Ferramenta pode ser
acessada pelo celular ou tablet, permitindo que o candidato possa pesquisar e
concorrer a vagas de trabalho através da plataforma.
O Sine Fácil, disponibilizado
nesta semana na Agência do Trabalhador de Apucarana, é mais uma ferramenta na
busca de emprego. O aplicativo pode ser acessado
pelo celular ou tablet, permitindo que o candidato
possa pesquisar e concorrer a vagas de trabalho através da plataforma.
O prefeito Junior da Femac ressalta que o aplicativo vai agilizar
a busca por um emprego, evitando também aglomerações. “Agora, a pessoa não precisa mais ir até a Agência do Trabalhador para saber da vaga ou
para receber a carta de apresentação. Tudo isso pode ser resolvido através do
aplicativo, o que vai contribuir em muito especialmente neste momento de
pandemia”, frisa Junior da Femac.
Conforme Neno Leiroz, gerente da Agência do
Trabalhador de Apucarana, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo
Google Play (aparelho Android) ou App
Store (aparelho Apple). “Através
do aplicativo o trabalhador, a qualquer momento, pode
pesquisar e concorrer a vagas de emprego disponibilizadas no sistema. Por
enquanto, a plataforma está liberada para os trabalhadores e, em breve, as
empresas também poderão cadastrar as vagas diretamente pelo aplicativo”,
salienta.
Neno Leiroz explica que o aplicativo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a DATAPREV, podendo ser acessado de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet. “Após baixar o aplicativo, o acesso
pode ser obtido de duas maneiras: inserindo a senha da carteira de trabalho
digital (cidadão.br) ou através de um QR Code que deve ser gerado no site www.empregabrasil.mte.gov.br”, esclarece
o gerente da Agência do Trabalhador.
Ao entrar no aplicativo, o primeiro passo é fornecer as informações
pessoais e um e-mail para contato. A seguir, o trabalhador deve informar os
objetivos de trabalho, inserindo até seis
possibilidades de acordo com o seu perfil profissional. “Ou seja, ele vai
informar para qual vaga está se candidatando e depois ele clicará
na ferramenta buscar que automaticamente vai informar quantas vagas nesta área
existem, bem como o endereço e a localização das empresas”, cita.
O próximo passo é acessar o ícone agendar
entrevista, marcando data e horário. “Automaticamente, o sistema vai enviar
para o e-mail do trabalhador a carta de apresentação, que deverá ser impressa e
levada no dia da entrevista de emprego”, explica Neno Leiroz, observando que
cada trabalhador pode agendar, no máximo, três entrevistas de emprego.
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