terça-feira, 25 de maio de 2021

Parque Japira passará por ampla revitalização

 

O espaço ganhará pista de caminhada, ciclofaixa, pista de bicicross, quadra de areia, academia ao ar livre, parque infantil e concha acústica, além de área de estacionamento e iluminação.

(Foto/PMA)

Após a conclusão das obras do Centro de Iniciação ao Esporte(CIE), a Prefeitura promoverá a completa revitalização do Parque Municipal Japira, situado entre os jardins América e Trabalhista. O espaço ganhará calçadas em seu entorno, pista interna de caminhada, ciclofaixa, pista de bicicross, quadra de areia, academia ao ar livre, parque infantil e concha acústica, além de bicicletário, banheiros e bebedouros, bancos e mesas, paisagismo, área de estacionamento e iluminação.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (25/05) pelo prefeito Junior da Femac, que visitou o local acompanhado por técnicos das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos, Esporte, Gestão Pública e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

O prefeito afirma que a revitalização segue o modelo de outros projetos que foram executados com sucesso. “Estou fazendo da mesma forma como aconteceu com a revitalização do Parque Biguaçu e com a implantação do Espaço das Feiras. Trouxe toda a minha equipe para o local com o objetivo de colher ideias e delinear o projeto. Muitos duvidaram que um projeto construído de forma compartilhada, a partir de uma visita técnica a campo, pudesse se transformar em realidade. Hoje, porém, todos reconhecem o que foi feito no Parque Biguaçu e também o maravilhoso Espaço das Feiras”, frisa Junior da Femac.


De acordo com o prefeito, o Córrego Japira corta o parque e faz parte do corredor de biodiversidade, integrando-se mais na frente à Unidade de Conservação do Parque da Raposa. “Vamos manter o que existe, preservando as árvores e plantando novas. Além do córrego, existe aqui também uma área de mata. A nossa intenção é que esse espaço seja utilizado pelas famílias, praticando esportes e atividades de lazer em contato com a natureza”, pontua Junior da Femac.

Segundo a secretária municipal de Obras, Ângela Stoian, o parque Japira tem uma área total de cerca de 30 mil metros quadrados. “Nesta área já foi edificado o centro esportivo, no entorno do qual agora serão feitas as obras de revitalização”, explica a engenheira.

Conforme Anellize Alves dos Santos Campana, arquiteta do Idepplan, a obra será executada com recursos próprios, aproveitando as licitações já existentes. “A gente vai preservar tudo o que existe e incluir novos elementos urbanísticos. No entorno do córrego que passa no meio do parque vamos, além de calçadas para caminhadas, colocar diversas travessias e pontes”, afirma, observando que a meta é que a revitalização seja entregue para a população no próximo verão.

Anellize explica ainda que outra área que será preservada é o espaço que dentro do parque costumeiramente é utilizado pelos índios e que será delimitado. “Ficará um espaço amplo que manterá o caráter ambiental e com diversos atrativos, atendendo uma região que atualmente tem somente o Parque da Raposa nas proximidades e que passará a contar com mais uma opção de lazer”, reitera a arquiteta.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário