segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ato com “moto sinistrada” sensibiliza população de Apucarana

 

Ação faz parte do Movimento Maio Amarelo, que visa alertar a sociedade para a importância da educação para a redução dos acidentes de trânsito 

(Foto/PMA/Arquivo)


A Superintendência Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Apucarana promove nesta terça-feira (18/05), a partir das 9h30, na Praça Rui Barbosa, um ato público de sensibilização da população para uma maior segurança no trânsito. Na ação, promovida dentro das atividades do Movimento Maio Amarelo, uma motocicleta sinistrada será içada por um guindaste, bem como faixas de alertas e com informações de conscientização serão colocadas em vias estratégicas da cidade, chamando a atenção da sociedade para as principais causadas de mortes e feridos no trânsito.


“Pesquisa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 90% dos acidentes no trânsito acontecem por falha humana. O uso indevido do celular enquanto se dirige é um dos grandes responsáveis”, revela Vilson Laurentino da Silva, superintendente municipal que, durante o ato, deve apresentar um balanço estatístico do trânsito em Apucarana no primeiro quadrimestre do ano. “Em média, cerca de 40 mil brasileiros morrem todos os anos em desastres automobilísticos, transformando o tráfego do país no 5º mais violento do mundo”, conta.

A ideia de içar uma motocicleta envolvida em acidente partiu dos próprios agentes de trânsito. “Certamente é uma ação que vai chamar a atenção das pessoas para a relevância do tema”, argumenta Silva. Ligado ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a superintendência conta atualmente com 16 agentes. “Nossa equipe realiza diariamente a fiscalização do trânsito e a orientação dos condutores, mas com este ato em específico, visamos sensibilizar a população como um todo para a importância de se respeitar a lei de trânsito, agindo com maior tolerância e atenção”, pontua Silva, que é major da reserva da Polícia Militar do Paraná, onde acumulou vasta experiência no setor.

O que é – Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo 2021 tem como lema: “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. “Trata-se de uma ação que acontece no mundo todo, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizando toda a sociedade”, reforça Vilson Laurentino da Silva, superintendente de Segurança, Trânsito e Transporte.

Por que maio? – Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário