O prefeito Junior da
Femac lembra que o Município fez um grande esforço para ajudar o setor, criando
um programa inédito no Brasil e destinando recursos próprios no valor total de
R$ 1 milhão
Até o momento, 159
empresas ou pessoas físicas de Apucarana preencheram o mapeamento e, a partir
de agora, a próxima etapa dos interessados é protocolar o pedido junto ao
Programa Municipal de Auxílio Emergencial ao Setor de Eventos. O valor dos
recursos – destinados a empresas em geral, microempreendedores individuais e
pessoas físicas – varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil. Como o prazo para efetivar a
solicitação se encerra na próxima semana, a coordenação do programa solicita
que os interessados protocolem os documentos o mais rápido possível para evitar
“correria” de última hora.
O
prefeito Junior da Femac lembra que o Município fez um grande esforço para
ajudar o setor, criando um programa inédito no Brasil e destinando recursos
próprios no valor total de R$ 1 milhão. “Desse montante, foi estabelecido um
teto financeiro de R$ 650 mil para empresas em geral, R$ 250 mil para
microempreendedores individuais MEI’s e R$ 100 mil para pessoas físicas. Muitos
empreendedores acham que não se enquadram no programa, no entanto a lei é
abrangente e contempla diversos ramos de atividade”, ressalta Junior da Femac.
De
acordo com o prefeito, podem acessar os recursos profissionais e empresas
ligados à organização de festas, locação de espaço para eventos, locação de
palco, coberturas e outras estruturas móveis, locação de aparelhos e
equipamentos de som, prestação de serviços de entretenimento infantil, locação
de brinquedos, serviços de cobertura fotográfica para eventos, produção de
vídeo, serviços de alimentação por buffet , atividade de banda musical,
espetáculos de som e luz, aluguel de trajes, atividades de animação e
recreação, decoração de ambiente e comércio atacadista e varejista de flores.
Andreia
Patrícia Rinaldo, superintendente municipal de Turismo, reitera que o programa
abrange profissionais como garçons, iluminadores, coreógrafo, fotógrafo,
cinegrafista, decorador, recepcionista, som, figurino e montagem de eventos.
“Os valores variam e são de R$ 1 mil para pessoas físicas e R$ 2.500 para
microempreendedores. Já para as empresas em geral, o auxílio pode ser de R$ 5
mil, R$ 7.500 e até R$ 10 mil, dependendo da pontuação alcançada no processo de
avaliação das propostas”, explica Andreia, acrescentando que os valores serão
repassados em cota única.
PONTUAÇÃO
– Conforme Edison Estrope, secretário municipal de Indústria e Comércio, um dos
critérios é o faturamento da empresa nos últimos dois anos. “Se entre 2019 e
2020, o faturamento caiu de 11% a 30% conta 5 pontos, de 31 a 50% são 10
pontos, de 51 a 70% são 15 pontos e de 71 a 100% são 20 pontos”, detalha.
Outros
critérios são a quantidade de funcionários registrados em carteira (3 pontos
por funcionário), pagamento de aluguel ou financiamento imobiliário (20
pontos), e tempo de abertura da empresa (5, 10, 15, 20 ou 25 pontos). “Quanto
mais tempo a empresa estiver aberta mais pontos, pois entendemos que ela gerou
mais empregos e pagou mais impostos”, observa Estrope.
O
secretário lembra que os interessados, para ter acesso ao auxílio, precisam
apresentar uma proposta viável de contrapartida ao Município. “Um garçom, por
exemplo, poderá se colocar à disposição para atuar no Espaço das Feiras por um
determinado período. Um músico poderá doar, em alguns eventos, a apresentação
de parte do seu repertório”, ilustra Estrope.
Os
interessados devem preencher o Mapeamento de Empresas e Pessoas Físicas do
Setor de Eventos no site da Prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br), enquanto a
documentação deverá ser entregue presencialmente em envelope lacrado, no Cine
Teatro Fênix, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30, até o dia 14 de maio.
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