sexta-feira, 4 de junho de 2021

Morre no Paraná ex-capitão do Exército que lutou contra a ditadura militar no Brasil

 

Amadeu Felipe da Luz Ferreira (Foto: Reprodução/facebook.com/GSantosLda)

Morreu nessa quinta-feira (dia 3) em Londrina, aos 87 anos, o capitão reformado do Exército Amadeu Felipe da Luz Ferreira, militante do PCB. Amadeu Felipe foi um dos líderes da Guerrilha do Caparaó, em 1966, primeira insurgência armada contra a Ditadura Militar de 1964.

Amadeu morava em Londrina desde a década de 70. Foi candidato a governador do Paraná em 2010, pelo PCB.

Nascido em Blumenau (SC) em 16 de dezembro de 1935, Amadeu Felipe da Luz Ferreira fez parte da Casa Militar durante o governo do presidente João Goulart. Ao ser reformado no Exército, possuía a patente de capitão.

Em Londrina, ocupou cargos de primeiro escalão nas gestões de José Richa do velho MDB de oposição à ditadura e de Luiz Eduardo Cheida (então no PT).

Amadeu morreu em decorrência de problemas de saúde que vinha enfrentando nos últimos anos, segundo informações de amigos, publicadas no Facebook.

“Amadeu deixa esposa, três filhos, vários netos e um legado de grande abnegação em defesa do Brasil, da liberdade, da democracia e do socialismo. Seu velório será na Capela 2 do Parque das Oliveiras a partir das 10hs, e seu sepultamento será às 12hs desta sexta-feira, 04/06”, escreveu no Facebook Sinival Osorio Pitaguari, amigo de Amadeu.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário