No início de semana, luta regional contra proposta constante no novo modelo de concessão de rodovias já havia recebido apoio da federação estadual das empresas de transporte de cargas
Mais uma
importante entidade estadual oficializou nesta semana posição contrária à
proposta de implantação de uma praça de pedágio na BR-376 entre Apucarana e
Califórnia. Em passagem pelo escritório regional de Apucarana, o presidente do
Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI-PR), Luiz Celso
Castegnaro, reportou a posição do conselho ao prefeito Júnior da Femac. “Uma
nova praça no Vale do Ivaí, especialmente no local sugerido pelo estudo
contratado pelo Ministério da Infraestrutura, será muito prejudicial a toda
economia e também à classe de corretores de imóveis. O CRECI-PR está unido a
Apucarana e aos demais municípios da região na luta contra este novo pedágio”,
disse Castegnaro.
Ainda
na avaliação do presidente do CRECI-PR, além da população e dos setores
produtivos, uma nova barreira pedagiada na rodovia geraria prejuízos
incalculáveis ao setor imobiliário. “Apucarana é cidade-polo e tem vivenciado
importante expansão residencial e industrial. Além de novos empreendimentos
chegando a todo momento, muitas famílias da região possuem imóveis na cidade
como investimento ou para atender as necessidades de filhos que estudam em
Apucarana e um novo pedágio colocaria uma trava significativa nesta dinâmica
econômica”, alertou Luiz Celso Castegnaro.
O
prefeito Júnior da Femac assinala que o apoio do conselho estadual de
corretores de imóveis ratifica a inviabilidade da proposta que consta no plano
de nova concessão de rodovias paranaenses, com licitação prevista para acontecer
a partir de dezembro deste ano. “A palavra é de agradecimento ao presidente
Castegnaro. Para o Vale do Ivaí é uma honra ter o apoio de uma entidade tão
importante e respeitada no Paraná. O posicionamento do CRECI-PR com certeza
traz grande peso e ratifica o que já temos alertado e lutado desde o início, de
que não é cabível uma nova praça de pedágio em nossa região”, afirmou o
prefeito de Apucarana.
Júnior
lembra que além da população e lideranças de todas as 26 cidades do Vale do
Ivaí, a luta contra a proposta conta com apoio de sindicatos, conselhos e
associações de âmbito estadual de diversos setores econômicos. “A exemplo da
manifestação do CRECI-PR, no início da semana recebemos também o apoio oficial
da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná
(FETRANSPAR) que, através do presidente Coronel Sérgio Malucelli, declarou
publicamente apoio irrestrito da entidade na luta contra a implantação de uma
nova praça de pedágio no trecho Apucarana – Mauá da Serra”, relata o prefeito Júnior
da Femac Na visão da entidade, lembra Júnior, “trata-se de uma medida que vai
onerar a população ao invés de agregar à economia local”.
Lote 3
– Na proposta de nova concessão, as obras para a região de Apucarana estão no
Lote 3 e, além da implantação da nova praça de pedágio entre a cidade de
Califórnia, prevê a execução do Contorno Leste da cidade e a duplicação da
PR-170 (Contorno Norte). Também está prevista a duplicação dos 56 quilômetros
da BR-376 – que ficaram para trás – na ligação entre Apucarana-Ponta Grossa.
“Entre
Apucarana e Mauá da Serra existe um trânsito praticamente local onde é comum
uma pessoa morar em uma cidade e estudar ou trabalhar em outra. Não por acaso,
mas porque assim foi pensado pela Companha de Terras Norte do Paraná há quase
100 anos, justamente para ter essa sinergia e integração entre as cidades, o
que vem acontecendo muito bem e é isso que deixa o Norte do Paraná forte.
Apucarana e o Vale do Ivaí fortes. A nova concessão prevê um contrato de 30
anos e estamos unidos para impedir que uma porteira seja colocada no nosso
caminho por todo este tempo, travando o desenvolvimento de toda região”,
concluiu o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.
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