quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Apucarana está entre as 10 cidades do Paraná que mais geram postos formais

 Entre janeiro a agosto, Apucarana gerou 2.463 novas vagas com carteira assinada, resultado que coloca o município na 9ª posição no ranking estadual.

(Foto: PMA/Arquivo)


Apucarana é a responsável por praticamente a metade (49,7%) dos cinco mil postos formais de trabalho criados neste ano na região. O resultado positivo colocou o município na 9ª posição no ranking estadual das cidades que mais geraram empregos em todo o Paraná. Para especialistas, o saldo positivo sinaliza a retomada econômica com a recomposição da atividade empresarial.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29/09) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, apontam que entre janeiro a agosto, entre admissões e demissões, o mercado de trabalho com carteira assinada gerou 2.463 novas vagas. O saldo superou o mesmo período do ano passado, quando o município perdeu 560 postos de trabalho. Somente em agosto deste ano, Apucarana registrou um saldo de 232 contratações permanentes, a maior parte na indústria de confecção de artigos do vestuário (98), serviços (74) e no setor da construção civil (54). O melhor saldo de 2021 no município continua sendo janeiro, com 569 vagas efetivas preenchidas.
Para o prefeito, Junior da Femac, o resultado positivo sinaliza a retomada da economia dentro do planejamento feito pela prefeitura. “Quem dá emprego é o setor produtivo, comércio, indústria, agro e serviços. O poder público apoia e possibilita um ambiente de união, planejamento, consciência e paz. Dessa forma, a gente consegue atrair novos empreendimentos em todas as áreas”, salienta.
Segundo o prefeito, o município apoia as iniciativas empreendedoras e busca ofertar qualificação ao empresariado. “Dentro desse nosso planejamento fomos a cidade mais conseguiu contratos na Fomento Paraná e a primeira a ajudar o setor de eventos com auxílio emergencial. Nos preparamos para entrar na pós-pandemia já garantimos mais R$ 10 milhões em recursos aos empresários de Apucarana. Esse ambiente de organização faz com que a cidade avance”, assinala.
Para o economista Paulo Cruz, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) os dados do Caged confirmam a recomposição da atividade empresarial no município.
“Apucarana vem colhendo resultados positivos de perseverança e de planejamento em suas melhorias urbanas, o que tem favorecido a escolha da cidade para novos negócios a muitas empresas de diferentes segmentos”, destaca.
No Paraná, Curitiba lidera em saldo acumulado com 36.179 vagas, seguida de Maringá (7.729), Cascavel (7.191), Londrina (7.119), São José dos Pinhais (5.021), Toledo (4.001), Araucária (3.611), Ponta Grossa (2.706), Apucarana (2.463) e Umuarama (2.262).

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário