Segundo
dados medidos pela consultoria Quaest, Bolsonaro tem 62,3 pontos de
popularidade digital e Lula tem 55,9, uma diferença de apenas 6,4. “O que fez
Lula voltar? Temas de comparação entre os preços na era Lula e agora”, explica
professor da UFMG
247 - Para além dos altíssimos preços dos combustíveis e
do desastre na condução da pandemia e da vacinação contra Covid-19, Jair
Bolsonaro tem agora uma nova derrota: enquanto se mantém estagnado no ranking
de popularidade digital medido pela consultoria Quaest, o chefe do governo
federal vê o ex-presidente Lula se aproximar de sua posição.
A Quaest avalia o
desempenho de personalidades políticas brasileiras nas plataformas Facebook,
Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.
Em uma
escala de 0 a 100, sendo que 100 representa o máximo de popularidade, Bolsonaro
tem 62,3 pontos no ranking, na liderança da lista. Lula, por sua vez,
apresentou crescimento nos últimos meses e, agora, tem 55,9 pontos. Com uma
diferença de 6,4 pontos, Lula é o principal antagonista de Bolsonaro também no
campo digital.
Vale lembrar que
as mídias sociais foram a principal arma utilizada por Bolsonaro em 2018 para
chegar à presidência e, ainda hoje, são usadas pelo governo como forma de
driblar a imprensa.
Segundo
o pesquisador Felipe Nunes, professor de ciência política da UFMG (Universidade
Federal de Minas Gerais) e diretor da Quaest, ouvido pela Folha de S.
Paulo, um outro fator além do péssimo desempenho de Bolsonaro no
governo pode estar contribuindo para a ascensão de Lula. “O que fez Lula
voltar? Objetivamente: ele cresceu em número de seguidores, cresceu em
engajamento e cresceram as procuras por ele no Google. O que causou isso? Temas
de comparação entre os preços na era Lula e agora”, disse.
No mesmo ranking, o apresentador da TV Globo Luciano Huck apresenta 41,2 pontos, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) 28,1 e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 20.
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