quinta-feira, 8 de julho de 2021

Semaf amplia programa de hortas solidárias

Novos espaços são criados no Vale Verde e no Dom Romeu Alberti


As hortas solidárias expandem-se na cidade, ganhando novos espaços. A maior delas, com 2.422m2, em pleno funcionamento, atende 14 famílias e fica no Espaço Empreender (antigo IBC, na Vila Nova). A horta Acolher, na UBS Maria do Café (Jardim Ponta Grossa) é cuidada pelos pacientes da unidade de saúde, como prática terapêutica e também para alimentação. Numa área de 80m2, envolve o trabalho de 21 famílias. A área de 50m2 disponível na UBS Ruty Eugênio (Bairro Vale Verde) está sendo preparada e tem a participação de seis famílias de pacientes  – receberá o plantio de ervas medicinais. A horta do Conjunto Habitacional Dom Romeu Alberti está em fase de conclusão, tem 3 mil m2 e a participação de 17 famílias.


A iniciativa das hortas solidárias faz sucesso, e o modelo começa a servir de inspiração para outras entidades assistenciais de Apucarana. Nesta quarta-feira (7), representantes da Casa do Dodô, do Centro de Atendimento Social ao Adolescente (CASA), da Secretaria Municipal de Assistência Social, do órgão gestor da Secretaria da Mulher, técnicos do Serviço de Acolhimento Institucional de Adolescentes e do Serviço de Proteção ao Adolescente em Cumprimento de Medida Socioedutiva estiveram no Espaço Empreender para conhecer de perto o trabalho da coordenadora do Espaço e responsável pela horta solidária, Maura Fernandes. Nesta quinta-feira (8), Maura visita a Casa Lar e a Secretaria de Assistência Social para conhecer os terrenos em que as novas hortas podem ser desenvolvidas.

A secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, afirma que este é um projeto que auxilia na segurança alimentar-nutricional dos envolvidos. “A produção da horta, com alimentos  frescos, é sem dúvida uma importante contribuição para o prato e para as necessidades alimentares da população. É uma iniciativa muito bem-vinda sob todos os aspectos”, explicou.

 Capacitação

A superintendente da Semaf Bete Berton afirma que a economia solidária tem grande procura, mas para integrar a Rede de Mulheres Solidárias há necessidade de fazer o curso de capacitação, que vem ocorrendo virtualmente.  Se você está interessado em mais informações, ligue para o Espaço Mulher (Rua Oswaldo Cruz, 432) no 3122-0457

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário