segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Encontro de grafiteiros reúne artistas de oito estados e também do Chile

 O prédio Praça CEU serviu de tela para o 4º Encontro Nacional de Grafitti – “Wall of Street 2021”, realizado neste final de semana em Apucarana.

(Foto: PMA)

O prédio do Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim América (Praça CEU) serviu de tela para o 4º Encontro Nacional de Grafitti – “Wall of Street 2021”, realizado neste final de semana em Apucarana. Ao todo, 40 artistas de oito Estados e também um do Chile participaram do evento.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que o evento vem ganhando uma grande proporção e tem a cada edição uma procura crescente. “Tivemos mais de 100 inscrições e foi necessário fazer uma seletiva de 40 artistas, para que os objetivos do evento pudessem ser atingidos com êxito. O encontro reúne grafiteiros de renome nacional e internacional, que vêm até a nossa cidade para apresentar seus trabalhos e trocar experiências”, pontua Junior da Femac.


O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultura e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) e teve a organização artística do grafiteiro apucaranense Márcio de Luchtenberg, o Zion. “Tivemos a participação de artistas do Chile e dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, cita Maria Agar, secretária da Promatur.

Maria Agar lembra que os artistas fazem um grande esforço para mostrar o seu talento em Apucarana. “Teve um grafiteiro que viajou de carro de Belo Horizonte até Apucarana, uma distância de mais de mil quilômetros”, afirma, salientando que a locomoção fica por conta de cada participante. “Já o Município, além do espaço para as pinturas, viabilizou alojamento, sprays e a tinta necessária para fazer a base das artes”, explica.

A secretária ressalta que o Encontro Nacional de Grafiteiros também garantiu espaço para oficinas direcionadas a iniciantes e permitiu ainda a troca de ideias entre os renomados artistas. “Foi muito interessante ver um artista do Amazonas trocando ideias com um de Santa Catarina. Eles são oriundos de culturas diferentes, mas um evento como este consegue aproximá-los para poderem conversar sobre o que eles mais gostam de fazer”, observa.

O evento atraiu também, no sábado e no domingo, um grande público. “Durante os dois dias, o movimento foi grande na Praça CEU. Era possível, sempre respeitando os protocolos sanitários, ver as pessoas muito interessadas, interagindo com os artistas”, salienta, lembrando também que o evento abriu espaço para grafiteiros locais. “Foi uma oportunidade para eles mostrarem o seu talento e também para aprimorarem a arte”, completa Maria Agar.

O tema do  Encontro Nacional de Grafitti foi livre e as artes ocuparam as paredes da Praça CEU, localizada na Avenida Central do Paraná, no Jardim América. “O grafitti é uma arte urbana que embeleza a cidade e que hoje está presente também em ambientes internos de empresas, academias, instituições de ensino, entre outros locais”, finaliza a secretária da Promatur.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário