Segundo o prefeito de Cândido de Abreu, Renan Romanichen, a visita cumpriu o objetivo de buscar informações sobre políticas públicas bem sucedidas, para copiá-las e adaptá-las à realidade do seu município
O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes receberam, na manhã de hoje (11/8), a visita de uma comitiva proveniente do município de Cândido de Abreu, região central do Paraná, que veio conhecer como funciona a rede municipal de educação de Apucarana.
“Nós estamos aqui em busca de informações sobre projetos e ações que estão tendo grande êxito e impactando a educação de Apucarana. O objetivo é copiar algumas ideias e adaptá-las à realidade do nosso próprio município,” explicou o prefeito de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen, que encabeçava a comitiva.
Entre as iniciativas bem sucedidas da educação apucaranense, o prefeito Junior da Femac apresentou à comitiva o Programa Terra Forte. “Por meio desse projeto, nós compramos frutas, legumes, verduras, leite, iogurte, pães caseiros e bolos diretamente dos pequenos produtores, incentivando assim a agricultura familiar local e enriquecendo o cardápio da merenda escolar,” afirmou.
Já a secretária Marli Fernandes falou sobre a unificação do currículo escolar da rede municipal de Apucarana, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCPR). “Graças a esse esforço coletivo dos professores em parceria com a Autarquia Municipal de Educação, todas as crianças apucaranenses aprendem atualmente os mesmos conteúdos, independentemente de morarem na área central, nos bairros ou nos distritos. As disciplinas de Inglês e Espanhol também foram incluídas na grade curricular a partir da Pré-Escola. Nós ficamos muito felizes em receber as comitivas que vêm nos visitar, porque também aprendemos muito na troca de experiências”, disse.
A secretária de educação de Cândido de Abreu, Claudete Aparecida Blan Daros, mostrou-se particularmente interessada no projeto Biblioteca Itinerante, que coloca livros de literatura à disposição dos alunos nas salas de aula. “Eu acredito que esta é uma ação relativamente fácil de ser implementada, com baixo custo, e que têm enorme potencial para despertar o interesse das crianças pela leitura,” destacou.
“Depois que esse projeto foi implementado na nossa rede, percebemos que as crianças realmente estão lendo muito melhor, com entonação e sem pausas,” assegurou o prefeito Junior da Femac.
Além do prefeito Renan e da secretária Claudete, a coordenadora pedagógica Rosinéia Pereira de Arruda completava a comitiva do município de Cândido de Abreu.
Na última semana, o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes já haviam recebido a visita de outras duas comitivas, de Ivaiporã e de Maringá, que também vieram conhecer a rede municipal de educação de Apucarana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário