quarta-feira, 14 de julho de 2021

Novos dispositivos no trânsito contribuem para queda de acidentes

 

Ações incluem rotatórias, ampliação e modernização do sistema de semáforos, faixas elevadas para pedestres e novas etapas do Programa Interbairros.

(Foto/PMA)

Plano de Mobilidade Urbana que está sendo implantado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da diretoria de trânsito do Idepplan, contribuiu de maneira significativa para a redução de acidentes de trânsito, principalmente em alguns gargalos da cidade. Neste contexto se incluem novas rotatórias, ampliação e modernização do sistema de semáforos, faixas elevadas para pedestres e novas etapas do Programa Interbairros.

O prefeito Junior da Femac salienta que o Plano de Mobilidade Urbana foi criado em 2015 e, paulatinamente, vem sendo colocado em prática. “Isso mostra o planejamento e a capacidade técnica da nossa equipe. O trabalho terá sequência com a implantação de novos arranjos que vão impactar de forma positiva, ajudando a dar ainda mais segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas”, pontua Junior da Femac.

As autoridades de trânsito comemoram os resultados, que podem ser medidos pela redução do número de acidentes. De acordo com dados do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), em 2019 foram registrados 927 acidentes, enquanto no ano passado esse número caiu para 826. “Houve uma redução de 11% no número total de acidentes, envolvendo abalroamentos, colisões, quedas de moto, engavetamentos, atropelamentos e capotamentos. A mesma tendência de redução foi verificada no primeiro semestre deste ano, período em que somente os acidentes envolvendo motos caiu 17%”, reitera Vilson Laurentino da Silva, superintendente municipal de Trânsito.

Se por um lado a redução dos acidentes está ligada à pandemia do novo coronavírus, que reduziu o fluxo de veículos em determinados períodos, por outro os investimentos em novos arranjos no trânsito foram fundamentais para o resultado. O Programa Interbairros promoveu a ligação asfáltica em mais de 40 regiões da cidade. “Essas obras, além de encurtar a distância para o deslocamento, distribuem melhor o trânsito. Se antes existia a concentração do fluxo em determinadas ruas e avenidas, o programa deu novas opções de tráfego aos motoristas”, frisa Junior da Femac.


Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), afirma que o Plano de Mobilidade Urbana prevê soluções para situações geradoras de conflitos e de acidentes. “Verificamos que as conversões irregulares à esquerda e a velocidade acima do permitido eram as principais causas de acidentes. Por isso, passamos a criar arranjos com opções de retorno e a implantar dispositivos para reduzir a velocidade, como rotatórias, novos semáforos e faixas elevadas para a passagem de pedestres”, explica.

Mendes afirma que a Avenida Minas Gerais não possuía pontos de conversão em um grande trecho da via, o que levava muitos motoristas a realizar manobras irregulares. “Criamos dois pontos de conversão à esquerda. Um no sentido bairro, com a implantação de um semáforo na esquina com a Rua Esmeralda, e outro permitindo o acesso ao centro na altura da Avenida Rio de Janeiro”, afirma, lembrando que no novo acesso ao centro o arranjo envolveu ainda a liberação do tráfego nos dois sentidos neste trecho da “Rio de Janeiro” e a implantação de uma rotatória na intersecção com a Avenida Curitiba.

Outro exemplo citado por Mendes são as melhorias na Rua Padre Severino Cerutti.  “Além do recape de toda a extensão da via, foi implantada uma rotatória próximo do Colégio São José para solucionar a caótica situação de tráfego que existia neste local, aonde veículos se cruzavam em seis sentidos. O dispositivo facilita ainda o acesso à Avenida Minas Gerais, pois era uma via que não tinha um local para fazer a conversão com segurança”, destaca Mendes.

O diretor-presidente do Idepplan destaca que o Plano de Mobilidade Urbana prioriza ainda a passagem de pedestres. “Já implantamos mais de 30 faixas elevadas em locais de grande circulação de pessoas, como em frente a condomínios residenciais, unidades de saúde, escolas e em parques”, informa, acrescentando que já existem estudos para a instalação do dispositivo em novos locais.

Intervenções seguem descentralização comercial e de serviços

O prefeito Junior da Femac avalia que a descentralização do comércio e de serviços públicos também está contribuindo para melhorar o fluxo. “Estamos sempre atentos ao desenvolvimento da cidade e a Prefeitura fomenta essa descentralização. É o caso do polo de serviços públicos que se formou nas imediações da Avenida Central do Paraná, onde estão situados o Cisvir, a Justiça do Trabalho, a Praça CEU, um CRAS e uma Unidade Básica de Saúde. Isso exigiu novos arranjos, como a implantação de duas rotatórias, uma faixa elevada para pedestres e o alargamento da Avenida Santa Catarina”, observa Junior da Femac.

A instalação de hipermercados nos bairros, como o Box Atacadista na região do João Paulo e mais recentemente a unidade do Muffato da Oswaldo Cruz, também vem acompanhadas de intervenções no trânsito. “No Bairro Igrejinha implantamos uma rotatória para atender as novas necessidades. Já no acesso ao João Paulo, houve uma mudança no sistema semafórico que permitiu conversão à esquerda. No entanto, já temos projeto para uma solução definitiva neste local que prevê a duplicação da rodovia e a implantação de rotatórias”, completa Junior da Femac.

 

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