sábado, 20 de novembro de 2021

Lula defende regulamentação das redes para 'impedir que maldosos se tornem donos do mundo através da manipulação de algoritmos'

 "Vamos ter que regulamentar a internet, vamos ter que colocar um parâmetro. Uma coisa é você utilizar os meios de comunicação para você informar, para você educar. Outra coisa é para fazer maldade”, disse o ex-presidente Lula em entrevista ao grupo Socialistas e Democratas, bloco político do Parlamento Europeu

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução/Twitter)

247 - Durante passagem por Bruxelas (Bélgica), em sua viagem política pela Europa, o ex-presidente Lula (PT) defendeu a regulamentação das redes sociais, destacando que não se pode permitir que a "digitalização da sociedade seja usada para o mal", em entrevista ao grupo Socialistas e Democratas, bloco político do Parlamento Europeu.

Segundo o ex-presidente, que foi ovacionado no legislativo europeu, o ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump foi eleito, em 2016, por "um processo de mentiras", assim como Jair Bolsonaro no Brasil. 

"No Brasil, nós temos um presidente que conta cinco mentiras por dia através das redes sociais. Isso não nega a democracia... Isso só alimenta a necessidade de vivermos mais democraticamente. Porque nós vamos ter que regulamentar as redes sociais", disse Lula.

"Vamos ter que regulamentar a internet, vamos ter que colocar um parâmetro. Uma coisa é você utilizar os meios de comunicação para você informar, para você educar. Outra coisa é para fazer maldade. Outra coisa é para contar mentira. Para causar prejuízo à sociedade", continuou.

O ex-presidente justificou que a regulamentação serviria para evitar que espertos e maldosos não virem "donos da humanidade através da manipulação de algoritmos". "A esquerda não tem que ter medo de debater esses temas, por mais difícil que pareçam. A solução é o debate", destacou

"Combater a desinformação e a mentira é fundamental, mas isso não pode servir de pretexto para qualquer tentativa pelo PT de censura ou controle da mídia e/ou das redes sociais."

Taxar as plataformas

Lula ainda destacou que pretende cobrar a responsabilidade fiscal das plataformas digitais, que não pagam impostos.

“Você tem o pessoal que são os donos dos aplicativos do mundo todo não pagando imposto, estão quase todos em paraísos fiscais. Ganham uma fortuna e não pagam sequer imposto em nenhum estado. Essa gente tem que ter responsabilidade. A esquerda não tem que ter medo de debater esses temas, por mais difíceis que eles pareçam”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário