quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Estudantes fragilizados pela pandemia receberão acompanhamento psicológico na rede municipal de Apucarana

 Nesta quarta-feira (29/9), a Autarquia de Educação e a Faculdade de Apucarana firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto ‘Olhar acolhedor no contexto educacional


A Prefeitura de Apucarana, a Autarquia Municipal de Educação (AME), o Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME) e a Faculdade de Apucarana (FAP) firmaram uma parceria, na tarde de hoje (29/9), para oferecer acompanhamento psicológico aos alunos e educadores que se encontram fragilizados em consequência da pandemia de Covid-19.

O projeto Olhar acolhedor no contexto educacional será desenvolvido nos 23 centros infantis (CMEIs) e 35 escolas da rede municipal de ensino até dezembro de 2022, beneficiando aproximadamente doze mil crianças e mil e quatrocentos professores e servidores.

“A pandemia causou enorme impacto na saúde mental da população. As famílias que já viviam em situação de vulnerabilidade, por exemplo, tiveram suas estruturas financeira e emocional ainda mais abaladas nos últimos dezoito meses. E as crianças, além de ficarem distantes dos bancos escolares, devido à suspensão das aulas presenciais, muitas vezes foram afetadas pela perda da mãe, do pai e de outros familiares,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

De acordo com a secretária de educação, Marli Fernandes, uma perda familiar pode fomentar diferentes comportamentos e refletir em dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. “Dessa forma, cabe à escola, sendo um ambiente social e pluricultural, desenvolver ações de apoio aos alunos que enfrentam o luto, a orfandade, o abandono e mesmo situações de maus-tratos,” disse.

Por meio da parceria, a Autarquia Municipal de Educação vai ofertar formação continuada aos professores e assistentes infantis para que eles consigam incentivar as crianças a expressarem suas emoções e identificar mudanças no comportamento dos alunos.

“Os CMEIs e Escolas costumeiramente já realizam diversas ações de acolhimento e de encaminhamento de casos de vulnerabilidade para setores especializados de apoio. Porém, neste momento de retomada das aulas presenciais no contexto pandêmico, percebemos a necessidade de reforçar as iniciativas, com foco na escuta e no cuidado com o outro de modo respeitoso e solidário,” explicou a secretária.

O diretor geral da FAP, Lisandro Rogério Modesto, acrescentou que os acadêmicos do curso superior em Psicologia da instituição realizarão intervenções regulares no ambiente dos CMEIs e Escolas. “Além disso, a nossa Clínica Escola oferecerá acompanhamento psicológico gratuito aos alunos, professores e servidores da rede municipal de ensino que necessitarem,” detalhou.

“Já os profissionais do CAME farão o encaminhamento dos casos mais graves para a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (Macrorrede) do município de Apucarana,” completou a coordenadora do órgão, Léia Sofia Viale.

Participaram ainda da assinatura do termo de convênio para o desenvolvimento do projeto Olhar acolhedor no contexto educacional, a coordenadora do curso superior em Psicologia da FAP, Juliani Naiara de Almeida Pinto, e o coordenador da Clínica Escola de Psicologia da FAP, Eduardo Souza Hashimoto.

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