O Programa Brasil Mais, iniciativa do Governo Federal e do Senai Paraná, chega a custo zero através de parceria com a prefeitura, que adquiriu cotas e distribui a empreendimentos filiados a sindicatos ligados ao Sistema Fiep
Mais de 40 empresas apucaranenses, dos mais diversos segmentos econômicos, já aderiram ao Programa Brasil Mais. Focada em soluções para melhora da gestão empresarial, inovação de processos e redução de desperdícios, a iniciativa do Governo Federal e do Senai Paraná está chegando aos empresários locais a custo zero através de parceria com a prefeitura, que adquiriu cotas e distribui a empreendimentos filiados a sindicatos ligados ao Sistema Fiep.
O primeiro ciclo do acompanhamento especializado, que teve início em junho e se estenderá até setembro, é composto por módulos que mesclam teoria, ministrada de forma online, e consultoria presencial. Nesta semana, as empresas estão recebendo o coordenador estadual do Senai para o Programa Brasil Mais, João Bosco Faiad Militão.
“Neste tempo em que estamos trabalhando com as empresas percebemos uma grande abertura e interesse no aprimoramento da gestão. Muitos aspectos culturais estão sendo alterados tendo como resultados menor desperdício e maior produtividade, objetivos do programa”, informou Militão, destacando que a Prefeitura de Apucarana, através do prefeito Júnior da Femac, foi a primeira administração municipal a se habilitar junto ao “Brasil Mais”, tão logo a iniciativa foi lançada no Paraná.
Gerente industrial de uma empresa de alimentos para pets (cães e gatos), Silmara Fabene, relata que a consultoria tem agregado muito. “São só vantagens para a empresa. Muitas ferramentas são fornecidas e isso tem nos auxiliado no processo de melhoria interna. Temos aprendido bastante através desta capacitação, visualizando novos caminhos de gestão que realmente resultam em mais produtividade com menor custo”, testemunhou a gerente da empresa apucaranense que tem cinco anos no mercado e abastece 15 estados brasileiros.
Ao adquirir as cotas e repassar gratuitamente às empresas interessadas, explica o prefeito Júnior da Femac, a prefeitura visa contribuir para a retomada econômica da indústria local tendo como cenário o pós-pandemia. “Vemos no “Brasil Mais” uma sensibilidade que é fundamental para apoiar as empresas do interior do estado. A prefeitura sentia a necessidade de dar mais apoio aos empresários para enfrentamento da crise e, com este programa, estamos no caminho certo”, acredita.
A execução do programa tem sido acompanhada de perto pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego. “Neste primeiro ciclo de mentoria estão inscritas mais de 40 empresas, mas o objetivo é beneficiarmos até 250 empresas, chegando a 750 executivos e colaboradores capacitados, por isso esperamos mais adesões”, pontuou Edison Peres Estrope, secretário municipal da pasta.
Ele frisa que o “Brasil Mais” fornece um acompanhamento por 12 semanas, com total de 64 horas, garantindo maior qualificação para os processos visando aumento médio de produtividade acima de 20% e capacitação de colaboradores. “A mentoria do Senai contribui para que a empresa ganhe em competitividade. Ao capacitar os colaboradores, garante um aperfeiçoamento contínuo, mesmo após o fim da consultoria”, diz Estrope que tem participado dos encontros presenciais acompanhado do superintendente de Indústria e Comércio, Adan Lenharo, e do diretor do Centro Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas.
A analista comercial do Senai Apucarana, Daniele Cristina Araújo, que participa das consultorias presenciais, pontua que os resultados das empresas que já participam do “Brasil Mais” são visíveis e muito positivos. “Um empreendimento do ramo boneleiro, por exemplo, mesmo antes do final da mentoria, já obteve um crescimento de 29% no lucro”, revela.
Brasil Mais – Promovido pelo Governo Federal em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o programa de mentoria lean (produção enxuta) ainda conta com a parceria do Sebrae, além do Senai. Atende indústrias de diversos segmentos, que podem indicar até três colaboradores para participar dos treinamentos, das mentorias práticas e das consultorias no chão de fábrica.
Mais informações de como aderir à iniciativa, que em Apucarana é gratuita para empreendimentos filiados a sindicatos ligados ao Sistema Fiep, devido a parceria com a prefeitura, podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego pelo 3422-3000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário