No período de 15 a 31
de março, os consumidores poderão utilizar a plataforma www.consumidor.gov.br e
apresentar a proposta de pagamento da dívida
Consumidores
endividados ganham mais uma oportunidade para a renegociação de dívidas com
bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito. No período de 15 a 31 de
março, os consumidores poderão utilizar a plataforma www.consumidor.gov.br e
apresentar a proposta de pagamento da dívida. O prazo de resposta é de no
máximo 15 dias.
O
mutirão virtual de renegociação de dívida foi apresentado pelo Procon Apucarana
ao Procon Brasil, que articulou a ação junto à Federação Brasileira de Bancos
(FEBRABAN) a adesão das instituições financeiras. Pelo que ficou ajustado, as
instituições deverão oferecer condições favoráveis ao pagamento, com redução de
juros e multas, ajuste no valor das parcelas e periodicidade de quitação.
Para o
coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, esta ação conjunta
vem de encontro às necessidades de significativa parcela das famílias
brasileiras que estão endividadas, uma grande parte em razão da pandemia de
Covid 19. “Um estudo do Banco Central do Brasil mostra que somente em 2020 as
dívidas bancárias atingiram 51% da renda acumulada das famílias”, mostra o
coordenador. Complementa o advogado que outro estudo, desta feita da
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que
a média de famílias endividadas no ano passado cresceu 2,8 pontos porcentuais,
quando comparado a 2019, alcançando 66,5%.
Este
modelo de renegociação de dívidas financeiras não é novo, pois já oportunizado
aos consumidores em anos anteriores, com resultado bastante positivo. “O que
temos observado é que as pessoas ficam constrangidas a procurar o Procon para a
negociação de dívidas, daí mais uma vez possibilitar a renegociação através da
plataforma eletrônica”, conclui o coordenador.
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