quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Presidente da Fetaep ministra palestra para agricultores em Apucarana

 O vice-prefeito, Paulo Vital, representou Junior da Femac no evento e ressaltou as parcerias entre o Município e entidades do setor. 

(Foto: PMA)

presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla, esteve nesta quinta-feira (18/11) em Apucarana, onde ministrou uma palestra para agricultores. O dirigente abordou temas como diversificação da produção, acesso ao mercado para a agricultura familiar e desenvolvimento rural e organização da propriedade.

A palestra ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana e contou com a presença do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, que no ato representou o prefeito Junior da Femac. Também estiveram presentes Romeu Suzuki, gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), o secretário municipal de Agricultura, Gérson Canuto, e a presidente do sindicato, Laide Lopes Suzuki.

Paulo Vital destacou as parcerias estabelecidas pelo Município com entidades do setor. “Através de uma parceria com a Associação dos Cafeicultores do Pirapó, entregamos um caminhão e uma plantadeira de mudas de café. Outra parceria foi com o Sindicato Rural Patronal, pela qual conseguimos viabilizar uma máquina para distribuição de calcário e fertilizantes”, cita Vital, lembrando ainda de ações da Prefeitura que visam o fortalecimento da agricultura familiar, como o Programa Terra Forte, e da implantação do Espaço das Feiras que garantiu um local amplo e moderno para a comercialização de hortifrutigranjeiros.

Além do cooperativismo, o presidente da Fetaep também abordou a diversificação, sucessão familiar e acesso a mercados. “Uma propriedade precisa ter algumas fontes de renda, além de um bom planejamento e orientação técnica. O acesso ao mercado se torna mais fácil à medida em que a propriedade esteja organizada e diversificada, haja um produto de qualidade e que atenda a legislação”, frisa Brambilla.

Outro aspecto importante para o desenvolvimento rural é a inovação nas propriedades, com a implantação de novas tecnologias. “A mão de obra é cada vez mais escassa no campo e por isso é necessário tecnologia para produzir com mais qualidade, trazendo tudo isso para o ambiente de negócios”, pontua Brambilla.

Entre as inovações que podem ser aplicadas, conforme o presidente da Fetaep, está a energia fotovoltaica para reduzir custos e a irrigação para aumentar a produtividade. “Para isso, existe o Banco do Agricultor que fomenta uma série de projetos de inovação. É tecnologia a serviço da produção, com sustentabilidade e entregando um produto de qualidade”, finaliza Brambilla, que iria ainda nesta quinta-feira conhecer uma propriedade de produção de abacates em Apucarana, com o objetivo de buscar informações para replicar essa experiência em outros municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário