16,5 milhões.
Relatório do TCU de novembro de 2019 indicou que a Secom do governo destinava
maiores percentuais de verbas publicitárias para a Record TV e o SBT, mesmo que
as emissoras não sejam líderes em audiência. O documento indicava assimetria no
pagamento.
Globo recebeu valores desproporcionais
Os valores recebidos pela Globo são desproporcionais à
sua audiência. A emissora contou com 31% da audiência nacional no período, mas
só recebeu 10% do total de verbas da Secom. A RecordTV, por sua vez, recebeu
proporcionalmente: 12% do investimento total para a mesma porcentagem de
audiência nacional. A Band e a RedeTV! seguem a mesma lógica, respectivamente
3% e 1% de investimento e audiência.
O SBT teve mais investimento do que
audiência. A emissora de Silvio Santos teve 11% dos investimentos, mas só 10%
da audiência.
A informação é do Poder360.
Fonte: DCM
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