quinta-feira, 3 de junho de 2021

Planalto avalia fazer relatório paralelo para se contrapor à CPI

 Possibilidade de que o relatório final da CPI acuse Jair Bolsonaro de crimes contra a humanidade é a que mais assusta o Planalto

(Foto: Beto Barata/PR | Jefferson Rudy/Agência Senado)

247 - O Palácio do Planalto avalia elaborar um relatório paralelo para se contrapor ao documento que está sendo elaborado pelo relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL). De acordo com reportagem da CNN Brasil, o temor é que Renan impute a Jair Bolsonaro e a outros membros do governo ao menos três crimes: crimes contra a humanidade, crimes de responsabilidade e crimes comuns. 

Ainda conforme a reportagem, a possibilidade de que o relatório da CPI acuse Bolsonaro de crimes contra a humanidade é a que mais assusta o Planalto. De acordo com interlocutores de Renan, este tipo de crime deverá ser colocado no documento final uma vez que os eventuais crimes comuns e de responsabilidade não deverão ter resultados práticos. 

“Para ser processado por crime comum, é preciso uma denúncia da Procuradoria-geral da República, algo improvável a ser feito por Augusto Aras. Crime de responsabilidade seria tocado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), algo considerado também improvável”,destaca a reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário