Além do suporte
alimentar, as políticas públicas oferecidas pelo município visam a garantia de
direitos, sobretudo da população mais carente economicamente
Nos quatro
primeiros meses do ano, a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de
Apucarana beneficiou 8.101 famílias com repasse de cestas básicas. O
atendimento acontece através dos quatro Centros de Referência da Assistência
Social por agendamento para prevenir aglomeração. O relatório das principais
ações de enfrentamento da pandemia no âmbito da assistência social foi entregue
ao prefeito Júnior da Femac nesta quarta-feira (05/05), em audiência no
gabinete municipal, pela secretária da pasta, Ana Paula Nazarko, e pela
diretora da Média Complexidade, Débora Sanita Malaguido Pinto. “A pandemia aumentou
o número de famílias em vulnerabilidade social, por isso ampliamos o nosso
radar e também recursos para garantir dignidade a todo apucaranense. Em
Apucarana ninguém vai passar fome”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.
Das
8.101 cestas básicas entregues de janeiro a abril, 4.096 unidades foram
adquiridas com recursos municipais, 2.992 com verba federal, 343 com recursos
do Governo Estadual e 670 foram montadas com alimentos não perecíveis doados
pela população junto à Campanha Vacina Solidária. “Somente nesta campanha, onde
voluntariamente as pessoas deixaram alimentos no posto de vacinação ao
receberem o imunizante contra a Covid-19, mais de 7 mil toneladas já foram
angariadas, sendo revertidas em cestas básicas destinadas a famílias em
vulnerabilidade social e também em ajuda às entidades sociais de Apucarana”,
esclarece Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
Além do
suporte alimentar, as políticas públicas oferecidas pelo município visam a
garantia de direitos, sobretudo da população mais carente economicamente. “O
suporte social que prestamos vai além do repasse de cesta básica e abrange um
atendimento de respeito voltado à promoção da dignidade do ser humano. A
pandemia não gerou uma só uma crise alimentar, mas social e econômica. Ao
receberem alimento através da cesta básica, podem utilizar o recurso financeiro
economizado para outras necessidades, como pagar uma conta de água, luz ou
aluguel”, exemplificou Ana Paula.
Com o
avanço da pandemia, a prefeitura tem verificado também um aumento do número de
famílias em vulnerabilidade social. “Ao longo de todo o ano passado, o número
de famílias assistidas com cesta básica foi na ordem de 15 mil. Apenas nos
primeiros quatro meses de 2021, como informamos ao prefeito Júnior da Femac,
mais de 8 mil famílias já foram atendidas, o que revela um aumento
significativo na quantidade de pessoas necessitadas”, revelou Débora Malaguido,
diretora da Média Complexidade da Secretaria Municipal da Assistência. De
acordo com ela, a pessoa estiver precisando e ainda não teve acesso à rede de
assistência, deve agendar atendimento junto ao CRAS mais próximo de sua
residência.
Os
moradores do CRAS I, que fica no Jardim América e abrange os bairros
adjacentes, devem agendar o atendimento pelo whatsApp (43) 99967-0335. “Quem
mora nas proximidades do Residencial Sumatra, onde fica o CRAS II, deve agendar
atendimento pelo whatsApp (43) 99654-8292. A população atendida pelo CRAS III
da Vila Reis deve enviar mensagem pelo número (43) 99654-8481”, informa Débora.
Já no CRAS IV, da Vila Regina, o contato para agendamento deve ser feito pelo
número (43) 99654-8467.
ADA –
Durante audiência com o prefeito Júnior da Femac, a Prefeitura de Apucarana
também assinou adesão ao Programa Ação de Distribuição de Alimentos (ADA), do
Governo Federal. Coordenada pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e
Produtiva Rural (SEISP), do Ministério da Cidadania, a iniciativa objetiva a
distribuição gratuita de cestas de alimentos de forma complementar a outras
estratégias de fomento e acesso à alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário