Um levantamento feito pelo Bem Paraná através do banco de dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde, revela que, no mês de agosto, 9.029 pessoas foram hospitalizadas com problemas relacionados à síndrome gripal e síndrome gripal aguda grave (SRAG) em todo o Estado do Paraná. Entre essas pessoas, apenas 3.327 (36,85% do total) informou ter tomado a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Dessa forma, temos um cenário no qual, ao longo do último mês, praticamente dois terços dos pacientes que deram entrada nos hospitais paranaenses não confirmaram se receberam o imunizante e podem, portanto, não terem sido vacinadas.
Os dados do SIVEP-Gripe, inclusive, servem como mais um indício da importância da vacina para proteger a população contra óbitos, hospitalizações e casos graves da doença pandêmica. Entre todos os pacientes que foram hospitalizados, por exemplo, apenas 1.633 informaram ter completado o ciclo vacinal, ou seja, tomado as duas doses da vacina anti-Covid (ou a dose única do fármaco, dependendo do imunizante). Isso significa que, no Paraná, apenas 18% dos pacientes que procuraram um hospital com algum quadro gripal já haviam sido completamente imunizados contra o novo coronavírus.
Além disso, 2.671 pessoas demandaram cuidado intensivo, ou seja, foram parar numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao longo do último mês por conta de síndrome gripal ou síndrome gripal aguda grave (SRAG).
Número de internados é o menor desde novembro de 2020 - Com o programa de imunização contra a Covid-19 avançando, o Paraná também já registra melhora na taxa de ocupação de leitos em enfermaria e UTI, bem como uma importante redução no quantitativo de gente internada.
Na última semana, entre os dias 5 e 10 de agosto, variou entre 1.718 e 1.685 o total de pessoas hospitalizadas no Paraná. Na sexta-feira, último dia com dados disponíveis, haviam 950 pacientes em UTI (taxa de ocupação de 55,49%) e outros 769 em enfermarias (taxa de ocupação de 41,08%).
Um número desses não era registrado no estado desde o final de novembro do ano passado, quando o total de pessoas com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19 num leito hospitalar variou entre 1.495 e 1.753, entre os dias 21 e 28.
Boletim
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário