A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou, hoje, aumento de 5,7% na tarifa de água da Sanepar. Os novos valores tarifários passam a valer 30 dias após a publicação da Resolução da Agepar no Diário Oficial do Estado. Com isso, o reajuste deve entrar em vigor em maio.
A agência alega que o aumento é motivado por compensações previstas nas definições dos últimos reajustes: manutenção da compensação do saldo da conta gráfica em quatro anos com o índice de 5,7701% ou a compensação da conta gráfica apenas para o primeiro ano do ciclo tarifário, com índice de 6,4845%. O relatório recomendou e o Conselho Diretor aprovou a primeira opção. “O pagamento em quatro anos permite um menor impacto de curto prazo no orçamento das famílias e empresas, especialmente considerando o atual momento de crise econômica e redução de renda”, destaca o relatório.
Entre os motivos do reajuste, segundo a Agepar, estão também a substituição do IGP-M pelo IPCA, justificada pela “elevada volatilidade do IGP-M às variações cambiais, o que não necessariamente reflete a variação monetária dos ativos já imobilizados da BAR; e ainda, o atendimento a recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que apontou a adoção do IPCA para esta finalidade com base na prática de outras agências reguladoras estaduais” ressalta.
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário