Entidade sindical
agrega diversas entidades que atuam com movimentação de mercadorias e também
representa categorias que prestam serviços logísticos, armazenagem ou de
integração multimodal no Paraná
O presidente da
Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná
(FETRANSPAR), Coronel Sérgio Malucelli, oficializou nesta quarta-feira (14/04)
ao prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, apoio irrestrito da entidade na luta
contra a implantação de uma nova praça de pedágio no trecho Apucarana – Mauá da
Serra. Malucelli, que também preside o Conselho do Sest/Senat no Paraná, foi
taxativo ao condenar a proposta que consta no projeto da nova concessão de
rodovias paranaenses. “Estão sendo cogitadas a implantação de algumas novas
praças em locais onde a comunidade é totalmente contrária. Estamos solidários
ao pleito de Apucarana, pois trata-se de uma medida que vai onerar a população
ao invés de agregar à economia local”, disse Coronel Malucelli ao prefeito
Júnior da Femac.
A
FETRANSPAR agrega diversas entidades que atuam com movimentação de mercadorias
e também representa categorias que prestam serviços logísticos, armazenagem ou
de integração multimodal. Seus gestores tem participado ativamente de todas as
discussões sobre o novo modelo de pedágio, cuja proposta vem sendo encabeçada
pelo Ministério da Infraestrutra. “Estamos atentos a outras questões propostas
dentro do novo modelo, pois não podemos correr o risco de ficarmos reféns de um
modelo que futuramente vai onerar o setor de transportes de cargas”, pontuou
Malucelli.
Ao
agradecer a manifestação da federação estadual, o prefeito Júnior da Femac
destacou que a FETRANSPAR é uma entidade sindical com grande escopo de serviços
prestados ao setor de movimentação de mercadorias. “É uma entidade gerida por
pessoas sérias e comprometidas com o desenvolvimento do Paraná, que têm
conhecimento técnico e prático para saber de antemão dos reais impactos do novo
modelo. Receber este manifesto de apoio contra a nova praça entre Apucarana e
Mauá da Serra só fortalece a nossa luta, que é de todo o Vale do Ivaí”, disse o
prefeito de Apucarana.
Lote 3
– Na proposta de nova concessão, as obras para a região de Apucarana estão no
Lote 3 e, além da implantação da nova praça de pedágio entre a cidade de
Califórnia, prevê a execução do Contorno Leste da cidade e a duplicação da
PR-170 (Contorno Norte). Também está prevista a duplicação dos 56 quilômetros
da BR-376 – que ficaram para trás – na ligação entre Apucarana-Ponta Grossa.
“A nova
concessão prevê um contrato de 30 anos. Não podemos permitir que uma porteira
seja colocada no nosso caminho por todo este tempo, travando o desenvolvimento.
Apucarana está em vigilância permanente contra instalação de mais uma praça de
pedágio em nossa região. Não vamos aceitar. Já deixamos isto bem claro para o
Ministério da Infraestrutura, para a ANTT, para a EPL, que é a empresa de
consultoria que realizou os estudos do novo modelo”, reforçou o prefeito Júnior
da Femac, ressaltando que além da força das lideranças regionais, o pleito
conta com apoio da população de todos os municípios do Vale do Ivaí e
federações do setor produtivo, como manifestado pela FETRANSPAR.
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