quinta-feira, 15 de abril de 2021

FETRANSPAR manifesta apoio à luta contra nova praça de pedágio no Vale do Ivaí

Entidade sindical agrega diversas entidades que atuam com movimentação de mercadorias e também representa categorias que prestam serviços logísticos, armazenagem ou de integração multimodal no Paraná 

(Foto/Reprodução)

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), Coronel Sérgio Malucelli, oficializou nesta quarta-feira (14/04) ao prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, apoio irrestrito da entidade na luta contra a implantação de uma nova praça de pedágio no trecho Apucarana – Mauá da Serra. Malucelli, que também preside o Conselho do Sest/Senat no Paraná, foi taxativo ao condenar a proposta que consta no projeto da nova concessão de rodovias paranaenses. “Estão sendo cogitadas a implantação de algumas novas praças em locais onde a comunidade é totalmente contrária. Estamos solidários ao pleito de Apucarana, pois trata-se de uma medida que vai onerar a população ao invés de agregar à economia local”, disse Coronel Malucelli ao prefeito Júnior da Femac.


A FETRANSPAR agrega diversas entidades que atuam com movimentação de mercadorias e também representa categorias que prestam serviços logísticos, armazenagem ou de integração multimodal. Seus gestores tem participado ativamente de todas as discussões sobre o novo modelo de pedágio, cuja proposta vem sendo encabeçada pelo Ministério da Infraestrutra. “Estamos atentos a outras questões propostas dentro do novo modelo, pois não podemos correr o risco de ficarmos reféns de um modelo que futuramente vai onerar o setor de transportes de cargas”, pontuou Malucelli.

Ao agradecer a manifestação da federação estadual, o prefeito Júnior da Femac destacou que a FETRANSPAR é uma entidade sindical com grande escopo de serviços prestados ao setor de movimentação de mercadorias. “É uma entidade gerida por pessoas sérias e comprometidas com o desenvolvimento do Paraná, que têm conhecimento técnico e prático para saber de antemão dos reais impactos do novo modelo. Receber este manifesto de apoio contra a nova praça entre Apucarana e Mauá da Serra só fortalece a nossa luta, que é de todo o Vale do Ivaí”, disse o prefeito de Apucarana.

Lote 3 – Na proposta de nova concessão, as obras para a região de Apucarana estão no Lote 3 e, além da implantação da nova praça de pedágio entre a cidade de Califórnia, prevê a execução do Contorno Leste da cidade e a duplicação da PR-170 (Contorno Norte). Também está prevista a duplicação dos 56 quilômetros da BR-376 – que ficaram para trás – na ligação entre Apucarana-Ponta Grossa.

“A nova concessão prevê um contrato de 30 anos. Não podemos permitir que uma porteira seja colocada no nosso caminho por todo este tempo, travando o desenvolvimento. Apucarana está em vigilância permanente contra instalação de mais uma praça de pedágio em nossa região. Não vamos aceitar. Já deixamos isto bem claro para o Ministério da Infraestrutura, para a ANTT, para a EPL, que é a empresa de consultoria que realizou os estudos do novo modelo”, reforçou o prefeito Júnior da Femac, ressaltando que além da força das lideranças regionais, o pleito conta com apoio da população de todos os municípios do Vale do Ivaí e federações do setor produtivo, como manifestado pela FETRANSPAR.

  

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