quinta-feira, 6 de maio de 2021

Apucarana atendeu mais de 8 mil famílias com cestas básicas

 

Além do suporte alimentar, as políticas públicas oferecidas pelo município visam a garantia de direitos, sobretudo da população mais carente economicamente

(Foto/PMA)

Nos quatro primeiros meses do ano, a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana beneficiou 8.101 famílias com repasse de cestas básicas. O atendimento acontece através dos quatro Centros de Referência da Assistência Social por agendamento para prevenir aglomeração. O relatório das principais ações de enfrentamento da pandemia no âmbito da assistência social foi entregue ao prefeito Júnior da Femac nesta quarta-feira (05/05), em audiência no gabinete municipal, pela secretária da pasta, Ana Paula Nazarko, e pela diretora da Média Complexidade, Débora Sanita Malaguido Pinto. “A pandemia aumentou o número de famílias em vulnerabilidade social, por isso ampliamos o nosso radar e também recursos para garantir dignidade a todo apucaranense. Em Apucarana ninguém vai passar fome”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.


Das 8.101 cestas básicas entregues de janeiro a abril, 4.096 unidades foram adquiridas com recursos municipais, 2.992 com verba federal, 343 com recursos do Governo Estadual e 670 foram montadas com alimentos não perecíveis doados pela população junto à Campanha Vacina Solidária. “Somente nesta campanha, onde voluntariamente as pessoas deixaram alimentos no posto de vacinação ao receberem o imunizante contra a Covid-19, mais de 7 mil toneladas já foram angariadas, sendo revertidas em cestas básicas destinadas a famílias em vulnerabilidade social e também em ajuda às entidades sociais de Apucarana”, esclarece Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.

Além do suporte alimentar, as políticas públicas oferecidas pelo município visam a garantia de direitos, sobretudo da população mais carente economicamente. “O suporte social que prestamos vai além do repasse de cesta básica e abrange um atendimento de respeito voltado à promoção da dignidade do ser humano. A pandemia não gerou uma só uma crise alimentar, mas social e econômica. Ao receberem alimento através da cesta básica, podem utilizar o recurso financeiro economizado para outras necessidades, como pagar uma conta de água, luz ou aluguel”, exemplificou Ana Paula.

Com o avanço da pandemia, a prefeitura tem verificado também um aumento do número de famílias em vulnerabilidade social. “Ao longo de todo o ano passado, o número de famílias assistidas com cesta básica foi na ordem de 15 mil. Apenas nos primeiros quatro meses de 2021, como informamos ao prefeito Júnior da Femac, mais de 8 mil famílias já foram atendidas, o que revela um aumento significativo na quantidade de pessoas necessitadas”, revelou Débora Malaguido, diretora da Média Complexidade da Secretaria Municipal da Assistência. De acordo com ela, a pessoa estiver precisando e ainda não teve acesso à rede de assistência, deve agendar atendimento junto ao CRAS mais próximo de sua residência.

Os moradores do CRAS I, que fica no Jardim América e abrange os bairros adjacentes, devem agendar o atendimento pelo whatsApp (43) 99967-0335. “Quem mora nas proximidades do Residencial Sumatra, onde fica o CRAS II, deve agendar atendimento pelo whatsApp (43) 99654-8292. A população atendida pelo CRAS III da Vila Reis deve enviar mensagem pelo número (43) 99654-8481”, informa Débora. Já no CRAS IV, da Vila Regina, o contato para agendamento deve ser feito pelo número (43) 99654-8467.

ADA – Durante audiência com o prefeito Júnior da Femac, a Prefeitura de Apucarana também assinou adesão ao Programa Ação de Distribuição de Alimentos (ADA), do Governo Federal. Coordenada pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural (SEISP), do Ministério da Cidadania, a iniciativa objetiva a distribuição gratuita de cestas de alimentos de forma complementar a outras estratégias de fomento e acesso à alimentação.

 

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