Nesta quinta-feira (18/11), a Autarquia Municipal de Educação realizou a condecoração da professora Alessandra Costa e dos alunos Vitória Santos, Bruna de Oliveira e Pedro Lavarias, que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e no Prêmio MPT na Escola
A Prefeitura de Apucarana realizou, na tarde desta quinta-feira (18/11), a cerimônia de condecoração da professora Alessandra Cristina Fernandes Costa e das alunas Vitória da Silva Santos e Bruna Rafaela Sanches de Oliveira, que se destacaram na 7ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, e também do aluno Pedro Leonardo Gerelus Lavarias, classificado no Prêmio MPT na Escola.
A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é promovida a cada dois anos pelo Instituto Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo o país.
Em sua sétima edição, o concurso propôs que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental produzissem um poema sobre o tema O lugar onde vivo. Já os educadores foram convidados a escrever um relato de prática sobre o mesmo gênero textual.
As produções da professora Alessandra Cristina Fernandes Costa e das alunas Vitória da Silva Santos e Bruna Rafaela Sanches de Oliveira, da Escola Municipal Augusto Weyand, foram premiadas na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A secretária de educação, Marli Fernandes, destacou os investimentos feitos, nos últimos anos, para despertar o gosto pela leitura e escrita entre os estudantes da rede municipal de Apucarana “Além de sempre motivarmos as crianças a participarem de competições de conhecimento como essas, nós implantamos bibliotecas itinerantes em todas as salas de aula das escolas municipais, de modo que os livros estão sempre ao alcance das mãos dos alunos, e também promovemos anualmente uma semana literária e um sarau de poesias. É impressionante como os nossos meninos e meninas vêm respondendo positivamente aos incentivos que recebem,” afirmou.
O Prêmio MPT na Escola, por sua vez, é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho que visa conscientizar as famílias e a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil. Todos os estudantes das turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, das 35 escolas municipais de Apucarana, participaram da edição deste ano do concurso.
O poema escrito pelo aluno Pedro Leonardo Gerelus Lavarias, da Escola Professora Marta Pereira da Silva, classificou-se em primeiro lugar na etapa municipal e ainda concorre na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2021.
“A educação é o melhor investimento que um gestor pode fazer pensando no futuro do seu município, pois as crianças em idade escolar serão os professores, engenheiros, advogados, médicos, vereadores e prefeitos que teremos daqui a alguns anos. Nós temos que prepará-las da melhor forma possível, para que elas se saiam bem independentemente da profissão que venham a escolher. Observando os resultados maravilhosos que nossos alunos têm alcançado nas provas e concursos, eu acredito que estamos no caminho certo,” disse o prefeito Junior da Femac.
Na tarde de ontem (17/11), 768 alunos da rede municipal de ensino também receberam as medalhas que conquistaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Apucarana destacou-se novamente na edição deste ano da OBA, ficando em primeiro lugar no Paraná e em sexto no Brasil no ranking dos medalhistas, com 215 distintivos de ouro, 218 de prata e 335 de bronze. Obrigada aos diretores, coordenadores, professores pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo com os nossos alunos. Parabéns a todas as crianças premiadas!” congratulou a secretária Marli Fernandes
Participaram ainda da cerimônia de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e do Prêmio MPT na Escola 2021, o vice-prefeito Paulo Vital; o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto de Godoi (Poim); a vereadora Jossuela Pirelli; e as técnicas do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Patrícia Marchi e Afife Fontanini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário