quinta-feira, 15 de abril de 2021

Estudo publicado pela revista Science responsabiliza má gestão do governo Bolsonaro por mortes no Brasil

 Estudo publicado pela revista Science, uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo, aponta a inação do governo Jair Bolsonaro e a promoção de remédios ineficazes, como a cloroquina, como causas do fracasso do Brasil no enfrentamento à pandemia de Covid-19

(Foto: Divulgação)

247 - Um artigo publicado na revista Science, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, aponta a inação do governo Jair Bolsonaro como uma das principais causas do fracasso no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil. 

O estudo, liderado pela demógrafa Márcia Castro, professora da Universidade Harvard, e assinado por outros dez cientistas brasileiros e dos Estados Unidos, foi publicado nesta quarta-feira (14), mesmo dia em que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão que determinou ao Senado a instalação de uma CPI para investigar as ações do governo federal no combate ao coronavírus. 

No estudo, os cientistas ressaltam a promoção de remédios sem eficácia científica comprovada, como a cloroquina, e a falta de um plano de ação nacional como algumas das principais razões para o avanço da doença no país, que já matou mais de 358,7 mil brasileiros. 


“No Brasil, a resposta federal tem sido uma combinação perigosa de inação e irregularidades, incluindo a promoção da cloroquina como tratamento, apesar da falta de evidências. Sem uma estratégia nacional coordenada, as respostas locais variaram em forma, intensidade, duração e horários de início e fim, até certo ponto associadas a alinhamentos políticos”, diz um trecho do artigo. 

No dia sete de abril, a Science também publicou um artigo denunciando a perseguição do governo Bolsonaro aos pesquisadores e cientistas brasileiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário