quarta-feira, 17 de março de 2021

Júnior da Femac pede vigilância permanente contra nova praça de pedágio

 

Durante reunião virtual organizada pelo G7, prefeito de Apucarana reiterou posição das lideranças do Vale do Ivaí contra a instalação de uma nova praça de pedágio na região 

(Foto: PMA)

Após participação na reunião técnica virtual organizada pelo G7, grupo composto pelas principais entidades do setor produtivo paranaense, para debater os projetos previstos no “Lote 3” do novo modelo de concessão de rodovias do Paraná, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, ressaltou nesta quarta-feira (17/03) a necessidade das lideranças da região permanecerem atentas e participativas das discussões.

Com transmissão on-line pelo “Canal da Indústria” do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) na rede social “Youtube”, a reunião contou com a participação de integrantes do Ministério de Infraestrutura, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da EPL – Empresa de Planejamento e Logística, que realizou os estudos que estão servindo de parâmetro para o edital de licitação da concessão – com contrato previsto de 30 anos – em elaboração pelo Governo Federal.

“Juntamente com as demais lideranças do Vale do Ivaí, que estão atentas a este tema, Apucarana está em vigilância permanente contra instalação de mais uma praça de pedágio em nossa região. Não vamos aceitar uma praça entre Apucarana e Califórnia. Já deixamos isto bem claro para o Ministério da Infraestrutura, para a ANTT, para a EPL”, disse o prefeito Júnior da Femac ressaltando que além da força das lideranças, o pleito conta com apoio da população e muitas federações do setor produtivo.

Durante sua fala, Júnior salientou que no trecho entre Apucarana e Mauá da Serra existe um trânsito praticamente local onde é comum uma pessoa morar em uma cidade e estudar ou trabalhar em outra. “Não por acaso, mas porque assim foi pensado pela Companha de Terras Norte do Paraná há quase 100 anos, justamente para ter essa sinergia e integração entre as cidades, o que vem acontecendo muito bem e é isso que deixa o Norte do Paraná forte. Apucarana e o Vale do Ivaí fortes”, contextualizou o prefeito.

Na sua avaliação, com as argumentações já feitas à ANTT, tudo se encaminha para que não se concretize a instalação de uma nova praça de pedágio entre Apucarana e Califórnia. “Contudo, temos que ficar permanentemente atentos para que não venha um pacote sem que se tenha bastante discussão”, reforçou.

A reunião técnica virtual desta quarta-feira contou com a participação de líderes de várias partes do estado e discutiu exclusivamente o Lote 3, que é o que engloba Apucarana, Londrina e Ponta Grossa. “Região da BR-376, rodovia que escoa toda a produção do Norte paranaense via Porto de Paranaguá”, lembrou Júnior da Femac.

“Reunião técnica trouxe avanços”, avalia prefeito

Na avaliação do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, a reunião proposta pelo G7 foi valiosa. “Ao que pareceu, o próprio pessoal do Ministério da Infraestrutura já se mostra bastante sensível aos nossos protestos. Durante minha participação reforcei todos os pontos de um documento que protocolei no dia 2 de março junto à ANTT e que é nossa posição, ou seja, de que não pode haver praça de pedágio entre Apucarana e Mauá da Serra. Também solicitei a antecipação das obras de construção do Contorno Leste, que a rigor já pagamos e já era para ter sido executada dentro da concessão que se encerra em novembro deste ano. Além disto, devido a previsão do referido contorno, a prefeitura carreou para a região diversos investimentos de expansão nas áreas habitacional e industrial. Frisei a importância da duplicação do Contorno Norte e também cobrei que o novo contrato inclua a construção de mais passarelas no trecho concessionado. Além das duas já previstas no projeto, uma na altura do Distrito de Vila Reis e outra no Contorno Norte, ressaltei a necessidade de pelo menos mais dois equipamentos deste, sendo um no Contorno Sul, próximo ao viaduto da Nova Ukrânia e rua Sussumo Shimura, e outro defronte ao 30º BIMec. Também cobrei a inclusão de obras complementares no viaduto do Contorno Sul, com a construção de uma alça adicional para facilitar acesso ao contorno e também o retorno para a cidade”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário