O Programa Brasil Mais, iniciativa do Governo Federal e do Senai Paraná, chega a custo zero através de parceria com a prefeitura, que adquiriu cotas e distribui a empreendimentos filiados a sindicatos ligados ao Sistema Fiep
Empresas de Apucarana filiadas a sindicatos ligados ao Sistema Fiep estão tendo a oportunidade de acessar gratuitamente o Programa Brasil Mais, do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Desde junho, mais de 60 empresas dos mais diversos segmentos econômicos já aderiram à mentoria que tem como foco melhoria da gestão empresarial, inovação de processos e redução de desperdícios. Contudo, a meta da prefeitura, que adquiriu cotas e está disponibilizando a custo zero aos empresários, é atender quatro vezes mais empreendimentos. “Neste primeiro ciclo participam cerca de 60 empresas, mas o objetivo é beneficiarmos até 250, atendendo a um total de 750 executivos e colaboradores”, anuncia o prefeito Júnior da Femac.
O “Brasil Mais”, conforme explica o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, fornece um acompanhamento por 12 semanas, com total de 64 horas, garantindo maior qualificação para os processos visando aumento médio de produtividade acima de 20% e capacitação de colaboradores. “A mentoria do Senai contribui para que a empresa ganhe em competitividade. Ao capacitar os colaboradores, garante um aperfeiçoamento contínuo, mesmo após o fim da consultoria”, diz Estrope, que tem participado dos encontros presenciais acompanhado do superintendente de Indústria e Comércio, Adan Lenharo, e do diretor do Centro Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas. “A mentoria é feita em módulos que mescla teoria, ministrada de forma online, e consultoria presencial”, conclui o secretário.
Proprietário da Bunnet Brindes, Marlon Falleiros Nolli, revela que a iniciativa de aprimoramento da gestão veio ao encontro do que a empresa já vinha trabalhando nos últimos anos. “Estamos muito satisfeitos em ter acesso ao “Brasil Mais”. Em todo treinamento que realizamos conseguimos evoluir. Isso é sempre um processo contínuo e o programa do Senai, que chega gratuitamente através de parceria com a prefeitura, veio somar para a Bunnet Brindes, pois traz um método que já trabalhamos internamente nos últimos quatro anos”, disse Nolli, destacando o papel dos colaboradores na efetividade das ações. “Todo processo de evolução precisa encontrar uma equipe disposta a assumir as mudanças e temos atualmente 62 colaboradores que trabalham neste sentido”, afirmou ele, citando que a empresa, que tem sede na “Cidade do Trabalho”, atua há 25 anos atendendo o mercado nacional com bonés promocionais, camisetas, camisas e uniformes.
A experiência com o Programa Brasil Mais também tem sido positiva para a indústria do ramo de rações para pets (cães e gatos), localizada na Estrada do Bilote. De acordo com o diretor-administrativo da Dânes Alimentos, Rodrigo Begalli, a iniciativa, subsidiada pela Prefeitura de Apucarana, merece ser abraçada pelo empresariado local. “O “Brasil Mais” chegou para somar e tem sido muito bem assimilado pelos nossos 50 colaboradores diretos. Trata-se de uma consultoria gratuita e de muita qualidade”, pontuou Begalli.
Responsável pela condução interna da iniciativa, a gerente industrial da Dânes Alimentos, Silmara Fabene, também avaliza a mentoria do Senai. “São só vantagens para a empresa. Muitas ferramentas são fornecidas e isso tem nos auxiliado no processo de melhoria interna. Temos aprendido bastante através desta capacitação, visualizando novos caminhos de gestão que realmente resultam em mais produtividade com menor custo”, disse.
Ao adquirir as cotas e repassar gratuitamente às empresas interessadas, explica o prefeito Júnior da Femac, a prefeitura visa contribuir para a retomada econômica da indústria local tendo como cenário o pós-pandemia. “Vemos no “Brasil Mais” uma sensibilidade que é fundamental para apoiar as empresas do interior do estado. A prefeitura sentia a necessidade de dar mais apoio aos empresários para enfrentamento da crise e, com este programa, estamos no caminho certo”, acredita.
Brasil Mais – Promovido pelo Governo Federal em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mais informações de como aderir ao Programa Brasil Mais, que em Apucarana é gratuita para empreendimentos filiados a sindicatos ligados ao Sistema Fiep devido a parceria com a prefeitura, podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego pelo 3422-3000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário