Ações incluem rotatórias, ampliação e modernização do sistema de
semáforos, faixas elevadas para pedestres e novas etapas do Programa
Interbairros.
O Plano de Mobilidade Urbana que está sendo
implantado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da diretoria de trânsito do
Idepplan, contribuiu de maneira significativa para a redução de acidentes de
trânsito, principalmente em alguns gargalos
da cidade. Neste contexto se incluem novas rotatórias, ampliação e modernização
do sistema de semáforos, faixas elevadas para pedestres e novas etapas do
Programa Interbairros.
O prefeito Junior da Femac
salienta que o Plano de Mobilidade Urbana foi criado em 2015 e, paulatinamente,
vem sendo colocado em prática. “Isso mostra o planejamento e a
capacidade técnica da nossa equipe. O trabalho terá sequência com a implantação
de novos arranjos que vão impactar de forma positiva, ajudando a dar ainda mais
segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas”, pontua Junior da Femac.
As autoridades de trânsito comemoram os resultados, que
podem ser medidos pela redução do número de acidentes. De acordo com dados do
Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), em 2019 foram
registrados 927 acidentes, enquanto no ano passado esse número caiu para 826.
“Houve uma redução de 11% no número total de acidentes, envolvendo
abalroamentos, colisões, quedas de moto, engavetamentos, atropelamentos e
capotamentos. A mesma tendência de redução foi verificada no primeiro semestre
deste ano, período em que somente os acidentes envolvendo motos caiu 17%”,
reitera Vilson Laurentino da Silva, superintendente municipal de Trânsito.
Se por um lado a redução
dos acidentes está ligada à pandemia do novo coronavírus, que reduziu o fluxo
de veículos em determinados períodos, por outro os investimentos em novos
arranjos no trânsito foram fundamentais para o resultado. O Programa
Interbairros promoveu a ligação asfáltica em mais de 40 regiões da cidade.
“Essas obras, além de encurtar a distância para o deslocamento, distribuem melhor o trânsito. Se antes existia a
concentração do fluxo em
determinadas ruas e avenidas, o programa deu novas opções de tráfego aos
motoristas”, frisa Junior da Femac.
Carlos Mendes,
diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de
Apucarana (Idepplan), afirma que o Plano de Mobilidade Urbana prevê soluções
para situações geradoras de
conflitos e de acidentes. “Verificamos que as conversões irregulares à esquerda
e a velocidade acima do permitido eram as principais causas de acidentes. Por
isso, passamos a criar arranjos com opções de retorno e
a implantar dispositivos para reduzir a velocidade, como rotatórias, novos
semáforos e faixas elevadas para a passagem de pedestres”, explica.
Mendes afirma que a
Avenida Minas Gerais não possuía pontos de conversão em um grande trecho da
via, o que levava muitos motoristas a realizar manobras irregulares. “Criamos
dois pontos de conversão à esquerda. Um no sentido bairro, com a implantação de
um semáforo na esquina com a Rua Esmeralda, e outro permitindo o acesso ao
centro na altura da Avenida Rio de Janeiro”,
afirma, lembrando que no novo acesso ao centro o arranjo envolveu ainda a
liberação do tráfego nos dois sentidos neste trecho da “Rio de Janeiro” e a
implantação de uma rotatória na intersecção com a Avenida Curitiba.
Outro exemplo citado por
Mendes são as melhorias na Rua Padre Severino Cerutti. “Além do recape de
toda a extensão da via, foi implantada uma rotatória próximo do Colégio São
José para solucionar a caótica situação de
tráfego que existia neste local, aonde veículos se cruzavam em seis sentidos. O
dispositivo facilita ainda o acesso à Avenida Minas Gerais, pois era uma via
que não tinha um local para fazer a conversão com segurança”, destaca Mendes.
O diretor-presidente do
Idepplan destaca que o Plano de Mobilidade Urbana prioriza ainda a passagem de
pedestres. “Já implantamos mais de 30 faixas elevadas em locais de grande
circulação de pessoas, como em frente a condomínios residenciais, unidades de
saúde, escolas e em parques”, informa, acrescentando que já existem estudos
para a instalação do dispositivo em novos locais.
Intervenções seguem descentralização
comercial e de serviços
O prefeito Junior da Femac
avalia que a descentralização do
comércio e de serviços públicos também está contribuindo para melhorar o fluxo.
“Estamos sempre atentos ao desenvolvimento da cidade e a Prefeitura fomenta
essa descentralização. É o caso do polo de serviços públicos que se formou nas
imediações da Avenida Central do Paraná, onde estão situados o Cisvir, a
Justiça do Trabalho, a Praça CEU, um CRAS e uma Unidade Básica de Saúde. Isso exigiu novos
arranjos, como a implantação de duas rotatórias, uma faixa elevada para
pedestres e o alargamento da Avenida Santa Catarina”, observa Junior da Femac.
A instalação de
hipermercados nos bairros, como o Box Atacadista na região do João Paulo e mais
recentemente a unidade do Muffato da Oswaldo Cruz, também vem acompanhadas de
intervenções no trânsito. “No Bairro Igrejinha implantamos uma rotatória para
atender as novas necessidades. Já no acesso ao João Paulo, houve uma mudança no
sistema semafórico que permitiu conversão à esquerda. No entanto, já temos
projeto para uma solução definitiva neste local que prevê a duplicação da
rodovia e a implantação de rotatórias”, completa Junior da Femac.
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