Além de duas
rotatórias previstas no pré-projeto (entrada do João Paulo e viaduto da Rua Rio
Jacaré), uma terceira deve ser construída nas proximidades da empresa Móveis
Belas Artes, imediações do 10º BPM
A empresa G2S
Engenharia, de Curitiba, vencedora do processo de licitação para elaboração do
projeto de duplicação de um trecho de cerca de 2,5 quilômetros da BR-369, entre
a entrada do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I até o entroncamento com o
Contorno Sul, nas proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná
(10º BPM), em Apucarana, apresentou nesta terça-feira (01/06) à Secretaria Municipal de
Obras, um esboço do projeto final.
O
momento, que aconteceu através de webconferência e foi conduzido pelos
representantes da empresa Matheus Galdino da Silva e Gustavo Henrique Sangiorgi
Nunes, teve acompanhamento técnico do prefeito Júnior da Femac, da secretária
Municipal de Obras, Ângela Stoian Penharbel, e da superintendente de Obras,
Caroline Moreira de Souza. “Esta é uma obra que tem pressa, sobretudo no acesso
ao núcleo, pois com a expansão imobiliária e industrial a situação está próxima
do limite, por isso estamos trabalhando o projeto em todos os seus detalhes,
com muita responsabilidade técnica”, diz o prefeito Júnior da Femac, que é
engenheiro civil.
A
empresa também acolheu sugestões da Prefeitura de Apucarana. “Estamos falando
de um projeto para atender as necessidades de hoje e também do futuro, dando
conta do desenvolvimento para os próximos 30 anos e, além da segurança, o
projeto final tem como foco a fluidez do trânsito”, observa o prefeito,
salientando que há no momento cinco loteamentos habitacionais em fase de
aprovação para a região.
Além de
duas rotatórias previstas no pré-projeto (entrada do João Paulo e viaduto da
Rua Rio Jacaré), durante a reunião foi sugerida uma terceira, nas proximidades
da empresa Móveis Belas Artes, imediações do 10º BPM. “Além de ser uma solução
de retorno tanto para quem sai, quanto para quem chega à cidade, o equipamento
será útil futuramente aos novos loteamentos previstos para esta região”,
observou Júnior da Femac.
Especificamente
no que tange à rotatória de acesso ao Núcleo João Paulo, o prefeito entregou à
empresa sugestão de projeto, elaborado pela Superintendência de Trânsito do
Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), que prevê
pistas com “direitas livres” em todos os sentidos. “Isso garantirá fluidez ao
trânsito para quem acessar ou sair do núcleo João Paulo e, do outro lado da
rodovia, para quem for acessar ou sair do Residencial Solar da Toscana ou
Parque Industrial Zona Oeste”, exemplificou.
O
representante da G2S Engenharia, Matheus Galdino da Silva, afirmou que a
empresa vem trabalhando em consonância com a visão municipal. “Também visamos
um produto final satisfatório e útil, por isso este diálogo com o prefeito e
sua equipe técnica é fundamental”, disse.
A
duplicação será feita na área à esquerda da BR-369, no sentido
Apucarana-Maringá, e prevê ainda uma ciclovia e canteiro central com instalação
de iluminação de LED. “Pelo contrato, a G2S Engenharia deve estar entregando o
projeto final dentro de 90 dias. Até lá, outras reuniões de avaliação e troca
de sugestões como estas serão realizadas”, esclarece Ângela Stoian Penharbel,
secretária Municipal de Obras. A partir da conclusão do projeto e aprovação
junto à Viapar e DER, o prefeito Júnior da Femac irá autorizar a licitação para
execução da duplicação, que será financiada com recursos municipais e
estaduais. O custo estimado do investimento é de R$ 6 milhões.
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